Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Nova Zelândia

 
Última actualização: 2016-11-15
 
 
Aviso:
 
Devem ser evitadas as deslocações não essenciais à ilha Sul da Nova Zelândia, em especial a vila de Kaikoura, devendo os turistas que já se encontram no local estarem preparados para uma mudança do itinerário.
 
Nota importante:
 
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes
 
 

Informação Geral

 
A Nova Zelândia (cuja capital é Wellington) é um país localizado no Sul do Oceano Pacífico, a sudeste da Austrália, desenvolvido, com uma democracia parlamentar estável e cujo chefe de Estado é o monarca britânico.
 
As maiores cidades são Auckland e Wellington e as infra-estruturas turísticas são abundantes.
 
Clima
 
Na capital, Wellington, as temperaturas oscilam entre 20º a 30º C no Verão (Dezembro a Fevereiro) e de 10º a 15º C no Inverno (Junho a Agosto).
 
Línguas
 
As línguas oficiais são o inglês e o maori.
 
Moeda local / sistema bancário
 
A moeda local é o dólar neozelandês.
 
Os Traveller cheques são aceites em bancos, nos maiores hotéis e em algumas lojas. Os cartões de crédito são aceites na maior parte dos locais. A rede ATM está disponível nas principais cidades. 
 
 

Regime de entrada e estada

 
As autoridades de alfândega neozelandesas são rigorosas para tentar manter o país livre de pestes e doenças que afectem plantas, animais e saúde humana, pelo que vigiam o cumprimento estrito das normas relativas à importação temporária de produtos agrícolas e de madeira, os quais são inspeccionados, tratados e, se necessário, confiscados e destruídos. Os visitantes têm que preencher uma declaração do Ministério da Agricultura e Florestas à chegada. Em consequência dos procedimentos de quarentena, os viajantes poderão sofrer atrasos à chegada.
 
Regime de Vistos
 
“A partir de novembro de 2016, aos cidadãos que requererem um visto de trabalho ou estudo através do sistema Immigration ONLINE será emitido um visto eletrónico, sem necessidade de afixação da vinheta de visto no passaporte do seu titular. Logo que o visto for autorizado, o cidadão receberá uma notificação online na sua conta de utilizador no referido sistema, devendo fazer-se acompanhar do comprovativo da mesma durante a sua viagem.  Os cidadãos poderão, posteriormente, aceder a todos os documentos e informações relativos ao seu visto em http://www.immigration.govt.nz/about-us/our-online-systems/visa-verification-service.
Mais informações poderão ser obtidas em: www.immigration.govt.nz
 
 
Os titulares de passaporte português não necessitam de visto à entrada para estadias de turismo até 3 meses, desde que preencham os seguintes requisitos:
- passaporte válido durante pelo menos 3 meses após a data prevista para a saída da Nova Zelândia;
- posse de uma passagem aérea de regresso a Portugal ou com outro destino, onde seja permitida a sua entrada;
- prova de meios financeiros suficientes para suportar os encargos decorrentes da sua estadia (cerca de 1000NZD por pessoa e por mês). 
 
 

Condições de segurança

 
Satisfatórias.
 
A grande maioria das visitas à Nova Zelândia ocorrem sem problemas e o nível de criminalidade é baixo, sendo raros os crimes violentos.
 
Contudo os visitantes estrangeiros podem ser vítimas de carteiristas e "roubo por esticão", especialmente nos aeroportos, bem como de assalto a automóveis, designadamente em conhecidas zonas turísticas. Os viajantes devem ter em consideração que a pequena criminalidade, os roubos e assaltos a viaturas podem ocorrer, sobretudo nas grandes cidades, pelo que se aconselham as usuais precauções, especialmente à noite, para evitar a criação de oportunidades neste sentido. Especial cuidado deverá ser facultado aos objectos pessoais, bagagens, mochilas, e documentos de viagem devendo ser tomadas precauções com operações bancárias em caixas automáticas.
 
Números de telefone de Emergência:
- Polícia – 111 ou 64 4 4749499
- Bombeiros – 111
- Emergência Médica – 111 
 
 

Transportes

 
Transporte aéreo
 
Boa rede de transportes aéreos e em conformidade com os “standards” de segurança da aviação internacional.
 
Transporte rodoviário
 
Boa rede de estradas. Deve-se ter em consideração que se conduz pelo lado esquerdo da faixa de rodagem e que os veículos têm volante no lado direito. Pode-se guiar com carta de condução internacional. Os transportes públicos são bons.
 
Transporte ferroviário
 
A rede ferroviária é igualmente boa, embora não existam comboios muito rápidos.
 
Transporte marítimo
 
 A rede marítima é boa. 
 
 

Cuidados de saúde

 
Não há medidas de prevenção a considerar para o país em geral. Aconselha-se a realização de um seguro de saúde em Portugal que cubra todo o período de férias na Nova Zelândia, já que a prestação de serviços de saúde, embora boa, é dispendiosa e, em regra, é exigido o pagamento adiantado.
 
Endereços dos principais Hospitais e Clínicas
 
- Auckland Hospital (Auckland) – Park Road, Grafton, Auckland. Tel. 09 3797440;
- Elizabeth Memorial Hospital (Wellington) – 130-134 Britomart Street, Berhampone. Tel. 04 3896485;
- Cashmere View Hospital (Christchurch) – 72-78 Rose Street, Spreydon. Tel. 03 3323003
 
 

Telecomunicações

 
Rede de Telecomunicações: boa, em especial nos centros urbanos. 
 
 

Informações úteis

 
Não existe representação diplomática portuguesa na Nova Zelândia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Camberra:
 
- Endereço: Suites 8 & 9, Stephen House, 32 Thesiger Court, 2600 Deakin, ACT Camberra, Austrália;
- Tel. +61 2 62604970 / +61 2 62605664 / +61 2 62812473 – Fax. +61 2 62814387 - Email: embportcamb@internode.on.net.
 
As questões de natureza consular são acompanhadas pelo Consulado-Geral em Sidney:
 
- Endereço: Level 17, 55 Clarence Street, NSW 2000 Sydney, Austrália;
- Tel. +61 2 92622199 – Fax. +61 2 92625991 - Email: mail@cgsyd.dgaccp.pt.
 
Postos honorários de Portugal na Nova Zelândia:
 
Consulado Honorário em Auckland (competente para a prática de actos de Registo Civil, Notariado, Recenseamento Eleitoral e emissão de documentos de viagem):
- Cônsul honorário: Daniel da Cunha e Silva;
- Endereço: 20 Verissimo Drive, Mangere, Auckland - P.O. Box 201080, Auckland 2150 Nova Zelândia;
- Tel. +649 2552569 - Fax +649 5238069 - Email: auckland@dgaccp.pt.
 
Consulado Honorário em Wellington:
- Cônsul honorário: Ivan W. McNicholl;
- Endereço: Suit 1, Frist Floor - 21 Marion Street Wellington - New Zealand;
- Tel. +644 3827655 - Fax. +644 3827659 - Email: consul@cawl.co.nz.
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt
 
New Zealand Tourism Board – http://www.newzealandtourism.com
 
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/
 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail