Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Turquemenistão

 

Última actualização: 2015-02-14

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação geral

Clima

Clima continental com amplitudes térmicas acentuadas. Nos meses de Julho e Agosto a temperatura pode chegar aos 50º . Entre Dezembro e Fevereiro as temperaturas são frequentemente inferiores a 0º.

Moeda local / sistema bancário

Manat turcomano.

Regime de entrada e estada

Para viajar para o Turquemenistão é necessária a obtenção atempada de um visto de entrada junto dos respectivos postos consulares. O passaporte deve ter uma validade superior a 6 meses após a data final da viagem constante do visto.

Os estrangeiros devem registar obrigatoriamente, no prazo de 24 horas após a sua entrada no país, os respectivos vistos junto da delegação local do Ministério do Interior. O incumprimento desta obrigação poderá levar à expulsão do país ou mesmo detenção.

É obrigatório transportar sempre consigo o passaporte e o respectivo visto. A sua inexistência quando solicitado pela polícia poderá levar à detenção. Os controles são frequentes.

Números úteis

Bombeiros: 01 Policia : 02 Ambulâncias :03 Indicativo telefónico : (993)

Condições de segurança

As zonas de fronteira estão encerradas a estrangeiros com excepção das zonas de passagem, só podendo ser visitadas mediante autorização especial.

A partir da 23.00 horas todos os estabelecimentos (bares, restaurantes, cinemas, etc) devem estar encerrados. Deverá adoptar as habituais precauções em matéria de segurança.

Transportes

A companhia aérea "Turqueminstan Air Lines" assegura viagens com países terceiros.

Cuidados de saúde

As clínicas privadas praticam preços elevados, em especial com utentes estrangeiros.

As vacinas deverão estar em dia : tuberculose, difteria, poli, hepatite A e B e febre tifóide.

É aconselhável consultar um médico antes de viajar e realizar um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo o repatriamento.

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa no Turquemenistão, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Ankara.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:  - http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: - http://www.min-nestrangeiros.pt

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail