Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Panamá

 

Última actualização: 2017-01-31

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação geral

Geografia: O Panamá tem uma superfície de 77.000 Km2 e 2.778.500 Habitantes. Divide-se em 9 províncias, e por sua vez em distritos ou municípios. As cidades mais importantes são a Geografia: O Panamá tem uma superfície de 77.000 Km2 e 2.778.500 Habitantes. Divide-se em 9 províncias, e por sua vez em distritos ou municípios. As cidades mais importantes são a Cidade do Panamá (capital), David, Santiago, Chiriqui e Colon. O arquipélago de Bocas é um dos centros turísticos.

Clima

Clima tropical, com estação seca e estacão chuvosa.

Línguas

A língua oficial é o espanhol. Também se fala inglês nos meios turísticos.

Moeda local / Sistema Bancário

A moeda local é o dólar americano (US dólar) que coexiste com a Balboa (apenas circulam moedas). O Panamá conta com um dos maiores centros bancários da América Latina.

 

Regime de entrada e estada


O passaporte deve ter uma validade nunca inferior a seis meses.

Regime de Vistos: isenção de visto de turismo por um período inferior 90 dias.

Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos: é proibida a importação de vegetais, frutas, sementes, plantas, carne, alimento para animais e produtos de origem láctea. Rigoroso controlo à chegada ao aeroporto. A entrada de animais de estimação está condicionada à emissão de um Certificado Sanitário Oficial. Para mais informações sobre o sistema alfandegário consultar https://www.ana.gob.pa/

 

Condições de segurança

Em geral o Panamá é um país seguro, mas nos últimos anos tem-se assistido a um certo deteriorar das condições de segurança sobretudo no interior.


Sendo um país considerado seguro, recomenda-se no entanto que sejam tomadas as precauções habituais em zonas turísticas, bem como, evitar transportar grandes somas de dinheiro.


Zonas particularmente complicadas: na Cidade do Panamá (bairros de Chorrillo e Curundú), a cidade de Colón na costa das Caraíbas e a província de Darién, na fronteira com a Colômbia.


Transportes

Serviço aéreo: Aeroporto Internacional de Tocumen constituí um verdadeiro “hub” aéreo e tem ligações aéreas para toda a América.

Marítimo: Canal do Panamá com dois portos (Panamá e Colon).

Terrestre: As redes de transporte são pouco eficientes mas cobrem todo o país. No centro da cidade as deslocações podem ser feitas a pé ou recorrendo a táxis locais cuja tarifa deverá ser previamente negociada ao entrar no veículo.


Cuidados de saúde

A rede sanitária é boa na Cidade de Panamá e nos principais centros turísticos. É aconselhável a subscrição de uma apólice de seguro que permita a cobertura de despesas de internamento hospitalar e situações de evacuação sanitária.

As principais cidades estão livres de malária, que é endémica em algumas regiões do país. Os casos de dengue estão a aumentar, especialmente, mas não exclusivamente, nas zonas rurais.

Segundo informação do Ministério da Saúde, têm sido registados casos de infeção pelo vírus Zika no país e o número de infetados tem vindo a aumentar. Os  casos mais recentes verificaram-se na Comarca de Guna Yala, parecendo que o vírus só se terá manifestado, por ora, naquela região. Entrada de turistas naquela comarca está por isso mesmo desaconselhada.

Recomenda-se a todos os cidadãos nacionais que se desloquem ao país a adotarem as medidas adequadas para a prevenção da epidemia deste vírus, nomeadamente o uso frequente de repelentes de insetos e a evitar as zonas afetadas.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas

- Hospital Santo Tomás - Tel: 227 4122

- Clínica Especializada - Tel: 264 1739


Comunicações

Conta com boas redes de comunicação, por cabo, fibra óptica e por satélite. 

 

Informações úteis

Secção consular da Embaixada de Portugal no Panamá

Endereço: Torre Optima, Avenida Samuel Lewis com Calle 55 Este, Piso 12, Oficina 1, Obarrio Ciudad de panamá
Telefone: +507 387-6588/9

Correio eletrónico: sconsular.panama@mne.pt

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
 http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Posto honorário de Portugal no Panamá - Consulados honorários

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail