Última actualização: 2020/09/03
 
 
Nota importante:
 
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO - COVID-19

 

No contexto da Covid-19, foi implementado o uso obrigatório de máscara nos aeroportos e transportes públicos, bem como a regra do distanciamento social de 1,5 metros, em todas as circunstâncias.

Consulte as atuais regras em vigor neste país, no âmbito do combate à pandemia por Coronavírus, em: https://www.government.nl/topics/coronavirus-covid-19/tourism-in-the-netherlands

O Instituto para a Saúde Pública e o Ambiente (RIVM) é a entidade responsável por avaliar e controlar a evolução da doença. As informações sobre a mesma são atualizadas semanalmente, aqui: https://www.rivm.nl/en/novel-coronavirus-covid-19/current-information

Caso tenha sintomas da doença Covid-19 não se dirija pessoalmente a nenhum centro de saúde ou hospital. Deverá contactar os serviços médicos locais por telefone e aguardar instruções quanto à necessidade de realizar um teste ou de permanecer em isolamento.

A entidade responsável pela realização de testes é o GGD, mas só as autoridades médicas locais podem encaminhar um cidadão para a realização do teste e mediante avaliação prévia. O próprio não pode dirigir-se a este serviço por sua iniciativa e sem prévio encaminhamento médico.
Se tiver sintomas, ligue 0800-1202 (chamada local) ou +31 850 659 063 (se ligar de número estrangeiro) para agendar a eventual realização de um teste.

Consulte as FAQ’s sobre Covid-19 nos Países Baixos, em:
https://www.rivm.nl/en/novel-coronavirus-covid-19/in-depth-information#Questions%20about%20the%20situation%20in%20the%20Netherlands

No aeroporto de Schiphol foi criado um corredor sanitário de testes à Covid-19. Se à chegada ao aeroporto de Amesterdão tiver sintomas da Covid-19 deverá realizar o teste nesses corredores. O teste é gratuito. Dependendo da evolução da situação pandémica no país, prevê-se que estes corredores sanitários venham a ser implementados também nos restantes aeroportos.

Caso chegue ao país viajando de uma zona de risco, é altamente recomendado que cumpra uma quarentena de 10 dias. Consulte aqui a lista de zonas/países atualmente classificados pelos Países Baixos como zonas/países de risco e as medidas de segurança em vigor: https://www.government.nl/topics/coronavirus-covid-19/tackling-new-coronavirus-in-the-netherlands/travel-and-holidays/self-quarantine
 

Segundo as recomendações da Direcção-Geral de Saúde, no regresso a Portugal, os viajantes provenientes de países afetados e que apresentem febre, tosse e eventual dificuldade respiratória, deverão evitar deslocar-se aos serviços de saúde, devendo ligar para o SNS24 - 808 24 24 24 e seguir as orientações prestadas.


  • Partilhe