Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

República do Congo

 

Última actualização: 2015-11-16

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

AVISO

No contexto pós-eleitoral, e na eventualidade de novas manifestações à desobediência civil, convém manter a vigilância e observar a maior reserva em todas as circunstâncias.

Recomenda-se aos cidadãos nacionais que se mantenham afastados de quaisquer ajuntamentos. Convém igualmente proteger os locais de residência e não circular durante a noite. 

Os Portugueses que tenham obrigatoriamente de se deslocar a Brazzaville deverão comunicar as suas coordenadas (contactos, nº passaporte) à Cônsul honorária Dra. Madalena Morais da Silva através do mail   dasilvamoraisma@yahoo.fr.  Em caso de emergência poderão comunicar para o telefone da mesma cônsul  00242055560393.

Convém ter em conta, ser frequente na República do Congo o corte das comunicações telefónicas e internet nos momentos de desordem. Presentemente,  são desaconselhadas quaisquer viagens não essenciais à RC, nomeadamente,  a Brazzaville,  a Ponta Negra e à zona fronteiriça com a República Centro-Africana.

Informação geral

Clima

Clima equatorial, estação seca entre Junho e Setembro. Estação das chuvas entre Outubro e Junho.

Língua

No país fala-se o Francês.

Moeda local e Sistema Bancário

A moeda oficial é o Franco CFA. O dólar americano e o Euro são aceites.
O sistema bancário é frágil não existindo rede ATM e não sendo aceites cartões de crédito salvo raras excepções. 

 

Regime de entrada e estada

Obrigatório apresentação de Visto.

Boletim de vacinas: é obrigatória a vacina contra a febre amarela. 

 

Condições de segurança

Deficientes.

O Congo afasta-se progressivamente de um conflito que durou cinco anos e que provocou a partição do país.

À excepção da região de Pool, a situação encontra-se em fase de estabilização.

Nas cidades, medidas de segurança elementares devem ser respeitadas: deverá evitar deslocar-se sozinho, principalmente à noite, e desconfiar, sobretudo, dos falsos controlos de polícia, que constituem verdadeiras tentativas de roubos.

Recomenda-se uma prudência acrescida às mulheres, devido aos riscos de agressão sexual.

As deslocações às regiões de Pool e de Bouenza e no interior do país, principalmente durante a noite, são totalmente desaconselhadas. 

 

Transportes

Infra-estruturas rodoviárias são deficientes.

Transporte aéreo

A companhia Air France assegura voos internacionais de Brazaville e Ponta Negra. Existem ligações diárias entre Brazaville e Ponta Negra. Os aviões utilizados são antigos. 

 

Cuidados de saúde

A situação sanitária é deficiente.

Paludismo, infecções intestinais, SIDA, e outras doenças sexualmente transmissíveis, são, os principais factores de risco que ameaçam o viajante imprudente. A utilização de uma rede mosquiteira, uma quimio-profilaxia (à base de mefloquina, cloroquina e proguanil), uma boa higiene alimentar e uma conduta responsável impõem-se.

Deve beber água mineral engarrafada, não comer carne proveniente da caça e evitar os frutos do mar, pastelaria e leite não pastorizado.

É desaconselhado o consumo de alimentos crus.

A vacina da febre amarela é obrigatória. É aconselhável a vacinação contra a difeteria, tétano, Hepatite A e B, febre tifóide e meningite.

Consulte o seu médico antes de viajar.É aconselhável a realização de um seguro de saúde internacional de saúde que permita a evacuação em caso de doença grave ou desastre. 

 

Comunicações

A rede de telecomunicações baseia-se no recurso a telemóveis com várias empresas a prestarem serviços de boa qualidade que permitem o contacto com a Europa. Não há acordos de roaming com Portugal, mas qualquer telemóvel português desbloqueado funciona com simms das empresas locais.

Os anos de 2000 e 2001 conheceram um desenvolvimento considerável dos sistemas celulares nas cidades de Kinshasa, Matadi, Lubumbashi e Mbuji Mayi. Os principais operadores e fornecedores são os seguintes:
OASIS (prefixo 89), CELTEL (prefixo 97, 98 e 99) e VODACOM (prefixo 81). 


Informações úteis

Dispondo de costa atlântica, a República do Congo faz fronteira com República Democrática do Congo, o Gabão, a República Centro Africana e Cabinda.

As cidades mais importantes são Brazzaville (capital) e Ponta Negra, considerada a capital económica do país.

Endereços úteis:

- www.africaguide.com/country/congo/ 

Código telefónico: 242.


Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa na República do Congo, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Kinshasa.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/ 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail