Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Omã (Sultanato)

 

Ultima actualização: 2016-03-11

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação geral

Clima

No Verão, as temperaturas, à sombra, ultrapassam facilmente os 45º C, pelo que os melhores meses para visitar este país são de Novembro a Fevereiro.

Línguas

Árabe e inglês

Moeda local / Sistema Bancário

Moeda local: Real de Oman

As entidades bancárias funcionam normalmente. São aceites os cartões de crédito normalmente utilizados internacionalmente. O dólar norte-americano é a moeda mais utilizada.  

 

Regime de entrada e estada

É necessário visto de entrada para os titulares de passaporte ordinário, que pode ser obtido nos aeroportos e postos de fronteira terrestres. É obrigatório terem validade não inferior a 6 meses.

Os titulares portadores de passaporte diplomático, especial e de serviço estão isentos de visto.

Uma vez que este país não possui representação em território português, é aconselhável a visita ao site: - http://www.omanet.om/ 

 

Condições de segurança

 
Recomenda-se a adopção de normas de vigilância e segurança básicas, tendo-se presente que a lei islâmica é observada. Recomenda-se igualmente o respeito escrupuloso dos usos e costumes locais.
 
A posse e consumo de álcool e drogas são proibidos por Lei. No caso das drogas, a sua posse e/ou consumo são severamente punidos por Lei.
 
É recomendável precaução fora dos centros urbanos e circuitos turísticos. Pode conduzir munido da carta de condução portuguesa, desde que não seja residente. 

São desaconselhadas  todas as deslocações às regiões fronteiriças com o Iémen por motivos de segurança que incluem o risco de rapto por grupos terroristas.

São igualmente desaconselhadas as deslocações à província de Dhofar, salvo por motivos imperativos, em virtude do risco de infiltração de grupos terroristas a partir do Iémen. Qualquer deslocação à região de Dhofar deverá ser acompanhada de vigilância reforçada bem como deverão ser tomadas as devidas precauções antes da partida. Ver com utilidade a esse respeito as informações gerais importantes em: www.portaldascomunidades.mne.pt

As excursões nas regiões desérticas (Wahiba, Rub al Kahali, etc…) são potencialmente perigosas, devendo ser tomadas antecipadamente as devidas precauções e feito um planeamento adequado. A preparação e a condução no terreno das referidas excursões deverão ser entregues a guias locais especializados e conhecedores da região que disponham dos meios técnicos adequados à sua realização. Doutra maneira as excursões nas regiões desérticas são desaconselhadas.

Para se poder visitar algumas zonas do território e alguns monumentos é necessária a obtenção prévia de autorização das Autoridades Omanitas. Aconselha-se a que sejam rigorosamente seguidos e respeitados os procedimentos administrativos para a obtenção das referidas autorizações.

 

Transportes

Aeroporto Internacional: Seeb (Mascate), Salalah. 

 

Cuidados de saúde

Não existe necessidade de qualquer tipo de vacinação prévia.

A ingestão de água deve ser frequente e de preferência engarrafada.

Seguros: É aconselhável a subscrição de um apólice de seguro com validade sobre este território. 

 

Comunicações

As comunicações telefónicas são eficientes. 

 

Informações úteis

 
Não existe representação diplomática portuguesa em Oman, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Doha, Qatar.
 

Posto honorário de Portugal em Oman

Consulado Honorário em Muscat

Consulado Honorário de Portugal (endereço provisório) em Mascate:
P.O. Box 36, PC 116 Mina Al-Fahal
Al-Khuwair South
Muscat, Sultanate of Oman
Telefone: 00 968 244 99 797
Telemóvel: 00 968 99 766 196
Email: portugalconsulateoman@gmail.com

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.min-nestrangeiros.pt 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail