Última atualização: 2015-10-05
 
 
Aviso
 

A situação na República Checa é tranquila, não se verificando sinais de alteração na ordem pública. Todavia, atendendo às circunstâncias especiais que o fluxo de refugiados está a provocar na região foram acionadas medidas reforçadas de policiamento e controlo de documentação nos postos de fronteira, que podem provocar atrasos nas viagens. Esta situação tem acarretado, igualmente, congestionamento de tráfego e interrupções no funcionamento de transportes como comboios e autocarros.

Assim, aconselham-se os cidadãos nacionais que se desloquem a esta região a estarem munidos de documentos de viagem e de identificação válidos: passaporte ou cartão de cidadão (um por passageiro, incluindo crianças) e a informarem-se previamente junto das Autoridades dos países de destino das condições de acesso aos seus territórios, designadamente dos postos de fronteira que estejam operacionais e de quaisquer outras condições de segurança que aí estejam em vigor.

Chama-se a atenção para o facto de a circulação de pessoas e bens do e para o espaço europeu dever obedecer a regras de direito internacional, que são distintas das aplicáveis no interior do espaço europeu de livre circulação.

 
Aconselha-se uma atenção especial no recurso a casas de câmbio para troca de moeda, visto que habitualmente a taxa de câmbio anunciada não é sempre aplicada, pois depende do montante a cambiar. Sugere-se assim que antes de qualquer troca cambial, se deve certificar, antecipadamente, qual o valor total em coroas checas que receberá na troca de determinado montante em euros.
 
 

Lista de Países