Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Níger

 

Última actualização: 2015-02-14

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação geral

Clima

Clima desértico quente e seco.

Línguas

Francês e árabe (oficial)

Outras línguas locais muito usadas.

Moeda local e Sistema Bancário

Moeda local – Franco CFA

Os cartões de crédito não são aceites, nem mesmo nos melhores hotéis ou restaurantes. Os bancos aceitam traveller cheques.

 

Regime de entrada e estada

É obrigatório o visto de entrada no Níger. 

 

Condições de segurança

Deficientes.

Os cidadãos nacionais que pretendam viajar ao Níger deverão informar-se da evolução dos últimos acontecimentos, dada a instabilidade e actos de violência que vão ocorrendo nas mais diversas regiões do país.

A travessia de zonas do Deserto do Sahara poderá revelar-se problemática, pelo que deverá ser desaconselhada.

São fortemente desaconselhadas deslocações, por via terrestre, no Níger, sobretudo quando os percursos se façam de noite, desacompanhados e/ou em estradas secundárias. Previamente, deverá igualmente indicar-se um contacto do momento da partida e da chegada ao destino, e este deverá ter conhecimento do percurso utilizado.

São desaconselhadas quaisquer deslocações às regiões do país próximas das fronteiras com o Mali, a Argélia, a Líbia e o Chade, bem como deslocações entre Niamey e o Mali, a região de Gao e as viagens a norte do paralelo 17.

O rapto de turistas europeus em 2006, e a agressão a três grupos de turistas, em Fevereiro de 2004, na região do Aïr, confirma a presença de bandos armados nestas zonas.

Aconselha-se a maior prudência quando programar uma viagem, recomendando-se que o faça através de agências de viagem profissionais que mantenham ligações com os serviços locais de segurança.

É imperativo reter ainda que as deslocações por via terrestre deverão ser realizadas em comboio (pelo menos 2 viaturas), dispor de um meio de rádio ou telefone satélite que garanta uma ligação segura para contacto com a base em caso de avaria, acidente, agressão ou problema de saúde. Deverão ainda assinalar o seu itinerário às autoridades locais e não partir sem as autorizações necessárias. Verificar, ainda, que as agências locais com quem viajam depositaram a sua respectiva rota junto das autoridades.

Deverá manter sempre na sua posse o passaporte ou autorização de residência. 

 

Transportes

Infraestrutura rodoviária – As principais cidades estão ligadas por estradas em estado razoável.

Não há grandes dificuldades em termos de abastecimento de combustivel. Em caso de acidente, deverá ser elaborado um auto pela polícia.

Para longos percursos, deverá viajar em comboio de várias viaturas e transportar alimentos, água e um kit de primeiros socorros. 

 

Cuidados de saúde

É obrigatória a vacina contra a febre amarela.

Recomendam-se as vacinas contra o tétano, polio, hepatite A e B .

Doenças endémicas – malária, meningite, gastro-entrite, hepatite e amibiase. Recomenda-se a profilaxia contra a malária.
Surto de cólera.

Na capital, Niamey, as infraestruturas médicas são limitadas. Recomendam-se duas clínicas privadas, bem equipadas e com pessoal competente:

Clínica Gamkalley – 73.20.33
Pró Santé – 72.26.50

Deverá consultar o seu médico antes de viajar sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Níger. 

 

Informações úteis

Convém respeitar a sensibilidade dos habitantes do Níger, país muçulmano, sobretudo ao nível do vestuário e dos comportamentos.

É proibido tirar fotografias a edifícios militares ou governamentais.

Deverá confirmar o seu voo 72 horas antes da partida.

O consumo de álcool é autorizado. O consumo de estupefacientes é ilegal dando origem a penas de prisão que variam entre os 5 e 10 anos.

A homosexualidade é ilegal no Níger mas tolerada, se discreta.

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa no Níger, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Abuja.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.min-nestrangeiros.pt 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail