Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Macedónia (Antiga República Jugoslava da Macedónia)

 

Última actualização: 2016-06-16

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

Atendendo às circunstâncias especiais que o fluxo de refugiados está a provocar na região foram acionadas medidas reforçadas de policiamento e controlo de documentação nos postos de fronteira, que podem provocar atrasos nas viagens. Esta situação tem acarretado, igualmente, congestionamento de tráfego e interrupções no funcionamento de transportes como comboios e autocarros.

Assim, aconselham-se os cidadãos nacionais que se desloquem a esta região a estarem munidos de documentos de viagem e de identificação válidos: passaporte ou cartão de cidadão (um por passageiro, incluindo crianças) e a informarem-se previamente junto das Autoridades dos países de destino das condições de acesso aos seus territórios, designadamente dos postos de fronteira que estejam operacionais e de quaisquer outras condições de segurança que aí estejam em vigor.

Chama-se a atenção para o facto de a circulação de pessoas e bens do e para o espaço europeu dever obedecer a regras de direito internacional, que são distintas das aplicáveis no interior do espaço europeu de livre circulação.

Informação Geral

A Antiga República Jugoslava da Macedónia ocupa uma área de 25713 km2, tem cerca de 2 milhões de habitantes de várias etnias (66% macedónios, 23% albaneses, 4% turcos, 2.2% romas, 2.1% sérvios e 2.4% outras etnias) e faz fronteira com a Albânia, Bulgária, Grécia, Sérvia e Kosovo. As cidades mais importantes são, além da capital Skopje, Kumanovo, Bitola e Prilep.

Clima

Clima continental, com Invernos frios e temperaturas negativas, e verões quentes e húmidos.

Língua

A língua oficial é o macedónio, falado por 70% da população. 21% da população fala albanês e 9% divide-se pelo turco, servo-croata e outras.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o dinar, dividido em 100 deni. É permitida a circulação de moeda estrangeira, sendo no entanto exigida a sua declaração na fronteira.

É recomendável viajar com dinheiro efectivo mas os cartões de crédito são geralmente aceites e existe uma rede ATM razoável.

Banco Nacional da Antiga República Jugoslava da Macedónia – www.nbrm.gov.mk

Regime de entrada e estada

As autoridades exigem passaporte válido por 6 meses, não sendo necessário visto para estadias inferiores a 90 dias.

As autoridades da Antiga República Jugoslava da Macedónia exigem que os viajantes declarem os montantes de moeda entrada no país, sob risco de a mesma ser apreendida à saída do país.

Condições de segurança

Razoáveis.

Após os conflitos interétnicos de 2001, a situação tende a estabilizar na Antiga República Jugoslava da Macedónia. É necessária atenção particular em toda a região fronteiriça a norte da capital Skopje, Tetovo, Gostivar e Kumanovo.

É proibido fotografar instalações militares ou consideradas de segurança.

Outras informações importantes

Números telefónicos de emergência:

- Policia – 192

- Bombeiros – 193

- Ambulâncias – 194

- Assistência na estrada – 196

Transportes

Transporte rodoviário

A rede viária principal encontra-se em condições gerais razoáveis.

Para viajantes em viatura automóvel é exigido um seguro automóvel internacional (Carta Verde) com cobertura e menção relativa à Antiga República Jugoslava da Macedónia.

Transporte ferroviário

A rede ferroviária é satisfatória, havendo ligações entre as principais cidades da Antiga República Jugoslava da Macedónia e Salónica (Grécia).

Cuidados de saúde

O sistema sanitário apresenta algumas carências. Não são requeridas vacinas obrigatórias.

Aconselha-se a realização de um seguro de saúde.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas

- Hospital Clínico de Skopje:  00389 2 3147147

Telecomunicações

Existem várias redes de telefones móveis (GSM) com possibilidade de “roaming”.

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa na Antiga República Jugoslava da Macedónia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Belgrado.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Ministério dos Negócios Estrangeiros – www.mnr.gov.mk

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail