Última atualização: 2019-05-07
 
 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

AVISOS

- As autoridades do Sri Lanka estão a fazer abordagens aleatórias a cidadãos na via pública, sendo necessário para evitar detenções andar sempre munido do passaporte, único documento de identificação válido para um cidadão estrangeiro face às autoridades do Sri Lanka.

 - Evite lugares de culto e a utilização de transportes públicos.

O Sri Lanka Tourism estabeleceu os seguintes números de emergência disponíveis 24 horas por dia:

. número local para assistir turistas que estejam no Sri Lanka: 1912

. números para apoio a familias de estrangeiros afetados pelos ataques:

 - +94 11 2252411/+94 11 2252861 ext 3359

- Devido aos atentados terroristas de 21 de abril de 2019 no Sri Lanka, de que resultaram centenas de mortos e feridos, desaconselham-se todas as viagens não essenciais àquele país até à publicação de novo aviso.
A segurança foi entretanto reforçada em todo o território.
Se se encontra no Sri Lanka e foi afetado/a diretamente pelos atentados terroristas, por favor entre em contacto com a emergência consular:
Telefone de Emergência (atendimento 24 Horas)     21 792 97 14
Telemóvel de Emergência (atendimento 24 Horas)   961 706 4 72
Endereço de correio eletrónico geral:  gec@mne.pt
 
- Se se encontra em Portugal e está preocupado/a com amigos ou família de nacionalidade portuguesa no Sri Lanka, suspeitando que possam ter sido atingidos pelos atentados, por favor entre também em contacto com a emergência consular, recorrendo aos mesmos contactos.
 
- Se se encontra no Sri Lanka, não tendo sido afetado/a pelos atentados, recomendamos que contacte a sua família e amigos regularmente.
 
- Recomenda-se que siga os conselhos das autoridades de segurança locais, hotéis, guias turísticos e agências de viagens e verifique as atualizações das informações aos viajantes.
Evite áreas públicas com muita gente e manifestações e monitorize os meios de comunicação sociais locais. Deve ainda planear as suasdeslocações cuidadosamente e evitar viajar nos períodos de recolher obrigatório.
O aeroporto de Colombo encontra-se operacional, embora com segurança acrescida e longas filas.
As autoridades do Sri Lanka confirmaram que, se necessitar de apanhar um voo em Colombo, poderá deslocar-se até ao aeroporto, desde que esteja munido de passaporte e bilhete de avião válidos para aquele dia.
Recomendamos a chegada cedo para efetuar o check-in. Deve verificar com a sua companhia aérea a hora sugerida para o check-in.

 

 

  • Partilhe