Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Trinidad e Tobago

 

Última actualização:  2015-02-14

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

Trinidad e Tobago situa-se na região sul do Mar das Caraíbas, ao largo da costa nordeste da Venezuela. O país conta com uma área de 5128 Km2 e uma população estimada em cerca de 1,3 milhões de habitantes. A capital é Port of Spain, localizada na ilha de Trindade.

Trinidad e Tobago é uma República, com sistema de governo parlamentar. O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito por um colégio eleitoral, e o Chefe de Governo é o Primeiro-ministro resultante das eleições legislativas, realizadas a cada cinco anos. A economia do país, baseada no petróleo, abarca essencialmente a extração mineral, a agricultura, a indústria, o turismo e os serviços.

Clima

Trinidad e Tobago goza de um clima quente durante todo o ano, com temperaturas médias diurnas que rondam os 28ºC graus. A época seca decorre entre janeiro e maio e a época de chuvas entre junho e dezembro. Dada a sua localização, o país tende a não ser afetado pelas tempestades que atravessam as Caraíbas.

Línguas

A língua oficial de Trinidad e Tobago é o inglês.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o dólar de Trinidad e Tobago. Os dólares americanos são aceites em vários estabelecimentos. Os traveller's cheques e os cartões de crédito internacionais são aceites na maioria dos hotéis, restaurantes e lojas. Há caixas automáticas disponíveis no aeroporto e nas cidades.

Regime de entrada e estada

Os cidadãos portugueses não necessitam de visto para entrar em Trinidad e Tobago, desde que a sua estada não exceda 90 dias. Os viajantes devem apresentar um passaporte válido por um mínimo de três meses além da estadia prevista, bem como um bilhete de saída do país.

Condições de segurança

A taxa de criminalidade tem vindo a aumentar, tanto em Trinidad como em Tobago. Determinadas zonas no leste da cidade de Port of Spain têm sido particularmente afetadas pela violência associada a grupos criminosos, tais como as urbanizações de Laventille e Morvant.

No entanto, há registo da ocorrência de crimes violentos e assaltos também em zonas turísticas (como por exemplo, Fort George, La Brea, Las Cuevas) e de lazer. Recomenda-se vivamente que sejam tomadas medidas preventivas, tais como:

-       evitar áreas isoladas, incluindo praias;

-       evitar caminhar sozinho à noite;

-       não transportar grandes quantias de dinheiro e não exibir joias ou outros objetos de valor;

-       manter uma postura discreta na utilização de caixas automáticas, evitando fazê-lo em zonas pouco iluminadas ou isoladas;

-       guardar os objetos de valor e documentos de viagem em cofres, sempre que possível;

-       manter as portas do quarto sempre trancadas;

-       utilizar apenas táxis devidamente registados e identificados;

-       adotar um comportamento responsável, respeitando leis e costumes locais;

-       no caso de ser confrontado com uma tentativa de roubo, não oferecer resistência.

Números de emergência

Polícia – 999

Ambulância / Bombeiros – 990

Transportes

A ligação entre as duas ilhas pode ser efetuada de barco ou de avião.

Transporte aéreo

O país dispõe de dois aeroportos internacionais:o Aeroporto Internacional de Piarco, na ilha de Trinidad; e o Aeroporto Internacional Robinson, localizado em Crown Point, na ilha de Tobago.

Transporte rodoviário

O trânsito circula pelo lado esquerdo, sendo permitido aos estrangeiros utilizar as suas cartas de condução nacionais em períodos que não excedam os 90 dias. É possível alugar viaturas em ambos os aeroportos. Há um serviço público de autocarros. Recomenda-se a utilização de táxis oficiais, devidamente identificados.

Alojamento

Ambas as ilhas oferecem variadas opções de alojamento, de diferentes categorias e preços. O período de dezembro a abril é geralmente considerado como época alta do turismo. O país tem uma grande afluência turística na época do Carnaval, pelo que se recomenda reserva de alojamento com bastante antecedência.

Os hotéis e restaurantes aplicam habitualmente uma taxa de serviço de 10%, a acrescer ao imposto governamental de cerca de 15% (geralmente incluído nos preços).

Cuidados de saúde

Não são exigidas vacinas à entrada no país, exceto se o viajante proceder de alguma zona onde a febre amarela seja endémica.

Trinidad e Tobago dispõe de hospitais privados modernos e uma rede de hospitais públicos, centros de saúde e clínicas locais. No entanto, casos muito graves ou específicos poderão exigir evacuação para outro país, pelo que se recomenda a contratação de seguros de viagem que cubram essa situação. Em caso de acidentes de mergulho, existe uma câmara hiperbárica na clínica Roxborough Medical Clinic na ilha de Tobago.

Há registo de casos de dengue no país, pelo que deverá tomar precauções contra as picadas de mosquito, em particular a utilização de produtos repelentes. É igualmente recomendável a utilização de um fator de proteção solar elevado.

Endereços dos principais hospitais e clínicas

Port of Spain General Hospital (160 Charlotte Street - Port of Spain): Tel: (001 868) 6232951

Telecomunicações

Para telefonar do estrangeiro para um número local, deve ser marcado o código de acesso internacional (00 no caso de ligar a partir de Portugal), seguido do código do país 1-868. Os números locais são compostos por sete dígitos.

É possível aceder à Internet na generalidade das cidades e em diversos estabelecimentos hoteleiros e comerciais.

Informações úteis

A posse ou consumo de droga são severamente punidos por lei. Recomenda-se:

- nunca aceitar pedidos de transporte de bagagem de porão ou de mão, pertencente a terceiros;

- no check-in verificar se a bagagem despachada é sua propriedade;

- à chegada ao destino verificar se a bagagem foi manuseada e/ou tem sinais de abertura forçada;

- não aceitar pedidos de transporte de dinheiro.

Os viajantes devem respeitar os costumes locais. O vestuário de praia não é adequado para as cidades. O uso de roupas de camuflagem, inclusive por crianças, é considerado um delito.

Representação diplomática:

Não existe representação diplomática portuguesa em Trinidad e Tobago, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Caracas, Venezuela. As matérias consulares são da competência do Consulado Geral de Portugal em Caracas.

Há, no entanto, um Consulado Honorário de Portugal em Port of Spain, cujos contactos se indicam em seguida:

Consulado Honorário em Port of Spain

Cônsul Honorário: Ignatius Severiano Ferreira

Endereço: Furness Complex 11-13 Milling Av. Sea Lots P.O. BOX 283, Port of Spain

Telefone: (001 868) 625 17 45 / 637 94 20 / 625 11 31

Fax: (001 868) 625 12 43

E-mail: furness@tstt.net

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail