Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Lituânia

 

Última actualização: 2016-11-29

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação geral

Clima

Clima continental. Temperaturas médias: +3 a -5 (inverno) e 16 a 17 (verão).

Línguas

Lituano. O inglês é falado pelas gerações mais novas, sobretudo na capital, Vilnius.

Moeda local / Sistema Bancário

Moeda local: Euro.

Os cartões de débito e crédito estrangeiros são aceites quer nas caixas multibanco, quer na generalidade dos hotéis, lojas e restaurantes.

 

Regime de entrada e estada

Os cidadãos nacionais necessitam de documento de identificação/cartão de cidadão ou passaporte válido para viagens até 90 dias por semestre.


Para estadias superiores a 3 meses deve ser solicitada autorização de residência junto dos serviços de migração do Ministério da Administração Interna lituano (consulte o link em inglês: http://www.migracija.lt/index.php?-1538558935)

 


Condições de segurança

A Lituânia constitui um país seguro, com uma taxa de criminalidade relativamente baixa. Ocorrem no entanto episódios de assaltos a turistas, sobretudo na época do Verão, mas que na generalidade não são violentos.

Deve ser prestada particular atenção ao estacionamento de veículos em zonas mais isoladas/pouco iluminadas, e evitar deixar objetos de valor dentro das viaturas.

Em caso de roubo ou perda de documentos, deve deslocar-se à esquadra de polícia mais próxima para efetuar o registo da ocorrência.

É aconselhável que os viajantes se encontrem sempre munidos de cópias dos seus documentos de identificação (Cartão de Cidadão, Passaporte).

 

Transportes

A Lituânia dispõe de três aeroportos internacionais (Vilnius, Kaunas e Palanga).

A rede de transportes ferroviária e rodoviária funciona de forma satisfatória, sendo importante confirmar a validação dos bilhetes no início de cada viagem.

O transporte de táxi é na generalidade seguro, devendo no entanto confirmar sempre que o taxímetro se encontra ligado. Desaconselha-se a utilização de táxis não registados. Se estiver hospedado num hotel, deve preferencialmente chamar um táxi através dos serviços de recepção.

A qualidade da rede de estradas na Lituânia é muito variável, sendo de notar a prevalência de uma taxa elevada de acidentes rodoviários graves ou muito graves.

A utilização de pneus de inverno é obrigatória entre 1 de Novembro e 1 de Abril. As viaturas devem manter sempre os faróis médios iluminados.

Os condutores devem igualmente estar sempre munidos do livrete/documentos originais da viatura, não aceitando as autoridades lituanas a apresentação de cópias.

Os limites de velocidade, salvo eventual atualização futura, são os seguintes: 50 Km/h nas cidades; 90 Km/h nas estradas secundárias; 110 Km/h nas autoestradas.

É fortemente desaconselhada a ingestão de bebidas alcoólicas em caso de condução de veículo motorizado. A taxa legal máxima autorizada é de 0.4 mg/ml para os condutores com mais de dois anos de carta de condução.

Os condutores de veículos comerciais/pesados e condutores com menos de 2 anos de carta não podem ingerir qualquer quantidade de álcool. As infrações são punidas com multas elevadas e/ou pena de prisão efetiva.

A aquisição e posse de drogas são punidas com penas de prisão entre 3 e 10 anos.

 

Cuidados de saúde

É aconselhada a prevenção contra a encefalite da carraça através de vacina, na sequência da deteção de casos de infeção em certas zonas florestais na Lituânia.

Urgências médicas: Hospital Universitário Santariškes (Vilnius): +370 5236 5000 http://www.santa.lt/index.php?option=com_content&view=article&id=107&Itemid=379

 

Informações úteis

Notas:

Número geral de emergência: 112

Bombeiros: 01

Polícia: 02

Médico/Ambulância: 03

Não existe representação diplomática portuguesa na Lituânia sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Copenhaga, Dinamarca.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.min-nestrangeiros.pt

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail