Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Myanmar

 

Última actualização:  2015-10-14
 
 
Nota importante
 
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
 
 
Aviso
 
No próximo dia 8 de novembro irão realizar-se eleições gerais no país, estando atualmente a decorrer o período de campanha eleitoral. Existe a possibilidade das tensões políticas e sociais se intensificarem neste período, bem como no período pós-eleitoral. As zonas onde estejam a decorrer manifestações políticas ou grandes concentrações de pessoas deverão pois ser evitadas, assim como os locais de votos no dia das eleições. Os viajantes deverão ainda abster-se de tirar fotografias ou de filmar manifestações políticas, forças militares e policiais e respectivas instalações.
 
A título preventivo e apenas para facilitar a prestação de auxílio em caso de necessidade, aconselha-se a todos os nacionais que viajem para este país que informem previamente a Embaixada de Portugal em Bangkok e o Gabinete de Emergência Consular gec@mne.pt
 
 

 Informação Geral

 
Clima
 
O clima é tropical e quente. A estação das chuvas vai de Junho a Setembro. A estação menos chuvosa é de Dezembro a Abril.
 
Língua
 
Birmanês.
 
 
Moeda local / sistema bancário
 
A moeda local é o Kyat.
 
 

Regime de entrada e estada

 
Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrar em Myanmar excepto, desde o dia 1 de Fevereiro de 2013, para viagens de negócios, participação em eventos oficiais e efeitos de trânsito aeroportuário.
 
Os cidadãos portugueses que pretendam deslocar-se a Myanmar devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de 6 meses.
 
 

Condições de segurança

 
As condições de segurança são deficientes. São desaconselhadas deslocações à regiões de Myawadi, Tachilik-Mae Sai, ao norte de Arakan e ao Estado de Karen, que experimentam tensões étnicas ou movimentos de guerrilha.
   
 

Transportes

 
Transporte aéreo
 
Aeroporto Internacional: Yangon (ex-Rangoon).
 
    

Cuidados de saúde

 
Fora da capital, a rede sanitária é deficiente. É aconselhável a prevenção contra a malária.
 
É recomendável a subscrição de um seguro de saúde com cobertura neste país e que preveja a possibilidade de evacuação sanitária.
  
 

Telecomunicações

 
A rede telefónica fora da capital é deficiente.
 
 

Informações úteis

 
Não existe representação diplomática portuguesa no Myanimar, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Bangkok.
 
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/
 
 
Representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt
 
Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail