Última actualização: 2016-11-22

 

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso
O Japão é um país muito seguro e acolhedor, onde o turismo está em franco desenvolvimento.
Fenómenos naturais como sismos, maremotos, erupções vulcânicas ou tufões ocorrem contudo com relativa frequência, razão pela qual é importante conhecer, previamente, os procedimentos básicos de emergência a adoptar nestas situações, bem como fornecer a familiares e amigos os contactos do local onde ficará alojado.
Para períodos de permanência mais alargados, mesmo que não de residência, é altamente recomendável que contacte a secção consular da Embaixada de Portugal em Tóquio para se registar, a fim de poder ser concedido todo o apoio consular em caso de eventual emergência.

O Governo Metropolitano de Tóquio disponibiliza em http://www.seikatubunka.metro.tokyo.jp/en/bosai.html
um manual detalhado em inglês, com normas a respeitar e conselhos a seguir em caso de um sismo de grandes proporções.

Existem igualmente apps disponíveis para smart-phones e tablets com informação útil, em inglês, que pode ser descarregada em
Android : https://play.google.com/store/apps/details?id=jp.co.rcsc.safetyTips.android
iPhone : https://itunes.apple.com/jp/app/safety-tips/id858357174?mt=8

Informação adicional e serviços de alerta estão igualmente acessíveis na página da Japan Meteorological Agency
http://www.jma.go.jp/jma/indexe.html
pelo que se recomenda a sua consulta periódica.

Em caso de emergência, a página da Embaixada de Portugal em Tóquio http://www.embaixadadeportugal.jp
e a página informativa no Facebook https://www.facebook.com/Embaixada.de.Portugal.em.Toquio
transmitirão informações actualizadas e instruções para os cidadãos nacionais que visitem ou residam no Japão.

Tendo em conta o acidente nuclear de Fukushima, que se seguiu ao sismo de 11 de Março de 2011, as áreas identificadas pelas autoridades japonesas no mapa de seguida indicado não devem ser visitadas:
http://www.meti.go.jp/english/earthquake/nuclear/roadmap/pdf/150905MapOfAreas.pdf
Fora das áreas delimitadas, a situação encontra-se normalizada, não se registando problemas de saúde pública, transporte ou comunicações.
Relativamente a eventuais receios de contaminação dos alimentos produzidos na região afectada pelo acidente nuclear que se seguiu ao sismo, importa referir que o governo japonês exerce um controlo apertado sobre todos os produtos colocados no mercado, não havendo registo de riscos acrescidos para a saúde humana.

A secção consular da Embaixada portuguesa encontra-se também disponível para qualquer esclarecimento através do endereço de correio electrónico: consular@portugal.jp.net

 

Lista de Países