Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Gabinete de Emergência Consular (GEC)

O Gabinete de Emergência Consular está integrado na Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e visa a prestação de apoio consular, em situações de emergência, aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro.

O Gabinete de Emergência Consular funciona 24 Horas com um sistema de atendimento permanente através dos números + 351 961 706 472 e + 351 21 792 97 14.

O Gabinete disponibiliza, ainda, um Sistema de Gestão de Emergência que oferece um serviço de registo que permite aos nacionais que viajam para o estrangeiro informar sobre a sua identificação, contactos mais directos, percurso(s) da viagem com indicação do(s) país(es) de destino, datas de partida e chegada, locais de pernoita e respectivos contactos, bem como a indicação, opcional, do nome de um familiar ou amigo a ser contactado em situação de emergência.

Para o efeito, o referido registo pode ser efetuado através da aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para smartphones, nos sistemas operativos “Android e IOS” (https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.armis.appregistoviajante/https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?l=en&mt=8#), podendo igualmente obter mais informação sobre esta aplicação através de uma consulta ao Portal das Comunidades Portuguesas (https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/destaques/675-app-registo-viajante). A referida aplicação permite-lhe ser imediatamente localizado e contatado em caso de emergência, designadamente catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode, ainda, efetuar o registo por comunicação dirigida a gec@mne.pt.

CONTACTOS

Telefone de Emergência (atendimento 24 Horas)     21 792 97 14

Telemóvel de Emergência (atendimento 24 Horas)   961 706 4 72

 

Endereço de correio electrónico geral:  gec@mne.pt