Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Togo

 

Última actualização: 2015-02-14

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação geral

Clima

O clima é semi-equatorial ao sul, sendo ao norte, tropical e seco.

Línguas

Francês e dialectos locais.

Moeda local / Sistema Bancário

A moeda local é o franco CFA que é convertível em euros. Os cartões de crédito têm muito pouca utilização por apenas serem aceites em alguns hotéis. 

Regime de entrada e estada

Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrarem no país podendo solicitá-lo à chegada, no aeroporto. Os vistos diplomáticos e de serviço são gratuitos.

Não existem vistos de residência/trabalho/estudo; os interessados, depois de obterem um visto de curta duração e de expirado o prazo do mesmo, solicitam à "Sureté Nationale", mediante apresentação do passaporte e uma autorização de residência (Carte de Séjour).

Condições de segurança

Deficientes.

Os cidadãos nacionais que pretendam viajar ao Togo deverão informar-se da evolução dos acontecimentos no país, dada a instabilidade e actos de violência que vão ocorrendo.

Os viajantes deverão tomar precauções efectivas e manter permanentemente um elevado grau de vigilância. A situação política é tensa, mantendo-se o risco de perturbações das ordem pública, e tem-se intensificado a criminalidade. Evitar viajar pelas estradas nacionais durante a noite (mau estado de conservação e risco de assalto). De preferência andar em grupo. 

Números úteis:

Urgência(Policia): 117
Bombeiros:118 

Transportes

A capital, Lomé, dispõe de um aeroporto internacional. A rede de transportes ferroviários e rodoviários é muito precária.

 

Cuidados de saúde

Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Togo. 

Comunicações

Rede de Telecomunicações: Funcionam mas são dispendiosas. 

 

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa no Togo, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Abuja.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.min-nestrangeiros.pt 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail