Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mauritânia

 

Última atualização: 2015-02-14

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação geral

Clima

Clima desértico quente e seco.

Línguas

Árabe (oficial)
Hassaniya
Outros dialectos árabes
Francês (usado nos negócios)

Moeda local / Sistema Bancário

Moeda local – Ouguiya

Regime de entrada e estada

É obrigatório o visto de entrada na Mauritânia.  

Condições de segurança

Desaconselham-se fortemente deslocações, por via terrestre, na Mauritânia principalmente quando os percursos forem de noite, desacompanhados e/ou em estradas secundárias.

Preventivamente, deverá sempre ser indicado um contacto no momento da partida e da chegada ao destino, e este deverá ter conhecimento do percurso utilizado.

Na Mauritânia são fortemente desaconselhadas deslocações na zona oriental do país (a partir de Oualata, Tichit, Ouadane, Zouerate).

A travessia de zonas do Deserto do Sahara poderá revelar-se problemática, pelo que deverá ser desaconselhada.

A criminalidade na capital, Nouakchott, é fraca mas tem vindo a aumentar, nomeadamente nos bairros da periferia e nas praias. É aconselhável não conduzir sem estar acompanhado.

O único ponto de acesso ao território da Mauritânia, a partir do território sob controlo marroquino, é a estrada costeira que chega a Nouadhibou, onde a segurança está assegurada. Quaisquer projectos de acesso através de outros itinerários são desaconselhados.

Eventuais viagens no deserto deverão ser realizadas de forma organizada, em comboio (pelo menos duas viaturas), com guia, reserva de água, alimentos e combustível. Os meios de comunicação por satélite poderão tornar-se muito úteis. Há zonas onde se verificam actos de banditismo, noutras existem minas; as autoridades locais deverão ser avisadas antecipadamente da viagem e do respectivo percurso.

Registam-se também actos de banditismo ao longo da fronteira terrestre com o Mali, a leste do 9º meridiano.


Transportes

Infraestrutura rodoviária – O estado das estradas é razoável. Contudo, dado situarem-se em zonas desérticas ou semi-desérticas são necessárias as cautelas habituais destas regiões, nomeadamente a possível falta de visibilidade devido às nuvens de areia.

Muitos condutores ignoram as regras de trânsito, o tráfico de mercadorias é intenso e os acidentes são quotidianos. Em caso de acidente, deverá prevenir a polícia para que seja efectuado um auto. O seguro é obrigatório ao entrar no país.
O aluguer de veículos é normalmente feito com o motorista incluído. Recomenda-se a utilização de viaturas "todo o terreno". Em caso de avaria ou acidente, este e a companhia de locação são inteiramente responsáveis. Se alugar a viatura sem motorista, a responsabilidade cairá sobre si próprio.

Transporte ferroviário – O comboio da "SNIM"- Companhia Nacional de Minas - , no Norte, que transporta o mineral de Zouérate a Nouadhibou aceita o transporte de viaturas e passageiros.

Transporte aéreo – A companhia nacional "Air Mauritânia" mantem ligações entre as principais cidades do país. Aconselha-se a confirmação dos voos.

Cuidados de saúde

O clima na Mauritânia é particularmente difícil em certos períodos do ano.

Verificam-se casos de raiva; é aconselhável a não aproximação aos cães de rua, que abundam na capital e nas praias.

Existem casos esporádicos de meningite. A Hepatite A e a Febre Ttifóide são endémicas. Aconselha-se a vacinação apropriada.

As condições climatéricas que prevalecem no país, nomeadamente ao longo do rio Senegal e nas zonas húmidas, favorecem a existência de mosquitos, agentes portadores da malária. Se tiver que viajar para estas zonas, recomenda-se a protecção contra as picadas através do uso de mosqueteiros, insecticidas e de vestuário apropriado, desde o anoitecer até ao nascer do sol.

Números úteis em Nouakchott:

Centro Hospitalar Nacional – 525.21.35
Hospital Militar – 525.70.15

Deverá consultar o seu médico antes de viajar sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir da Mauritânia.

Informaçõs úteis

Convém respeitar a sensibilidade dos habitantes da Mauritânia, país muçulmano, sobretudo ao nível do vestuário e dos comportamentos.

A importação, venda e consumo de bebidas alcoólicas é interdita na Mauritânia.

As leis sobre a posse de qualquer droga ilegal pode ser punida com sentença de prisão.

A homosexualidade é considerada uma ofensa.

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa na Mauritânia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Dakar.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Posto honorário de Portugal na Mauritânia - Consulado Honorário em Nouakchott - Consulados Honorários

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.min-nestrangeiros.pt

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail