Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Uzbequistão

 

Última actualização: 2016-03-11

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

Clima

Clima continental com verões muito quentes e invernos muito rigorosos.

Línguas

Russo, Uzbeque e Tadjique.

Moeda local / Sistema Bancário

Moeda local é o Som.

O dólar americano é uma divisa reconhecida e só deverá ser trocada nas casas de câmbio oficiais. Os ATM (caixas multibanco) são escassos. Os cartões de crédito são apenas aceites nos principais hotéis e nalguns restaurantes. As taxas de serviço cobradas podem, porém, ser elevadas, dependendo dos preçários das instituições bancárias emissoras dos cartões.

Regime de entrada e estada

Para viajar para o Uzbequistão é necessária a obtenção com a devida antecedência de um visto de entrada junto dos respectivos postos consulares. Não é possível obter um visto à chegada.

O governo do Uzbequistão efectua um controlo rigoroso de todas as passagens fronteiriças oficiais. As viagens para o Uzbequistão por caminho-de-ferro ou vias rodoviárias implica por vezes uma saída breve para países vizinhos. Aconselha-se os viajantes a solicitar vistos de múltiplas entradas e um visto específico para o país vizinho em questão, com vista a evitar demoras durante a viagem.
 
Os Portugueses que pretendam permanecer mais de três dias úteis em território uzbeque devem obrigatoriamente registar os respectivos vistos junto da delegação local do Ministério do Interior (OVIR). Os principais hotéis procedem automaticamente a esta formalidade.
 
 Deverá o visitante deixar o território uzbeque dentro do prazo indicado no respectivo visto.
 
Restrições Aduaneiras: Deve ser declarada obrigatoriamente junto dos serviços alfandegários, quer à chegada quer à partida, em formulário próprio, a totalidade da moeda estrangeira de que o visitante seja portador. À chegada, se o seu montante for superior a 5000 USD, será cobrada uma taxa de 2%.
 
O duplicado do formulário entregue à chegada deverá ser conservado e apresentado naqueles serviços à saída do país.
 

Condições de segurança

Precárias.
 
Avisa-se os cidadãos de que ainda há um risco de ocorrência de ataques terroristas ou de violência/instabilidade/distúrbios civis localizados. Aconselha-se os cidadãos portugueses no Uzbequistão a usar de cautela quando viajarem na região.
 
Na sequência de conflitos na região e do alto risco de ataques terroristas, são desaconselhadas todas as viagens nas regiões fronteiriças com o Afeganistão, Tadjiquistão e Quirguistão (risco de infiltrações de militantes armados e perigo de explosão de minas anti-pessoal).
Os visitantes devem ter presente de que ocorreram incidentes terroristas no Uzbequistão. Em Maio de 2009, ocorreram ataques armados na região de Andijan no Vale de Fergana.
 
Desaconselha-se viagens não essenciais a áreas do Uzbequistão que façam fronteira com o Afeganistão. Deverá igualmente usar-se de precaução nas áreas vizinhas do Tadjiquistão e do Quirguistão. As fronteiras do Uzbequistão são potenciais pontos de atritos e diversas áreas não controladas podem estar minadas. As fronteiras estão sujeitas a encerramento sem pré-aviso.
 
Dado o potencial de instabilidade existente em regiões do Quirguistão que fazem fronteira com o Uzbequistão, os visitantes do Vale de Fergana devem estar conscientes das elevadas tensões e usar de precaução, especialmente ao longo da fronteira Uzbeque-Quirguize.
 
Convém tomar as precauções habituais nas cidades, locais turísticos e nos mercados (“bazars”) onde ladrões surgem com frequência. Registam-se ocasionalmente problemas com falsos polícias (ou polícias fora de serviço).
 
Deverá transportar consigo uma cópia do passaporte, mantendo o original em lugar seguro. Deverá igualmente ser portador de receitas médicas relacionadas com medicamentos que transporte consigo.
 
Não é aconselhável circular durante a noite.

Aconselham-se os visitantes nacionias, inclusive os visitantes de curto prazo, a registar-se no Gabinete de Emergência Consular do MNE: http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Transportes

Não é possível alugar um veículo sem motorista.

Infra-estruturas rodoviárias – O mau estado de conservação das estradas leva a uma circulação difícil e perigosa, incluindo dentro das cidades. Os condutores e peões deverão prestar atenção ao comportamento, por vezes imprevisível, dos automobilistas locais. Em caso de acidente, deverá ser elaborado um auto pela polícia. O seguro não é obrigatório e a carta verde não é válida no país.

Os postos de abastecimento de combustíveis nem sempre estão aprovisionados.

Os postos de controlo de polícia são frequentes; por vezes, a polícia obriga ao pagamento abusivo de multas fictícias; convém negociar calmamente a redução do montante reclamado.

Infra-estruturas aéreas – Os procedimentos relativos à manutenção dos aviões nos percursos nacionais nem sempre são respeitados. Se possível, utilize um voo directo de uma das companhias aéreas europeias.

Infra-estruturas ferroviárias – As viagens de comboio são possíveis mas existe o risco de roubo e agressão. Não é aconselhável viajar sozinho, sobretudo durante a noite. Se tiver de o fazer, nunca abandone a sua bagagem e tranque a porta do compartimento por dentro.

Cuidados de saúde

É aconselhável beber apenas água engarrafada ou filtrada.

Vacinas que deverão estar em dia: tuberculose, difteria, tétano, pólio, hepatite A e B e febre tifóide.

Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Uzbequistão. 

Números úteis:

Associação SORIZ (médicos anglófonos)
80, Musakhanova Street, Tachkent
Tel: (00.998.71) 133.75.09 / 133.50.86
Urgência: (00.998.90) 185.43.21 ou 108.88.10
Fax: (00.998.71) 132.14.87
Mail: soriz@mail.ru

Tashkent International Medical Clinic (TIMC) – médicos estrangeiros e nacionais
6, Minghar Street, Tashkent
Tel: (00.998.71) 126.60.91 ou 92
Urgência: (00.998.90) 195.60.93
Fax: (00.998.71)126.60.93
Mail: tash_clinic@yahoo.com 

 Informações úteis

A posse ou consumo de droga são severamente punidos por lei.

Tirar fotografias pode por vezes incomodar as autoridades. Deverá verificar as condições circundantes, especialmente em locais próximos de aeroportos e postos de polícia ou militares.

A homossexualidade é ilegal.

Convém respeitar a sensibilidade dos habitantes do Uzbequistão, país essencialmente muçulmano, sobretudo ao nível do vestuário e dos comportamentos.

O Uzbequistão está situado numa zona sísmica activa.

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa no Uzbequistão, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Moscovo.

Em caso de emergência consular, um cidadão nacional pode solicitar protecção a qualquer Embaixada da UE representada no país.

Encontram-se representados localmente pelo menos as seguintes Embaixadas da UE: Alemanha, Bélgica, Bulgária, R. Checa, França, Itália, Letónia, Polónia, Roménia, R. Eslovaca, Reino Unido.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail