Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Senegal

 

Última actualização:  2016-01-22

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

As viagens e deslocações à região do Sahel e da África Ocidental em que se insere o Senegal apresentam, no atual contexto, alguns riscos. Recentemente tiveram lugar dois ataques com origem terrorista em países vizinhos (Mali e Burkina Faso) que vitimaram algumas dezenas de pessoas entre eles cidadãos estrangeiros. Esta situação insere-se num contexto regional mais vasto e complexo de instabilidade, com eventuais consequências nos níveis de segurança para qualquer pessoa.

Face a estes acontecimentos, é possível que ataques deste género possam ocorrer noutros locais e noutros países, sendo alvos preferenciais hotéis, centros comerciais, mercados, estádios, restaurantes. Há também o receio de que os locais escolhidos sejam predominantemente frequentados por estrangeiros.

Assim, recomenda-se uma postura de vigilância reforçada, em particular nas deslocações a sítios onde haja previsivelmente uma grande afluência de público. Acompanhar sempre as noticias locais e respeitar  todas as instruções transmitidas pelas  autoridades (como recolher obrigatório, etc.)

Aconselha-se ainda os cidadãos nacionais residentes ou em trânsito a proceder ao registo junto da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Dakar dacar@mne.pt  ou comunicar os dados da sua viagem para o Gabinete de Emergência Consular gec@mne.pt

Informação Geral

Clima

Estação seca: Novembro a Maio, com 24º a 26º no litoral e 40º no interior. Estação das Chuvas: Maio a Novembro, com temperaturas entre os 24º e os 33º.

Línguas

Francês (oficial), Wolof (falado pela maioria da população) e outras línguas nacionais.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o Franco CFA. Nem todos os bancos aceitam cartões de crédito para levantamento de dinheiro.

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

Desde o dia 1 de Maio 2015 não estão a ser exigidos vistos para a entrada  no Senegal, aconselha-se no entanto, na falta de informação oficial, a consulta à Embaixada do Senegal em Lisboa.

Tendo sido detectadas recentemente várias tentativas defraude com a solicitação de vistos em Dacar, alerta-se todos os interessados para o facto de que o endereço electrónico da Embaixada de Portugal naquela cidade ser dacar@mne.pt ou dakar@mne.pt  sendo abusivas e fraudulentas todas as mensagens recebidas alegadamente em nome da Embaixada, vindas de outros endereços.

Os vistos, biométricos, podem ser obtidos nos Consulados Gerais do Senegal em Paris, Lyon, Bordéus e Marselha (França), Madrid (Espanha) e Milão (Itália) e nas Embaixadas do Senegal em Bruxelas (Bélgica), Roma (Itália) e Berklim (Alemanha).

Está igualmente prevista a possibilidade de solicitar visto noutros países, como em Portugal, através da página Internet www.visasenegal.sn, com um prazo de resposta estimado em 48h. Caso a resposta seja favorável, o viajante receberá o visto à chegada ao aeroporto senegalês.

Para mais informações consultar o sítio www.snedai.sn. ou recorrer aos seguintes números de assistência telefónica: (00221) 338898931 / 32 ou (00221) 771499696.

Condições de segurança

As condições de segurança são deficientes. É recomendável comunicar à Embaixada o local da estadia, dia de partida e o itinerário a seguir.

Desaconselha-se a travessia de quaisquer áreas do Deserto do Sara.

O ambiente na região de Casamansa encontra-se mais tenso no actual momento, devido á recente instabilidade na Guiné-Bissau, que suscitou o reforço da presença militar naquela região do Senegal. Assim desaconselham-se deslocações não essenciais à Casamansa. Na estrada que liga Dakar a Ziguinchor: têm ocorrido ataques de bandos armados a transportes públicos e privados. Recomenda-se, assim, uma especial precaução e não viajar às primeiras horas da manhã nem ao final do dia. O troço Bignona-Fronteira é encerrado das 18h às 6h. A estrada Cap-Ziguinchor não encerra à noite, mas não deve ser percorrida depois do pôr-do-sol.

As condições de segurança na capital (Dakar) são relativamente boas, por comparação com outras cidades africanas. No entanto, devido à grande concentração demográfica (cerca de 4 milhões de habitantes, correspondentes a cerca de 50% da população total), à grande taxa de desemprego e à pobreza generalizada, ocorrem frequentemente pequenos assaltos a peões, veículos automóveis e a residências particulares.

Porém, têm-se registado alguns tumultos que não constituem, geralmente, um risco directo ou generalizado para os cidadãos portugueses mas que os podem envolver directa ou casualmente.

Convém assumir uma atitude de prudência básica, inteirando-se das condições de segurança ou de alguma alteração de ordem pública que possa estar a ocorrer nos locais onde se encontram ou para onde se pretendam deslocar (por exemplo, antes de sair para jantar perguntar na recepção do hotel se há notícia de alguma perturbação).

Recomenda-se a mesma precaução no caminho do / para o aeroporto, que está dentro da malha urbana mas a 15 kms do centro, porquanto os voos da TAP são nocturnos (a chegada a Dakar faz-se à 01.05 da madrugada e a saída para Lisboa cerca das 02.00). O trajecto é feito a horas mortas mas que são, também, aquelas em que, a haver algum incidente, a vulnerabilidade é maior.

Outras informações importantes

- Comissariado Central de Policia: Tel. (00221) 338237149 / 8232529;

- Gendarmerie : Tel. (00221) 338002020;

- Ministério do Interior: Tel. (00221) 338234151 / 8214221.

Transportes

Transporte aéreo

Aeroporto Internacional: Dakar, servido pela TAP – Air Portugal.

Cuidados de saúde

O paludismo é um perigo latente em quase toda a África. O Senegal está classificado na zona 3, com ocorrência de vários casos de paludismo e neuro-paludismo, principalmente entre Agosto e Dezembro.

Verificam-se igualmente surtos episódicos de epidemias endémicas de meningite, raiva e febre tifóide. A vacina contra a febre amarela é obrigatória e são aconselháveis as seguintes: tétano, poliomielite, difteria, meningite, tifóide e hepatite B.

A água a ingerir deve ser engarrafada.

Fora dos estabelecimentos hoteleiros e restaurantes de bom nível são de evitar as saladas cruas, fruta com casca e outros alimentos crus.

Seguros: É aconselhável a subscrição, em Portugal, de uma apólice de seguro pessoal que cubra os riscos de hospitalização.

Telecomunicações

As comunicações telefónicas da rede fixa e móvel são satisfatórias.

Informações úteis

Embaixada de Portugal em Dacar

- Endereço: Villa Martha, 6 - Avenue des Ambassadeurs - B.P. 281- Dakar - Senegal

- Telefones: (00 221) 338. 59.2 6.62

- Secção Consular: (00 221) 338. 59.2 6.72

- Fax: (00 221) 338. 64.032.2

- Correio eletrónico (Secção Consular): dacar@mne.pt    

- Horário de Atendimento: Terça e Quinta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00

Representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail