Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

República Centro Africana

 

Última atualização:  2015-11-16

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
 
Aviso
 

1. Aconselham-se os nacionais que se encontrem no país que, em caso de deslocação, o façam com redobrada cautela, evitando zonas de risco e grandes aglomerados.
2. Em caso de urgência contactar o Gabinete de Emergência de Consular: +351 96 170 64 72; + 351 21 792 97 14 ou email: gec@mne.pt
3. Devido à precariedade das condições de segurança na República Centro-Africana desaconselham-se quaisquer viagens a este país. Caso tenha de se deslocar à RCA deverá comunicar os dados da viagem ao Gabinete de Emergência Consular e à Embaixada de Portugal em Kinshasa.

 

Informação Geral

 
Clima
 
Em Bangui, a temperatura média é de 25º e a humidade de 77%. Em Bouar, a temperatura média é de 24º e a humidade é de 68%.

Línguas
 
Francês e Sango.
 
Moeda local / sistema bancário
 
A moeda local é o franco CFA que tem uma paridade fixa com o euro (1€ = 655,96 FCFA). 
 
 

Regime de entrada e estada



Regime de vistos
 
É exigido visto em todas as situações. 
 

Condições de segurança

 

A situação de segurança na República Centro-Africana, tensa desde a tomada do poder pelo movimento Séléka, degenerou em violentos confrontos armados, em particular na capital Bangui, desaconselhando-se qualquer viagem àquele país.
 
Recordamos ainda que deve evitar o uso de máquinas fotográficas, principalmente junto de instalações militares, e que a posse de droga é severamente punida, não tendo em consideração a quantidade encontrada. 

 

 Transportes

 
Aeroporto Internacional: Bangui. 

  

Cuidados de saúde

 
É obrigatória a vacina contra a febre amarela. A profilaxia contra a malária é essencial. É recomendável a vacinação contra a hepatite A e B, tifo e meningite.
 
Em virtude da carência sentida no sector hospitalar, as situações graves de doenças não têm, em geral, solução local, pelo que se recomenda, vivamente, a contratação de um bom seguro de saúde com garantia de evacuação medicamente assistida. 

  

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa na República Centro-Africana, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Kinshasa, RD Congo:


- Endereço: Av. des Aviateurs, commune de la Gombe, BP 7775, Kinshasa;

- Telefone: (00243) 811922520;

- Correio electrónico: ambassadeportugal@vodanet.cd.

Posto honorário de Portugal na República Centro-Africana:Consulado Honorário em Bangui.
 
- Cônsul honorário: José Maria Pereira de Sousa;

- Endereço: Avenue Valery Giscard d’Estaing, BP 299, Bangui;

- Telefones: (00236)  614155 / 611134;

- Fax: (00236) 614103;

- Correio electrónico: sousajos@yahoo.fr
 
Representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal - http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/
 
Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail