Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Austrália – Instrumentos de Férias com trabalho

Austrália – Instrumentos de Férias com trabalho

Informa-se ter concluído com sucesso a terceira edição do Memorando de Entendimento entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da Austrália sobre Instrumentos de Férias com Trabalho, tendo em vista a mobilidade dos jovens de ambos os países.

O programa permitiu a 200 portuguesas/portugueses usufruir de uma experiência enriquecedora na Austrália, que ao mesmo tempo também contribuiu para a criação de um curriculum mais diversificado, fundamental num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Tal êxito resultou da boa colaboração entre as autoridades dos dois países, nomeadamente por parte das respetivas embaixadas e consulados, com o apoio e intervenção de diversos serviços da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Estão a ser envidados esforços para que no início de julho do corrente ano, uma nova edição proporcione a mais jovens a oportunidade de residir noutro continente praticando uma língua estrangeira e, acima de tudo, viver uma experiência única.

Esperamos igualmente que, na sua próxima edição, este programa cative mais australianos para virem conhecer Portugal, fortalecendo assim o intercâmbio entre os dois países, numa parceria cada vez mais profunda e enriquecedora para ambas as partes.

22-03-2017

Recenseamento Eleitoral no Estrangeiro

RECENSEAMENTO ELEITORAL NO ESTRANGEIRO

A 31 de dezembro de 2016 estavam recenseados no estrangeiro 316.114 eleitores (+ 4,4% do que o verificado no final de 2015 - 302.282).

Durante o ano de 2016, recensearam-se de novo no estrangeiro, 17.165 cidadãos, ainda que o ganho efectivo no total tenha sido de apenas 13.882 por muitos outros terem deixado de constar dos cadernos de recenseamento no estrangeiro (seja porque regressaram a Portugal, porque atualizaram a sua morada no cartão de cidadão para território nacional ou até no estrangeiro sem subsequente novo recenseamento, porque faleceram ou o seu registo eleitoral sofreu outra alteração).

Divulga-se aqui quadro síntese dos principais serviços recenseadores e distribuição geográfica dos eleitores