Última atualização: 24/01/2020

Nota Importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração, a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Avisos

Pneumonia com origem em Wuhan – Coronavírus 2019-nCov (Atualizado a 24/01/2020)

As autoridades de saúde chinesas e a Organização Mundial da Saúde confirmaram a ocorrência de um surto de pneumonia, causada por um novo coronavírus (2019-nCoV.), com epicentro na cidade chinesa de Wuhan, na província de Hubei.

O número de casos confirmados, bem como de vítimas mortais, tem aumentado diariamente. Registam-se centenas de casos disseminados por diversas regiões da China (Wuhan, Guangdong, Pequim, Xangai, Macau, Hong Kong, etc..) e situações de contágio na Tailândia, no Japão, na Coreia do Sul e nos EUA.

Nas presentes circunstâncias, recomenda-se aos viajantes que permaneçam atentos ao constante evoluir da situação, bem como às informações divulgadas nos portais da Direção-Geral da Saúde, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e da Organização Mundial da Saúde.

Aconselha-se ainda o registo das deslocações na aplicação Registo Viajante. Aos residentes, recomenda-se que, caso não o tenham ainda feito, procedam à sua inscrição consular ou à respetiva atualização junto do posto com jurisdição sobre a área de residência.

Condições de segurança 

Por motivos de segurança, desaconselham-se todas as deslocações não essenciais às províncias de Songkla, Pattani, Yala e Narathiwat.

Casos de dengue

Têm sido recentemente registados casos de vírus Dengue na Tailândia. Os viajantes devem tomar medidas de prevenção contra a picada de mosquitos, especialmente durante o dia. Se está grávida ou planeia uma gravidez e pretende viajar para a Tailândia, deverá previamente consultar um médico para obter informações sobre as possíveis implicações das infeções causadas por este vírus e respectivas recomendações médicas.

Número da Embaixada de Portugal em Banguecoque, tel: 00 66(0)22342123, funciona como número de emergência consular a qualquer hora do dia ou da noite, devendo evitar-se o uso do mesmo para assuntos que não sejam urgentes.

  • Partilhe