Última atualização:  06/04/2020

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí resultantes.

 

Avisos

Coronavirús COVID-19 (Atualizado a 06/04/2020)

Numa tentativa de conter o alastramento de infeções por Covid-19 no país, estão suspensas as viagens, por qualquer meio de transporte, para entradas e saídas da área metropolitana de Nairóbi, assim como dos municípios de Mombaça, Kilifi e Kwale na região litoral do Quénia.

Permanece a suspensão dos voos internacionais, excepto viagens de repatriamento e evacuações médicas, devidamente autorizadas.

 

Na sequência da disseminação do novo coronavírus, entra em vigor a 27 de março um recolher obrigatório entre as 19h00 e as 5h00. Encontram-se suspensos todos os voos internacionais. 

Todos os cidadãos que entrem no país (nacionais e residentes) deverão observar quarentena obrigatória em centros de internamento, estabelecidos em hotéis designados. O Governo determinou que, se esta orientação não for respeitada, serão aplicadas medidas punitivas, incluindo prisão.

Foi igualmente determinado o encerramento de todos os locais de culto e de locais de entretenimento, especialmente bares, discotecas ou de agregações como festas de casamento ou outras celebrações. Os restaurantes estarão abertos apenas para entregas. Os transportes públicos encontram-se sujeitos a fiscalização para aplicação de medidas de higiene. Todas as pessoas são encorajadas a ficar em casa em teletrabalho.

Para os nacionais que se encontrem no Quénia, divulgam-se os números de telefone do Ministério da Saúde, disponíveis para informações e referência de casos suspeitos 0800721316 - 0732353535 - 0729471414.

Em caso de necessidade, os portugueses poderão entrar em contacto com a linha COVID-19 do MNE (Dificuldades para regresso ao território nacional) ou com o Gabinete de Emergência Consular.

Poderá ainda contatar a Embaixada de Portugal em Nairóbi através do mail luisa.fragoso@mne.pt ou nairobi@mne.pt, do telefone +254 707 696 482 ou da página de Facebook Embassy of Portugal in Nairobi @PortugalInNairobi. De igual modo, poderá dirigir-se ao Consulado de Portugal em Maputo através do mail frederico.silva@mne.pt ou Daniela.ferreira@mne.pt

Outros

Condições de segurança (16/01/2020)

O Quénia tem sido alvo frequente de atos perpetrados por grupos terroristas, em especial junto à costa e à fronteira com a Somália. Desaconselham-se as deslocações a essas regiões, incluindo à ilha de Lamu, e a participação em manifestações ou demonstrações públicas. Avalie as suas deslocações no país e mantenha-se atento, em especial na estrada e em locais públicos.

Tendo em conta a preocupação atual das autoridades com questões securitárias, recomenda-se ainda que se evitem intervenções ou referências que possam gerar dúvidas sobre as intenções dos viajantes e suscitar a intervenção das autoridades.

Aconselham-se os viajantes a fazer o registo da viagem na aplicação Registo Viajante e os residentes a proceder à sua inscrição consular ou à respetiva atualização junto da Embaixada de Portugal em Nairobi.

 

  • Partilhe