Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Sri Lanka

 

Última atualização: 2016-09-19
 
 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação Geral

 
Clima
Tropical húmido. Monções: Maio a Setembro. Média anual amena, entre o 23º e os 30º. Nas montanhas a temperatura é mais baixa, mas raramente sendo desagradável..

Línguas
Sinhala e Tamil. O inglês é frequentemente utilizado.

Moeda local / Sistema Bancário
Moeda local: Rupia Cingalesa (LKR).

Principais cartões de crédito são aceites em todo o país, estando generalizadas as máquinas multibanco, embora algumas possam não aceitar cartões internacionais. Bancos e hotéis podem trocar USD e Euros, sendo comuns também os travellers cheques.
 
 

Regime de entrada e estada

 
 
Regime de entrada e estada

Com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2012, a entrada para estadias de curta duração está sujeita à obtenção prévia de autorização on-line - Electronic Travel Authorization (ETA), mediante o pagamento de uma taxa. A ETA será válida para 30 dias a contar da data de chegada ao país e poderá ser prorrogada até um período máximo de 6 meses. A prorrogação deverá ser solicitada junto do Departamento de Imigração e Emigração com uma antecedência mínima de 8 dias face ao período de validade da ETA. Para mais informações, aconselhamos a consulta das páginas oficiais da ETA - http://www.eta.gov.lk/ - e do Departamento de Imigração e Emigração - http://www.immigration.gov.lk/.

A ETA não constitui, por si mesma, um direito de entrada no Sri Lanka. É obrigatório que o seu passaporte seja válido por mais de 6 meses após a data de entrada no país. Aconselha-se ainda que, à chegada, seja portador de bilhete de regresso e de prova de que dispôs de meios financeiros para a duração da sua estadia.

Se pretender residir no país e/ou para estadias superiores a seis meses deverá obter visto junto da Embaixada do Sri Lanka do país onde reside.
 

Condições de segurança

 

Condições de segurança

A situação geral no Sri Lanka é calma e o país parece ter deixado definitivamente para trás os anos de violência e insurreição das províncias do Norte, vivendo-se um clima de reconciliação nacional. Existe agora liberdade de circulação por todo o território, mas os viajantes devem estar atentos a qualquer manifestação política, que pode degenerar rapidamente em violência, já que o aparato policial e militar são notórios.

Certas regiões no Norte e Nordeste (ao redor de Batticaloa, incluída) ainda são interditas, pelo que é necessária prudência nas deslocações e obedecer às instruções da Polícia e Exército. Prosseguem ainda os trabalhos de desminagem do interior, pelo que os caminhos afastados dos eixos principais devem ser evitados. Toda essa região está ainda em reconstrução, pelo que as infraestruturas locais são sensivelmente de menor qualidade que as do restante país.

ATENÇÃO: O Sri Lanka é um país maioritariamente budista, com forte minoria hindu. Deverá respeitar os costumes locais e códigos de vestuário.

O consumo, posse e tráfico de drogas são ilegais e estão sujeitos a graves consequências penais, incluindo à pena de morte.

Qualquer viajante que possua uma tatuagem permanente visível representando Buda ou outro símbolo sagrado do budismo arrisca automaticamente a prisão ou a expulsão do país. Por outro lado, são cada vez mais frequentes os casos de agressão de viajantes tatuados desta forma pela população local.

 

Transportes

 
Transportes
Aeroporto Internacional: Colombo.
 
As estradas, fora dos principais circuitos turísticos, são mal conservadas e as condições de circulação muito precárias. 
  
 

Cuidados de saúde

Cuidados de saúde

A rede de saúde é limitada e, fora das grandes cidades, poderá ter dificuldade em ter acesso a cuidados médicos. É aconselhável a subscrição de um seguro de viagem que inclua situações de emergência e repatriamento.

Em caso de necessidade poderá recorrer, entre outros, aos seguintes serviços hospitalares:

National Hospital Colombo
Regente Street
Colombo 010
Tel.: (+ 94) 112 69 11 11

Nawaloka Hospital
Deshamanyah K. Dharmadasa Mawatha
Colombo 2
Tel.: (+ 94) 112 32 50 20

A rede sanitária é deficiente. Não se deve ingerir água que não seja engarrafada e selada e alimentos crus. É importante ter em mente que o gelo das bebidas pode não ser de água potável. Aconselha-se, antes da partida, a realização de uma consulta médica de aconselhamento ao viajante.
 
 

Informações úteis

 
 

Informações úteis

Endereços Úteis:

http://www.srilankatourism.orghttp://www.immigration.gov.lk

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa no Sri Lanka. A representação diplomática com jurisdição sobre o Sri Lanka é a Embaixada de Portugal em Nova Deli.

Número de telefone de Emergência:

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Nova Deli: + 91.99.53.48.94.69. Email: consular@portugal-india.com

Posto Honorário de Portugal no Sri Lanka /

Consulado Honorário em Colombo

Cônsul Honorário: Mrs. Preenie Pinto

255, R. A. de Mel Mawatha

Colombo 3

Sri Lanka

Tel: +94.112.86.28.67 / 57.66.87

Fax: +94.57.66.92

Email: lalithpinto@hotmail.com

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:http://www.secomunidades.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-dos-negocios-estrangeiros/quero-saber-mais/sobre-o-ministerio.aspx

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail