Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Quirguistão

 

Ultima actualização: 2016-11-02

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação geral

Clima

Clima continental. Janeiro: 4-14º C (média). Julho: 15-35º C (média). Tem actividade sísmica, mas nos últimos anos não ocorreram terramotos.

Línguas
Língua local e russo.


Moeda local / Sistema Bancário
Moeda local é o Som. O sistema bancário é pouco desenvolvido e as comissões cobradas são habitualmente elevadas.


Regime de entrada e estada

Já não é necessário visto de entrada no Quirguistão para cidadãos portugueses, cuja estada não exceda os 60 dias. Os detentores de passaportes diplomáticos estão isentos de visto.

No entanto, é obrigatório o registo de todos os cidadãos estrangeiros junto das autoridades migratórias do Quirguistão (Serviço Estatal de Registo). Procedimento aplica-se àquelas nacionalidades dispensadas de visto de entrada e tem de ser impreterivelmente efetuado nos primeiros 5 dias da estada.

É indispensável fazer-se acompanhar do passaporte, pois a sua não exibição  quando solicitada pelas autoridades poderá ter consequências legais.


Condições de segurança

Eventuais cidadãos nacionais que se encontrem no país são convidados a registarem-se na Embaixada de Portugal em Moscovo (contacto indicado no final desta Página) ou darem conhecimento da sua permanência no país aos serviços da Embaixada da Alemanha em Bishkek. Em caso de emergência deverá ser contactada a Embaixada da Alemanha no Quirguistão (Telefone: +996 312 905 000; Telemóvel de emergência fora de horas: +996 772 54 11 13; e-mail: info@bishkek.diplo.de) ou a dirigir-se pessoalmente àquele Posto (endereço: Ul. Razzakowa 28, Bishkek).

Em geral, desaconselha-se também qualquer deslocação às províncias de Osh, Jalalabad e Batken, junto às fronteiras com o Uzbequistão e Tadjiquistão (riscos de infiltração de militantes islamistas e o perigo de explosão de minas anti-pessoal).

Os cortes de energia são frequentes por todo o país, incluindo na capital.

A taxa de criminalidade em Bishkek é levada e o número de assaltos a estrangeiros tem vindo a aumentar. Deverão ser mantidas as precauções habituais de segurança, e desde logo não andar a pé depois de anoitecer.

Os cidadãos nacionais que pretendam viajar no Quirguistão deverão informar-se, previamente, da evolução dos acontecimentos no país, dada a forte instabilidade e os actos de violência frequentes. 

 

Transportes

Aeroporto Internacional: Manas.

A rede de transportes públicos é muito limitada. A rede é de má qualidade e são frequentes os controlos policiais na estrada. 


Cuidados de saúde

Apesar das principais cidades estarem dotadas de hospitais e clínicas, os serviços de saúde são limitados. Em todas as cidades existem postos de pronto-socorro. Não é recomendável que as refeições se façam fora de restaurantes, cafés e bares.

É aconselhável a subscrição de uma apólice de seguro de viagem com cobertura total de eventuais tratamentos médicos e de acidentes, incluindo o repatriamento a partir do Quirguistão. 

 

Informações úteis

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa no Quirguistão, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Moscovo (e-mail: scptrus@moscovo.dgaccp.pt). A Embaixada pode ser contactada pelo número de telefone geral + 7495 981 34 10 ou, fora do horário de expediente, para o número de telmóvel de emergência + 7926 539 14 56.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
-  http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail