Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Madagáscar

  Última actualização:  2017-10-31

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Alerta

Após a deteção de vários casos de infeção por "peste pulmonar", designadamente nas áreas rurais do interior do país mas também já em algumas cidades de Madagáscar, desaconselham-se as viagens de turismo e, no caso de viagens profissionais e/ou de deslocações inevitáveis, aconselha-se a estrita observância das regras básicas de segurança sanitária. Mais se aconselha a consulta prévia dos avisos da Organização Mundial de Saúde sobre a situação no país.

No caso de deslocação inevitável a Madagáscar, recomenda-se evitar todo e qualquer tipo de contacto com pacientes suspeitod de terem contraído "peste pulmunar", bem como tomar todas as precauções necessárias evitar picadas de pulgas, evitar grandes aglomerações de pessoas que possam potenciar a propagação da doença, assim como consultar um médico o mais rapidamente possível em caso de sintomas anómalos: febres altas,calafrios,dores corporais, debilidade, vómitos e náuseas, inflamação dos gânglios ou dificuldades respiratórias.

Mais informa que as autoridades malgaxes não condicionam a entrada dos estrangeiros a qualquer vacinação prévia, mas aconselham que os viajantes venham munidos de Boletim Internacional de vacinação. Recomenda-se que no âmbito da consulta ao viajante se informe sobre as vacinas recomendadas.

Os serviços sanitários públicos malgaxes são muito deficientes ainda que a qualidade profissional dos quadros médicos seja adequada. Persiste a falta de meios e de equipas médicas pelo que a assistência sanitária no país não é satisfatória (menos ainda nas zonas rurais). Há escassez de profissionais especializados e o acesso aos serviços privados é de custo elevado, pelo que se recomenda viajar com seguro médico internacional.

Principais hospitais em Antananarivo(capital)

1 . Hospital Joseph Raseta de Befelatanana (HJRB)

Crn Lalana Andriamifidy &Lalana Rasalimo Street, Befelatanana. Antananarivo

Província de Antananarivo .Madagáscar

telefone + 261 20 222 2384

2. Hospital Militar em Soavinandriana, Antananarivo (HjRA)

Befelatanana. Antananarivo

Telefone : + 261(0)23 397 51/ * 261(0) 32 07 230 30/* 261 (0) 32 11 050 75

Email: agr.evasan@gmail.com

3. Policlínica de Ilafy (Clinica Privada)

Andafiavaratra, Ambohitrarahaba

Telefone + 261(0) 20 22 425 66 / + 261(0) 20 22 425 6/ + 261 (0) 33 11 073 91 / + 261 (0) 32 07 243 28

Email: clinilalify@sodiat.mg

 

 

 

 

Informação Geral

Clima

Clima temperado e subtropical (capital). No entanto, podem ser encontrados microclimas e paisagens, da floresta tropical (noroeste) ao deserto (sudeste).

Língua

Francês e língua local.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o Franco de Madagáscar.

São aceites os principais cartões de crédito. Há facilidade de trocar cheques de viagem nas instituições bancárias.

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

É necessário visto, o qual pode ser adquirido à chegada para uma permanência até 30 dias.

Condições de segurança

A situação no país permanece instável e volátil, pelo que se desaconselham quaisquer viagens não essenciais a Madagáscar.

O aumento da criminalidade, particularmente de roubos na via pública, nas zonas urbanas, aconselha a adopção de medidas de segurança pessoal, que deverão ser reforçadas à noite. As áreas mais isoladas, incluindo parques nacionais e praias são por vezes alvo de bandos armados, pelo que se recomenda que sejam visitadas na companhia de um guia.

Casos de dengue têm sido reportados em algumas regiões de Madagáscar, pelo que devem ser tomadas as necessárias medidas de protecção, designadamente uso de repelente e de redes mosquiteiras.

Transportes

Transporte aéreo

Aeroporto Internacional: Antananarivo.

Cuidados de saúde

Casos de dengue têm sido reportados em algumas regiões de Madagáscar, pelo que devem ser tomadas as necessárias medidas de protecção, designadamente uso de repelente e de redes mosquiteiras.

É aconselhável a tomada de medidas preventivas contra a malária.

É necessária a máxima atenção aos alimentos e água a ingerir. Os alimentos devem estar bem cozinhados e a fruta descascada. As saladas devem ser evitadas.

É aconselhável a subscrição de uma apólice de seguro de viagem com cobertura neste território e que preveja a possibilidade de evacuação sanitária.

Telecomunicações

Satisfatórias. É possível utilizar o telemóvel nas principais cidades e estradas.

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa em Madagáscar, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Pretória.

Consulado Honorário em Antananarivo:

- Cônsul honorário: Frédéric Robert Laurent Rabesahala;

- Endereço: BP 11144 Antananarivo - 101 Madagáscar;

- Telefone: (00 2612) 02244438;

- Fax: (00 2612) 02245799.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro- http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

- http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail