Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Lesoto

 

Última atualização: 2014-09-08

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso:

Na sequência de uma alegada tentativa de golpe de estado, a situação política no país permanece instável e imprevisível.

 

Informação geral

A segurança no Lesotho deteriorou-se assinavelmente, pelo que se aconselha ponderada decisão e particular cautela nas eventuais deslocações àquele País. Viagens de turismo devem ser evitadas.

Clima

As temperaturas variam de 32º a -7º.
Verão, de Novembro a Fevereiro; Inverno de Maio a Agosto.
 
Línguas
 
Inglês
Sesoto
 
Moeda local / Sistema Bancário
 
Moeda local - Loti
Maloti (plural)
Dividido em 100 Lisenti. 
 
 

Regime de entrada e estada

 
Não é necessário em visto de entrada. Basta o passaporte com um prazo de validade de, pelo menos, 6 meses. 
 
 

Condições de segurança

 
Satisfatórias.
 
Deverá manter as cautelas habituais, tais como: não se deslocar com objectos de valor, viajar de preferência com alguém que conheça o país, não circular durante a noite e não estacionar em locais com pouca luz.
 
Como em todas as regiões montanhosas, as condições meteorológicas podem-se alterar rapidamente e perturbar as deslocações. As trovoadas são muito violentas fazendo vitimas todos os anos. 
 
Números úteis:
Polícia – Tel: 123 / 223.317.263
Hospital – Tel: 121
Bombeiros – Tel: 122 
 
 

Transportes

 
Infraestrutura rodoviária – As estradas encontram-se em condições razoáveis, mas deverá evitar conduzir à noite. As intempéries tornam por vezes as pistas impraticáveis e perigosas, mesmo para os veículos “todo o terreno”. Em caso de acidente, se verificar um ajuntamento de pessoas, deverá prosseguir, parando no próximo posto de polícia. Deverá manter as portas trancadas por dentro e janelas fechadas. Se for atacado, não deverá resistir. 
 
 

Cuidados de saúde

 
O Lesoto tem um grande taxa de cidadãos infectados com o vírus da Sida.
 
Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Lesoto.
 
Números úteis:
Hospital privado de Maseru - Tel: 27.51.444.15.09
Hospital Queen Elisabeth II – Tel: 22.322.501 
 
 

Informações úteis

 
A posse ou consumo de droga são severamente punidos por lei. 
 
Notas:
 
Não existe representação diplomática portuguesa no Lesoto, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Pretória. Para os assuntos consulares, deverá consultar o Consulado-Geral em Joanesburgo.
 
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
 
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail