Última actualização: 2020-04-08

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

COVID-19 - Encerramento Fronteiras e prolongamento período encerramento espaços públicos até dia 27 de abril

As autoridades lituanas anunciaram o encerramento temporário das fronteiras até ao próximo dia 27 de abril. Apenas será permitida a entrada de cidadãos estrangeiros nas seguintes condições:


- Cidadãos estrangeiros que possuam uma Autorização de Residência na Lituânia ou que tenham familiares directos a residir no país.
- Funcionários diplomáticos que desempenhem funções em Embaixadas ou Organizações Internacionais, incluindo NATO, bem como respetivos membros do agregado familiar
- condutores de veículos de transporte comercial responsáveis por entregas de bens

Solicitamos ainda a melhor atenção para as instruções partilhadas pelo Ministério da Saúde da Lituânia através dos seguintes links, que são igualmente alvo de atualizações regulares:


http://sam.lrv.lt/en/ (versão em língua inglesa);
http://sam.lrv.lt/lt/naujienos/koronavirusas

 

Outros contactos úteis:

Coronavírus hotline 1808 (linha gratuita 24 horas, ligação a partir de território lituano)
Linha do Centro de Saúde Pública (ligações a partir de território lituano ou do estrangeiro) +370 618 79984 e +370 616 94562 (24 horas).

Contacto correio eletrónico: koronavirusas@sam.lt

As autoridades lituanas têm vindo a reforçar as medidas de contenção e mitigação no combate ao coronavírus. 

Foi decretado o encerramento das escolas e outros espaços públicos até dia 27 de abril.

Foram reforçadas as condições de rastreio de passageiros nos aeroportos (e nos postos de fronteira), sendo todos os passageiros registados e testados à chegada. Passou a ser obrigatório período de quarentena (14 dias) para todos os viajantes que regressem do estrangeiro.


O Ministério dos Negócios Estrangeiros lituano está a recomendar a todos os residentes na Lituânia para que se abstenham de viajar para qualquer destino no estrangeiro. Regista-se ainda um aumento muito significativo do número de cancelamento de voos tendo como destino ou ponto de partida a Lituânia, pelo que recomendamos a manutenção de contactos regulares com as companhias aéreas ou agências de viagens através das quais foram feitas reservas de viagem.
Solicita-se a melhor atenção dos cidadãos nacionais que residam na Lituânia ou que pretendam viajar para aquele país para as informações oficiais partilhadas pelas competentes autoridades lituanas, disponíveis através dos seguintes links, que são objeto de atualizações regulares:
https://urm.lt/default/en/important-covid19
http://sam.lrv.lt/en
http://sam.lrv.lt/lt/naujienos/koronavirusas (versão em lituano)

 

Consulado Honorário em Vilnius

Cônsul Honorário: Senhor Dalius Raškinis

Morada: K. Donelaicio str. 79-1

LT-44249 Kaunas

Lituânia

Telefone: (+370) 37 32 11 14

Fax: (+370) 37 322 467

Email: dalius.raskinis@etkc.lt

  • Partilhe