Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Tunísia

 

Última atualização:  2016-10-18
 
Nota importante
 
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
 
Avisos
 
 

1. Informa-se que o Presidente da República da Tunísia acaba de prorrogar por três meses, a partir de 19 outubro de 2016, o estado de emergência em todo o território nacional, continuando o nível de alerta ao seu ponto mais alto (3).

Reiteram-se assim as recomendações de maior vigilância e prudência nos locais de trabalho, nas residências e nas deslocações e o mais estrito respeito das disposições exigidas por estas autoridades.

2. Recomenda-se particular atenção nas deslocações para zonas onde tenham ocorrido incidentes de segurança bem como para os lugares de grande afluência, tais como centros comerciais ou mercados, e recorda-se que continua em serviço o número de telefone da Embaixada de Portugal em Tunes  a utilizar exclusivamente em situações de emergência:   + (216) 93 614 067

3. Aproveita-se ainda oportunidade para solicitar o favor de ser comunicada qualquer alteração das coordenadas, bem como de avisar qualquer cidadão português residente neste país de proceder à sua inscrição nesta Secção Consular, caso não teria sido ainda efetuada.

4. Reitera-se ainda a necessidade de efetuar o seu “Registo ao Viajante”, conforme mencionado na parte geral destes Conselhos aos Viajantes. Sugere-se ainda que sejam comunicadas à Secção Consular da Embaixada de Portugal em Tunes: sconsular.tunes@gmail.com - algumas informações básicas relativas à sua estadia: nome completo, número de telemóvel, nome e coordenadas do hotel ou do contacto na Tunísia, datas e horas dos voos de chegada e partida, bem como qualquer outra informação julgada conveniente.

 

Informação Geral

A Tunísia está situada no Norte de África, no cruzamento das bacias oriental e ocidental do Mediterrâneo, entre a Argélia (Oeste) e a Líbia (Sudeste), a Sudoeste da Itália (180 km da Sicília). Com o Norte montanhoso, o Centro Oeste com estepes, o Sudoeste com lagos salgados (secos) e com deserto em todo o Sul, a Tunísia tem 1300 km de litoral marítimo desde a fronteira com a Argélia até com a da Líbia.

Excetuando Kairouan, Gafsa e Beja (localizadas no Centro e Sul do país), as principais cidades estão situadas no litoral: Tunes, Sfax, Sousse, Bizerta, Gabés, (por ordem de importância). Centros turísticos: Cartago, Djerba, Hammamet, Kebili, Ksar Haddad, Nabeul, Matmata, Monastir, Nefta, Port El Kantaoui (Sousse), Sidi Bou Said, Tozeur, Tabarka.
 
A Tunísia tem cerca de 11 milhões de habitantes, dos quais 2 em Tunes e arredores.
 
Divisão Político-administrativa: o país tem mais de 250 municípios e 24 prefeituras (governos civis) das quais as mais importantes são (por ordem alfabética): Ariana, Ben Arous, Bizerta, El Kef, Gabes, Gafsa, Jendouba, Kairouan, Manouba, Nabeul, Sfax, Sousse e Tunes.
 
Clima
 
Clima de tipo mediterrânico no Norte, semidesértico no Centro e Sul. No litoral, o clima é temperado (30º em média, de Abril a Setembro). Recomenda-se a utilização de um bom protetor solar. Na Primavera ou no Verão é preciso roupa de algodão e fresca, bem como um agasalho para a noite.
 
Línguas
 
A língua oficial é o árabe, sendo o francês largamente utilizado. Nos centros turísticos são bastante falados o alemão, o italiano, o espanhol e o inglês.
 
Moeda local / sistema bancário
 
A moeda local é o Dinar da Tunísia (TND). Os bancos aceitam o Euro, o Dólar americano, o Franco suíço e a Libra esterlina.
 
Nos aeroportos e nos hotéis de 4 ou 5 estrelas, existem balcões de câmbio. Os cartões de crédito internacionais são aceites pelos bancos e pelos hotéis, mas o seu uso não está generalizado. Taxa de câmbio: http://www.bportugal.pt ou http://www.bct.gov.tn.
 
Em caso de reexportação de divisas, num montante superior ou equivalente a 3000 dinares, é obrigatória a declaração do montante a importar, à chegada em território tunisino. Em qualquer situação, só é consentida a reexportação de divisas até um máximo de 30% do total das operações de câmbio efetuadas durante a estada.
 
É proibida, e severamente punida, a exportação do Dinar da Tunísia (TND). 
 

Regime de entrada e estada

 
Regime de vistos
 
É necessário apresentar um passaporte válido. Não é necessário visto para estadias até 90 dias. À chegada aos aeroportos e hotéis, deve-se preencher uma ficha com dados pessoais.
 
  
Restrições aduaneiras / sanitárias à importação de produtos
 
É severamente punida (com penas de prisão imediata) a importação, a posse e o consumo de qualquer substância estupefaciente.
 

Condições de Segurança

A ameaça terrorista é agora uma preocupação central no plano da segurança. Os recentes ataques do Bardo e de Sousse podem indiciar uma tendência para a escolha dos turistas estrangeiros como alvo, sem dúvida em função da importância do setor turístico na economia da Tunísia.
Todavia (e ao contrário do que sucede em alguns outros países da grande região do Médio Oriente e Magrebe) continua a registar-se um normal funcionamento das instituições públicas e privadas. A vida quotidiana dos cidadãos e dos visitantes estrangeiros continua, em termos gerais, a processar-se com relativa normalidade.
As principais zonas turísticas continuam abertas e a funcionar, agora por entre reforçadas medidas de segurança, que incluem a presença de forças militares, designadamente nos hotéis do litoral.
Constituem exceção as zonas montanhosas do interior, próximas da fronteira argelina – parte dos Governorados de Kasserine, Kef e Jendouba – bem como o extremo Sul do país – na zona do deserto onde confluem as fronteiras argelina e líbia. Nestas áreas tem-se verificado uma persistência de atividades por parte de grupos terroristas, sendo palco de frequentes operações militares no âmbito da luta antiterrorista.

 
Outras informações importantes
 
Números de telefone de Emergência:
- Polícia: 197;
- Proteção Civil (Bombeiros): 198;
- Ambulâncias:           - SAMU (Emergência Médica): 190 ou 71341807.
- SOS Ambulances: 71725555 - 71599900
- SOS Médecins: 71744215 
 

Transportes

 
Transporte aéreo
 
Aeroportos Internacionais: Tunes, Djerba, Enfidah, Monastir, Sfax, Tabarka e Tozeur-Nefta.
 
Transporte rodoviário
 
Boa rede de autocarros e táxis coletivos intercidades (“louages”).
 
A rede de estradas é geralmente boa em todo o país. Autoestradas de Tunes para Sfax (250 km), de Tunes para Bizerta (60 km) e de Tunes até Beja (58 Km).
 
Transporte ferroviário
 
Existem comboios ente Tunes e as principais cidades do litoral (Bizerta, Hammamet, Sousse, Sfax, Gabes) e do interior (Beja, Jendouba, Bou Salem – linha para a Argélia).
 
Transporte marítimo
 
Linhas regulares de “car-ferries” de Tunes para França (Marselha) e Itália (Génova, Nápoles, Palermo, Trapani).
 
 

Alojamento

A Tunísia dispõe de mais de 400 hotéis de todas as categorias, podendo ser aconselhados estabelecimentos de 4 ou 5 estrelas, nas cidades bem como nas zonas turísticas (nomeadamente Bizerte, Djerba, Hammamet, Mahdia, Monastir, Nabeul, Nefta, Port El Kantaoui, Sousse, Tabarka, Tozeur, Tunes -Gammarth, Raoued e Sidi Bou Said). 

 

Cuidados de saúde

 
Nenhuma vacina é obrigatória, mas é aconselhável estar imunizado contra a hepatite A, a febre tifoide e o tétano. A água da torneira é quase sempre adicionada de cloro, o que às vezes pode causar problemas gástricos.
 
Afigura-se recomendável a subscrição de um seguro médico com cláusula de repatriamento sanitário urgente (em caso de acidentes).
 
Contactos dos principais hospitais, clínicas e postos médicos
 
- Hospital Clarles Nicolle (Tunes): Tel. 71578000;
- Hospital Aziza Othmana (Tunes): Tel. 71570777;
- Hospital de Hammamet: Tel. 72280136;
- Hospital de Gabes: Tel. 75282700;
- Hospital de Nabeul: Tel. 72285022;
- Centro Hospitalar Universitário (Sousse): Tel. 73224371;
- Centro Hospitalar Universitário (Sfax): Tel. 74299828;
- Hospital de Djerba: Tel. 75650018;
- Policlínico El Ámen (La Marsa): Tel. 71749000;
- Policlínico El Farabi (Tunes): Tel. 71750500;
- Policlínico El Manar (Tunes): Tel. 71885000;
- Policlínico El Menzah (Tunes): Tel. 71841522;
- Policlínico Taoufik (Tunes): Tel. 71848211;
- Policlínico Les Violettes (Nabeul): Tel. 72224000.
 
 

Telecomunicações

A rede fixa é eficiente em todo o território. Em todas as cidades e aldeias, existe uma rede de cabines de telefones públicos, “Taxiphone”, onde o custo das chamadas nacionais e internacionais é muito inferior ao praticado nos hotéis. A rede móvel funciona bem em todo o território, excepto em zonas rurais recuadas ou em zonas semidesérticas (Sul do país). 

Informações úteis

 Embaixada de Portugal em Tunes:
Endereço: 2, Rue Sufétula, Mutuelleville, 1082 Tunis Mahrajène;
- Telefone da Embaixada: (00216) 71788189 - 71893981;
- Telefone local de emergência consular: (00216) 93614067;
- Fax: (00216) 71282227;
- Correio eletrónico: sconsular.tunes@mne.pt
- Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 09H00 às 12H00.
 
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/
 
Representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
  
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tunísia: Avenue de la Ligue Árabe, Nord Hilton, Tunis – Tel. 00216 71847500.
 
Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail