Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Tonga

Última atualização: 2015-12-09

Nota importante:

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes


Informação Geral

Clima

Entre Outubro e Abril podem ocorrer tufões.
Entre Julho e Setembro, as temperaturas situam-se entre 17º e 22º. De Dezembro a Abril registam-se temperaturas entre 25º e 33º.

Línguas

Inglês e tonga.

Moeda local / sistema bancário

Moeda local: paanga.



Regime de entrada e estada


Regime de Vistos

 - Na sequência da assinatura do Acordo de Isenção de Vistos UE – Tonga, informa-se que os nacionais portugueses não necessitam de visto para entrada no Reino de Tonga, para estadas de curta duração (até 90 dias em períodos de 180 dias), a partir de 21 de novembro de 2015.

- Conforme a finalidade da viagem ao Tonga (por exemplo, turismo,negócios, estudos, apresentações artísticas e/ou esportivas, trabalho temporário, residência permanente), são atribuídos diferentes tipos de vistos. Em função do tipo de visto e da nacionalidade do interessado,correspondem diferentes exigências e pagamentos de taxas consulares. 

 


Condições de segurança

Satisfatórias. Tonga é caraterizado por taxas de criminalidade em geral pouco elevadas, sendo raros os crimes violentos.

Contudo, os visitantes estrangeiros podem ser vítimas de carteiristas e roubos, bem como de assalto a automóveis, designadamente em zonas turísticas, pelo que se aconselham as usuais precauções, especialmente à noite, designadamente não ostentar objectos de valor e não transportar elevadas quantias em dinheiro.

Recomenda-se que faça fotocópias do seu passaporte e bilhete de viagem.



Transportes

Transporte aéreo

Aeroporto Internacional: Nuku'alofa. Aeroportos domésticos: Eua, Ha'apai, Vava'u e Niuatoputapu.
Taxas aeroportuárias: 20 paanga.



Cuidados de saúde

Os cuidados médicos locais são caros.

Doenças endémicas: dengue (dada a inexistência de vacina contra esta doença, que se propaga através da picada de mosquito, é aconselhável a ampla utilização de repelente contra insectos e evitar-se a exposição ao sol, especialmente durante o período da manhã), febre tifóide, hepatite A. Consulte o seu médico antes de viajar.

A rede de saúde é modesta, pelo que é recomendável a subscrição de uma apólice de seguro de viagem com cobertura neste território e que inclua a evacuação sanitária.


Informações úteis

Não existem acordos de Segurança Social entre Portugal e Tonga.

Não existe representação diplomática portuguesa em Tonga, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Camberra:
- Endereço: Suites 8 & 9, Stephen House, 32 Thesiger Court, 2600 Deakin, ACT Camberra, Austrália;
- Tel. +61 2 62604970 / +61 2 62605664 / +61 2 62812473 – Fax. +61 2 62814387 - Email: embportcamb@internode.on.net

As questões de natureza consular são acompanhadas pelo Consulado-Geral em Sidney:
- Endereço: Level 17, 55 Clarence Street, NSW 2000 Sydney, Austrália;
- Tel. +61 2 92622199 – Fax. +61 2 92625991 - Email: mail@cgsyd.dgaccp.pt

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:  http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail