Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

São Tomé e Príncipe

Última actualização:  2016-06-15

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

Clima

O clima é equatorial, com temperaturas médias anuais entre os 22º e 30º e um índice de humidade de 95%. As estações das chuvas decorrem de Fevereiro a Maio e de Outubro a Dezembro. A estação seca ocorre entre Junho e Setembro.

Língua

As Línguas faladas são o Português e, mais incipientemente, o forro.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é a Dobra.

 Os cartões de crédito só são aceites em algumas unidades hoteleiras e pelo Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe para efeitos dw levantamento de numerário, mas o custo é elevado. 

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

Estão isentos de pedido de visto os cidadãos nacionais de Estados-membros da U.E. (apenas espaço Schengen), dos Estados Unidos e ainda dos cidadãos que possuam visto para qualquer dos referidos destinos, desde que a estadia em S. Tomé e Principe não exceda as duas semanas.

Outros pedidos de visto deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 7 dias, numa Embaixada ou Consulado de São Tomé e Príncipe. Os pedidos de visto para entrada no país de elementos de organizações internacionais deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 72 horas.

Os cidadãos estrangeiros provenientes de países ou áreas geográficas onde não exista representação diplomática ou consular de S. Tomé e Príncipe poderão solicitar uma Autorização de Entrada, directamente ao Serviço de Migração e Fronteiras, usando o “eVisaST” através do endereço electrónico www.smf.st/virtualvisa, com uma antecedência mínima de 7 dias úteis.

A partir de 15 de junho de 2016 entrou em vigor uma taxa turistica no valor de 75.000.00 Dobras (equivalente a cerca de 3.5€ por turista e por noite) a ser cobrada nas unidades hoteleiras, bem como agências de viagens de navios cruzeiros.

Esta taxa acresce à taxa aeroportuária de 20,00 € que é paga à saída de S. Tomé e Príncipe, no aeroporto internacional.

Condições de segurança

As condições de segurança são razoáveis. Os índices de criminalidade em S.Tomé e Príncipe mostram-se relativamente baixos. Ainda assim, é aconselhável alguma prudência.

Transportes

Transporte aéreo

Aeroporto Internacional: São Tomé

Transporte rodoviário

Segurança rodoviária

A degradação de algumas das vias de circulação e a existência de muitas viaturas em mau estado de conservação impõe aos condutores cautelas adicionais.

Limites de velocidade

Transporte ferroviário

Transporte marítimo

Cuidados de saúde

As infra-estruturas hospitalares são limitadas e muitos medicamentos não existem.

As doenças diarreicas e as parasitoses intestinais são comuns.

Tem-se verificado uma muito significativa regressão da taxa de incidência do paludismo, mas o viajante deve, ainda assim, tomar as precauções adequadas: usar repelente à noite, preferir roupas claras e dormir com mosquiteiro sempre que possível.

Aconselha-se a toma da vacina para a tuberculose.

É ainda, aconselhável a vacina contra a Hepatite B para longos períodos de permanência.

A vacina contra a Febre Amarela deixou de ser obrigatória, à exceção dos viajantes que provêm de países da região. Em maio 2016 foi aprovado pelas autoridades competentes um Despacho interditando a entrada no país a passageiros provindos de países onde exista o risco de transmissão de febre-amarela, de acordo com a lista correspondente da OMS. Tais passageiros deverão munir-se, assim, de um certificado internacional de vacinação do qual conste a inoculação da vacina contra a doença, há mais de 10 dias.

É aconselhável ter um seguro de viagem contratado no país de origem.

Telecomunicações

A rede telefónica interna e internacional funciona bem. Existem duas redes de operadores de telecomunicações (CST e Unitel)

Informações úteis

Representação Diplomática: Embaixada de Portugal em São Tomé

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro- http://www.portaldascomunidades.mne.pt/                

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

- http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail