Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Nepal

 
 

 Última atualização:  2016-09-19

Nota importante


As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

Devido ao forte terramoto que abalou o Nepal no dia 25 de abril de 2015, as infraestruturas turística e de transportes foram severamente atingidas. As zonas mais afetadas rodeiam a capital Katmandu, onde a destruição foi extensa e os acessos continuam muito difíceis, já que a reconstrução tem sido dificuldade pela instabilidade política do país.

Aconselha-se que todos os viajantes para o Nepal contactem o Gabinete de Emergência Consular (GEC) através de + 351 21 792 97 14 / 96 170 64 72 /707 20 2000 ou a Embaixada de Portugal em Nova Deli  0091 1146071001 email:embassy@portugal-india.com, informando as datas e os planos de viagem, como medida de precaução.

Informação Geral

 

Clima
Clima marcado pela Monção: entre Junho a Setembro, com as chuvas torrenciais são comuns inundações e desabamentos de terras nas regiões montanhosas. Os meses de inverno são Novembro-Fevereiro, tornando impraticáveis as deslocações nas áreas mais elevadas. Consulte o site da “Nepal Meteorological Forecasting Division“ antes de viajar ou entrar em áreas mais remotas (em inglês)


Existe grande actividade sísmica em todo o país, o qual não está devidamente organizado em termos de socorro e ajuda às zonas afectadas. A National Society of Earthquake Technology - Nepal (NSET) fornece informações sobre procedimentos em caso de sismo.


Línguas


Língua nepalesa, com compreensão limitada do inglês nos pontos mais turísticos.


Moeda local / Sistema Bancário
Moeda local: Rupia Nepalesa (NPR).


A conversão da moeda estrangeira em moeda local pode ser realizada junto de instituições bancárias ou de cambistas. Existem máquinas multibanco na maioria das cidades e pontos turísticos.


Os principais cartões de crédito são aceites em lojas e hotéis.

 

Regime de entrada e estada

É necessário visto. É possível obter o visto no aeroporto ou nas fronteiras. O documento de viagem (passaporte) deverá ter uma validade mínima de 6 meses. A prorrogação de um visto até 30 dias é realizada junto de Departamento de Imigração. Permanecer no Nepal após o visto ter caducado poderá ter por consequência a detenção policial e dar lugar ao pagamento de multas.

Condições de segurança

A instabilidade política e social vivida no país nos últimos anos, aconselha a que uma viagem ao Nepal seja cuidadosa preparada e que se obtenha a priori o máximo de informação sobre a situação no país. Regra geral a situação é calma no país, mas a instabilidade política leva a que qualquer manifestação partidária se possa degradar facilmente, ocorrendo atos de violência, sobretudo na capital Katmandu.

A precariedade das estradas leva a grandes atrasos nas viagens e cortes de abastecimento nas áreas menos centrais, sendo que a rede telefónica e de internet é ainda muito deficitária na maioria do país.

As fronteiras terrestres entre Katmandu e a Índia têm sofrido vários bloqueios, causados pela instabilidade política e de relações entre o Nepal e a Índia. As principais estradas no leste do país, abarcando o centro turístico de Pokhara e do Annapurna apresentam-se bem mais calmos e menos afetados pelo terremoto. As fronteiras terrestres com a Índia nesta zona são bastante mais pacíficas.

São recomendáveis as habituais medidas de precaução relativamente a bens pessoais. É necessário especial cuidado nas deslocações às regiões montanhosas e na escolha do respectivo guia. Apesar de se registar alguma actividade de guerrilha, com actos de violência e furtos, esta normalmente não afecta o turismo. Há que respeitar os costumes locais e códigos de vestuário.

O consumo, posse e tráfico de drogas são ilegais e estão sujeitos a sérias consequências penais.

 

Transportes

Aeroporto Internacional: Kathmandu (Tribhuvan International Airport).

Cuidados de saúde

A rede sanitária é muito deficiente. Os cuidados médicos ocidentais são caros, sendo normalmente exigido que o pagamento seja feito de imediato. É aconselhável a subscrição de um seguro de viagem que inclua situações de emergência, repatriamento para Portugal e resgate aéreo, se tencionar fazer montanhismo.


Não se deve ingerir água que não seja engarrafada e selada e alimentos crus. É importante ter em mente que o gelo das bebidas pode não ser de água potável. Aconselha-se, antes da partida, a realização de uma consulta médica de aconselhamento ao viajante.


Em caso de necessidade poderá recorrer, entre outros, aos seguintes serviços hospitalares:
Katmandu Model Hospital
P.O. Box 6064
Bagbazar, Katamandu
Tel.: +977.142.508.48


Medicare Hospital
Chabhil, Katmandu
Tel.: +977.144.670.67

 

Telecomunicações

Boa rede telefónica fixa e móvel, com excepção para as zonas de montanha.

Informações úteis

Endereços Úteis:

http://www.tourism.gov.np/

http://www.welcome2nepal.com.cn/index-2.htm

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa no Nepal. A representação diplomática com jurisdição sobre o Nepal é a Embaixada de Portugal em Nova Deli.

Número de telefone de Emergência

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Nova Deli: + (9199) 53 48.94.69. Email: consular@portugal-india.com

Posto honorário de Portugal no Nepal / Consulado Honorário em Katmandu

P.O. Box 6156, Bijuli Bazar, New Baneshwor, Kathmandu

Tel: + (977) 44 46 406

Fax: + (977) 44 44 445

Email: r@rkhetan.com

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:http://www.secomunidades.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-dos-negocios-estrangeiros.aspx

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail