Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

São Cristóvão e Nevis

 

Última actualização:  2015-02-14

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

A Federação de São Cristóvão e Nevis (Saint Kitts and Nevis), localizada na região oriental do Mar das Caraíbas, é composta pelas ilhas de São Cristóvão, com cerca de 168 km2, e Nevis, com aproximadamente 93 km2, perfazendo uma área total que ronda os 261 km2. A capital do país é Basseterre, situada na ilha de São Cristóvão, sendo Charleston a principal cidade da ilha de Nevis. A população total estima-se em 50.726 habitantes.

São Cristóvão e Nevis é uma monarquia constitucional, com sistema de governo parlamentar, integrada na Commonwealth. A Chefe de Estado é a Rainha Isabel II, representada localmente por um Governador-geral, e o Chefe de Governo é o Primeiro-ministro resultante das eleições legislativas, realizadas a cada cinco anos.

Clima

O clima é tropical e as temperaturas variam pouco ao longo do ano, com uma média de 27 a 30ºC. A época de chuvas ocorre de maio a novembro, sendo os meses de julho a novembro geralmente considerados como mais propícios à ocorrência de furacões.

Línguas

A língua oficial é o inglês.

Moeda local / sistema bancário

A moeda oficial é o Dólar das Caraíbas Orientais (XCD), cujo câmbio é aproximadamente de 1USD = 2,7 XCD. Os Dólares americanos (notas) são aceites em vários estabelecimentos comerciais. Há caixas automáticas em ambas as ilhas.

Regime de entrada e estada

Os portadores de passaporte português válido não necessitam de visto para visitar São Cristóvão e Nevis, para estadias inferiores a 90 dias. No momento de entrada, os viajantes deverão dispor de um bilhete de saída do país e meios de subsistência durante a sua estadia.

No aeroporto, é exigido o pagamento de uma taxa de saída do país no valor de 60 Dólares das Caraíbas Orientais, o que equivale a cerca de 22 Dólares americanos.

Condições de segurança

A taxa de criminalidade em São Cristóvão e Nevis é relativamente baixa, ainda que haja registo da ocorrência de alguns crimes violentos, na sua maioria dentro da comunidade local.

Os turistas devem adotar algumas medidas preventivas básicas, tais como: evitar áreas isoladas, incluindo praias, depois de anoitecer; evitar caminhar sozinho à noite; não transportar grandes quantias de dinheiro e não exibir joias ou outros objetos de valor; manter uma postura discreta na utilização de caixas automáticas, evitando fazê-lo em zonas pouco iluminadas ou isoladas; guardar os objetos de valor e documentos de viagem em cofres, sempre que possível; manter as portas do quarto sempre trancadas; utilizar apenas táxis devidamente registados e identificados; adotar um comportamento responsável, respeitando leis e costumes locais; no caso de ser confrontado com uma tentativa de roubo, não oferecer resistência.

Números de emergência:

- Polícia / Ambulância: 911

- Fogo: 333

Transportes

Transporte aéreo

Ambas as ilhas dispõem de um aeroporto internacional.

Transporte rodoviário

Nas deslocações internas, os visitantes poderão recorrer a táxis, pequenos autocarros ou viaturas alugadas.

Para conduzir em São Cristóvão e Nevis, os visitantes devem apresentar a carta de condução válida do seu país de origem e adquirir uma licença temporária de visitante.

Segurança rodoviária

Ainda que as estradas principais apresentem condições razoáveis, algumas vias são sinuosas, pouco iluminadas e mal conservadas, pelo que se recomenda precaução aos condutores, particularmente à noite. A condução é feita pelo lado esquerdo.

Transporte marítimo

Ambas as ilhas dispõem de porto. Há serviço de ferry boat entre as duas ilhas.

Alojamento

São Cristóvão e Nevis dispõe de variadas opções de alojamento, de diferentes categorias, em ambas as ilhas.

Cuidados de saúde

O hospital principal (Joseph N. France General Hospital) está localizado em Basseterre, na ilha de São Cristóvão, existindo igualmente um hospital (Alexandra Hospital) em Charlestown, na ilha de Nevis. No entanto, casos graves ou muito especializados poderão requerer evacuação. Aconselha-se a realização de um seguro de viagem que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento ou evacuação para outro país.

Têm-se registado alguns casos de dengue no país, pelo que deverá tomar precauções contra as picadas de mosquito, em particular a utilização de produtos repelentes. É igualmente recomendável a utilização de um fator de proteção solar elevado.

Não são exigidas vacinas à entrada no país, exceto se o viajante proceder de alguma zona onde a febre amarela seja endémica.

Endereços dos principais hospitais e clínicas

- Joseph N. France General Hospital: (+869) 465 2551, Cayon Street, Basseterre;

- Alexandra Hospital: (+869) 469 5473, Government Road, Charlestown.

Telecomunicações

Para telefonar do estrangeiro para um número local, deve ser marcado o código de acesso internacional (00 no caso de ligar a partir de Portugal), seguido do código do país (869) e do número local de sete dígitos. O acesso à Internet está disponível em vários hotéis e estabelecimentos. 

Informações úteis

Leis e costumes locais:

A posse ou consumo de droga são severamente punidos por lei. Recomenda-se:

- nunca aceitar pedidos de transporte de bagagem de porão ou de mão, pertencente a terceiros;

- não aceitar pedidos de transporte de dinheiro;

- no check-in verificar se a bagagem despachada é sua propriedade;

- à chegada ao destino verificar se a bagagem foi manuseada e/ou tem sinais de abertura forçada.

Os viajantes devem respeitar os costumes locais.

O vestuário de praia não é adequado para a cidade, restaurantes e lojas. O uso de roupas de camuflagem, inclusive nas crianças, é considerado um delito.

Os hotéis e restaurantes aplicam habitualmente uma taxa de serviço de 10%, à qual acresce o imposto governamental de cerca de 12%. Nos casos em que a taxa de serviço não venha incluída, a gratificação habitual ronda também os 10%.

Representação diplomática:

Não existe representação diplomática portuguesa em São Cristóvão e Nevis, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Caracas.

-As matérias consulares são da competência do Consulado Geral de Portugal em Caracas:

- Endereço: 2da Avenida de Campo Alegre con calle Las Escuelas. Quinta Consulado General de Portugal. Caracas

– Tel. 0058 212 267 8989 / 267 2382 / 264 0547

- E-mail: mail@caracas.dgaccp.pt

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail