Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Líbano

Última actualização: 2015-11-18

Nota importante:

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes

Aviso

 O centro de Beirute tem sido marcado nos últimos dias por manifestações e protestos contra a falta de recolha do lixo e por confrontos violentos com as forças de segurança. Sendo expectável que estes incidentes continuem recomenda-se prudência acrescida nas deslocações, em particular no centro da cidade, e que sejam evitadas todas manifestações.

Desaconselham-se todas as viagens não essenciais.

Informação Geral

Clima

Clima mediterrâneo. Neve nas terras altas durante os meses de Dezembro a Fevereiro.

Língua

A língua oficial é o árabe. O inglês e o francês são falados por grande parte da população.

Moeda local / sistema bancário

Os bancos estão abertos toda a semana, excepto ao Domingo, das 8:00 às 13:00h e os cartões de crédito são aceites na generalidade.

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

Os nacionais portugueses necessitam de visto para entrar no Líbano. Os vistos de curta duração são concedidos pelas Embaixadas e consulados libaneses, bem como no aeroporto de Beirute e em todos os postos fronteiriços do país.

As autoridades libanesas não admitem a entrada de viajantes com vistos (válidos ou não) para Israel, ou com registos de visita àquele país nos respectivos passaportes. De notar, também, que cidadãos com passaportes nacionais emitidos pelos serviços da Embaixada de Portugal em Israel poderão ser igualmente sujeitos ao mesmo tipo de constrangimentos.

À saída do país, o turista deverá pagar uma taxa de valor variável.

Condições de segurança

Desaconselham-se todas as deslocações não essenciais ao Líbano. As condições de segurança no Líbano têm-se vindo a deteriorar e o agravamento da situação na vizinha Síria ou as relações com Israel recomendam uma ponderação dos viajantes sobre a urgência e a pertinência da deslocação.

Desaconselham-se quaisquer deslocações às áreas próximas da Síria que se encontra em guerra civil, a campos de refugiados palestinos, e às áreas fronteiriças com Israel, porquanto o actual regime libanês é visto com desconfiança por aquele país e ocorrem incidentes frequentes.

Em Beirute também se têm verificado situações de violência e atentados terroristas. Quem viaja para o Líbano deve manter-se informado e acompanhar de perto os desenvolvimentos políticos e de segurança.

Transportes

Viajar de avião

Aeroporto Internacional: Beirute.

Cuidados de Saúde

A rede sanitária apresenta carências, sendo aceitável nos grandes centros urbanos. Recomenda-se o consumo de água engarrafada.

É recomendável a assinatura de um seguro que cubra todo o tipo de despesas médicas, incluindo o internamento hospitalar e válido para todo o território libanês.

Telecomunicações

As comunicações telefónicas são boas nas redes fixa e móvel.

Informações úteis

Não existe Embaixador residente no Líbano, o Embaixador de Portugal na República de Chipre estando acreditado como Embaixador não residente junto da República do Líbano; os assuntos deste país são acompanhados assim pela Embaixada de Portugal em Nicósia. Apenas existe um Consulado Honorário, em Beirute:

- Cônsul honorário: André Boulos

- Endereço: Ashrafieh Sassine Square, Sassine Building, 3rd floor, Beirute

- Tel: +961 1200451 / 1200615

- Fax: +961 1200450

- email: andreboulos@idm.net.lb.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:  http://www.portaldascomunidades.mne.pt/          

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail