Última actualização: 2017-10-06

Aviso

1 - Uma vez que o passaporte temporário nacional não é aceite na Indonésia sem visto prévio, o que demora cerca de 5 dias a obter em Singapura, tal acaba por alterar os planos de viagem do cidadão e obrigá-lo  a solicitar um passaporte electónico urgente.

2 - Os nacionais em situação semelhante, que acreditam estar em posse de um título de viagem válido para o trajecto completo quando adquirem um passaporte temporário,  acabam por ter que custear um documento que, por si só, apenas lhes autoriza a chegada a Singapura, acrescido das despesas decorrentes da estadia naquela cidade.

3 - Foram recentemente aprovadas alterações legislativas que impedem e penalizam a presença e a participação de cidadãos estrangeiros em manifestações organizadas no "Speaker's Corner" em Hong Lim Park. Desaconselha-se assim a frequência do referido local durante a realização de manifestações e de outros eventos ali realizados.

4- Têm sido reportadas algumas tentativas de extorsão nas principais zonas de diversão nocturna, por exemplo em Clark Quay, através da simulação de situações de assédio sexual supostamente causadas por turistas europeus (ver Condições de Segurança infra). Ao visitar essas zonas recomenda-se  que seja sempre adoptado comportamento respeitoso de forma a evitar cenários que, justificadamente ou não, possam constituir uma situação de assédio ou atentado ao pudor ("outrage of modesty"). Os mesmos cuidados aplicam-se ao consumo exagerado de álcool e a comportamentos agressivos daí resultantes. A simples acusação implica, em muitos casos, a apreensão do passaporte e a impossibilidade de sair de Singapura por período que pode chegar a vários meses durante o qual o visado é responsável pela sua subsistência em Singapura.

5 - Desde o final do mês de agosto de 2016 têm sido registados casos de febre do zika pelas autoridades locais que recomendam alguns cuidados às pessoas, em particular grávidas, que frequentem as áreas afectadas. Sendo o vírus do Zika transmitido pelo mosquito Aedes infectado, sugere-se aos cidadãos nacionais que adoptem medidas de prevenção de picadas pelos meios habituais, tais como uso de roupas que protejam o corpo e a aplicação de repelentes de insectos. Em caso de indisposição, deverá ser procurada atenção médica especialmente se ocorrerem sintomas de febre e exantemas (manifestações cutâneas).

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Lista de Países