Última actualização:  2016-01-22

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

As viagens e deslocações à região do Sahel e da África Ocidental em que se insere o Senegal apresentam, no atual contexto, alguns riscos. Recentemente tiveram lugar dois ataques com origem terrorista em países vizinhos (Mali e Burkina Faso) que vitimaram algumas dezenas de pessoas entre eles cidadãos estrangeiros. Esta situação insere-se num contexto regional mais vasto e complexo de instabilidade, com eventuais consequências nos níveis de segurança para qualquer pessoa.

Face a estes acontecimentos, é possível que ataques deste género possam ocorrer noutros locais e noutros países, sendo alvos preferenciais hotéis, centros comerciais, mercados, estádios, restaurantes. Há também o receio de que os locais escolhidos sejam predominantemente frequentados por estrangeiros.

Assim, recomenda-se uma postura de vigilância reforçada, em particular nas deslocações a sítios onde haja previsivelmente uma grande afluência de público. Acompanhar sempre as noticias locais e respeitar  todas as instruções transmitidas pelas  autoridades (como recolher obrigatório, etc.)

Aconselha-se ainda os cidadãos nacionais residentes ou em trânsito a proceder ao registo junto da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Dakar dacar@mne.pt  ou comunicar os dados da sua viagem para o Gabinete de Emergência Consular gec@mne.pt

Lista de Países