Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Sérvia

 

Última actualização: 2016-02-17

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

Atendendo às circunstâncias especiais que o fluxo de refugiados está a provocar na região foram acionadas medidas reforçadas de policiamento e controlo de documentação nos postos de fronteira, que podem provocar atrasos nas viagens. Esta situação tem acarretado, igualmente, congestionamento de tráfego e interrupções no funcionamento de transportes como comboios e autocarros.

Assim, aconselham-se os cidadãos nacionais que se desloquem a esta região a estarem munidos de documentos de viagem e de identificação válidos: passaporte ou cartão de cidadão (um por passageiro, incluindo crianças) e a informarem-se previamente junto das Autoridades dos países de destino das condições de acesso aos seus territórios, designadamente dos postos de fronteira que estejam operacionais e de quaisquer outras condições de segurança que aí estejam em vigor.

Chama-se a atenção para o facto de a circulação de pessoas e bens do e para o espaço europeu dever obedecer a regras de direito internacional, que são distintas das aplicáveis no interior do espaço europeu de livre circulação.

Informação Geral

Clima

Clima continental com Invernos rigorosos (temperaturas negativas frequentes) e verões quentes.

Língua

A língua oficial é o sérvio.

Moeda local / sistema bancário

A moeda oficial da Sérvia é o dinar. 1 euro equivale aproximadamente a 120 dinares ( a 10.02.2016). É útil viajar para a Sérvia com algum dinheiro em efectivo (euros), o qual pode ser trocado por dinares nas casas de câmbio ou agências bancárias. A utilização de cartões está cada vez mais generalizada no país e, nos principais centros urbanos. Existe uma rede ATM muito razoável.

Regime de entrada e estada

Os cidadãos da União Europeia estão isentos de visto para estadas inferiores a 90 dias, apenas sendo necessária a apresentação de passaporte ou cartão de cidadão válidos. Caso os visitantes não fiquem instalados em estabelecimentos hoteleiros, existe a obrigatoriedade de inscrição junto das autoridades policiais locais.

A legislação local exige que os viajantes declarem à entrada no país todos os montantes de moeda superiores a (equivalente) 5.000 Euros, sob risco do mesmo ser apreendido à saída do país. As autoridades podem ser mais exigentes à saída do que à entrada no país.

Condições de segurança

 

A maioria das viagens à Sérvia realiza-se sem problemas. No entanto, aconselha-se vigilância nos lugares públicos.

A situação de segurança no território da Sérvia é diferente consoante as regiões em causa. A presença de redes criminosas organizadas representa para os viajantes risco de roubo automóvel. É recomendada a procura de um parque de estacionamento seguro, especialmente para veículos novos e valiosos. Do mesmo modo, não é recomendável deixar identificação de documentos e valores no seu veículo. Outros tipos de furto não são particularmente frequentes.

Recomenda-se ainda, fortemente, aos viajantes que tragam consigo cópias autenticadas dos documentos de identidade, de modo a facilitar o processo, em caso de perda ou roubo.

Outras informações importantes

Números telefónicos de emergência:

- Polícia: 192;

- Bombeiros: 193;

- Ambulâncias: 194;

- Assistência em estrada: 1987.

Transportes

 

Transporte aéreo

Na Sérvia o aeroporto internacional é o de Belgrado, a cerca de 15 km do centro da capital, mantendo ligações com as principais cidades europeias. Não existem voos directos para Portugal.

Transporte rodoviário

O estado da rede viária terrestre principal é razoável. A taxa de alcoolemia permitida para condutores profissionais é 0,0 gr/l e para particulares 0,2 gr/l. A “International Motor Insurance Card” (carta verde) é válida na Sérvia e cobre riscos contra terceiros. Para seguros contra “todos os riscos", terá de verificar com a seguradora se a apólice cobre a República da Sérvia.

Segurança rodoviária

As condições de circulação exigem atenção particular, especialmente na condução nocturna e durante o período de Inverno.

Transporte ferroviário

A rede ferroviária é antiquada e lenta. Existem ligações internacionais entre Belgrado e Zagreb, Budapeste, Bucareste, Sófia e Skopje.

Cuidados de saúde

O pessoal clínico sérvio é qualificado. Não são requeridas vacinas obrigatórias.

As urgências clínicas em Belgrado são atendidas no “Urgenti Centar” (Pasterova 2) – Tel. (00 381) 113618444.

Telecomunicações

De um modo geral, não há dificuldades de acesso à rede telefónica internacional. Os operadores portugueses de telemóveis fornecem o serviço de "roaming" para a Sérvia.

Informações úteis

Embaixada de Portugal em Belgrado

- Endereço: Rua Vladimira Gacinovica, 4, 11040, Belgrado;

- Telefones: (00381) 112662895 / 112662897;

- Fax: (00381) 112647800

- Nº de emergência: (00381) 63262069;

- Correio electrónico: portcons@verat.net.

É proibido fotografar instalações militares ou consideradas de segurança.

Ao abrigo da lei sérvia é considerado crime a não devolução às autoridades de quaisquer bens de valor encontrados, pelo que se aconselha vivamente a observância desta norma.

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail