Última actualização: 2019-11-12
 
Nota importante
 

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Avisos

16 de outubro 2019

O vulcão do Monte Merapi, localizado na província de Java Central e a norte da região especial de Yogyakarta (na ilha de Java) entrou em erupção no passado dia 14 de outubro, registando-se a emissão de cinzas a atingirem os 3 mil metros. De acordo com a Agência Nacional de Mitigação de Desastres (BNPB), a atividade vulcânica permanece de baixa intensidade (nível 2 numa escala de 4), tendo sido, no entanto, decretada uma área de segurança abrangendo 3 Km em torno do vulcão.

A título de prevenção, as pessoas com viagens marcadas para a região devem: monitorizar a evolução da situação através do website da BNPB (https://bnpb.go.id/en), prestar atenção às instruções das autoridades locais e evitar a área de segurança demarcada; a efusão de cinzas e o fumo, bem como a influência de mudanças na trajetória dos ventos, podem causar, de forma intermitente, a interrupção do funcionamento de alguns aeroportos e conduzir ao cancelamento de voos, em particular, nos aeroportos de Adisutjipto (JOG, Yogyakarta), Adi Soemarno (SOC, Surakarta) e Ahmad Yani (SRG, Semarang). Mantenha-se em contacto com a sua agência de viagens, linha áerea ou com o aeroporto, de forma a receber informação atualizada sobre os seus voos.

 

19 setembro 2019 

Tem-se registado um grande número de incêndios florestais nas ilhas de Kalimantan (Bornéu) e Sumatra, que têm provocado uma degradação grave da qualidade do ar em níveis potencialmente prejudiciais para a saúde, com fenómenos de smog que têm vindo a afetar, inclusivamente, países vizinhos. A falta de visibilidade gerada por esta situação tem provocado alguns atrasos e cancelamentos de voos, assim como encerramento de aeroportos. Recomenda-se que sejam tomadas as devidas precauções aquando de viagens para zonas afetadas..

 

Outros Avisos:

 Antes de viajar:
• Faça um seguro de viagem abrangente antes da partida. O atendimento em clínicas na Indonésia pode revelar-se bastante oneroso, com complicações em caso de falta de pagamento, e quando estas não reúnam condições suficientes para o tratamento de determinados problemas, a necessidade de evacuação para outros pontos apresenta custos avultados. Verifique ainda se este cobre o risco de erupção vulcânica.

• Esteja preparado para ter atrasos. Elabore um plano de contingência para o caso do seu regresso ser adiado.

• Verifique que tem dinheiro suplementar para pagar mais uma semana de hotel, no mínimo, caso seja necessário.

• Verifique que deixa uma margem de segurança no tempo restante do seu visto de estada na Indonésia.

• Tenha à mão os contactos do seu agente de viagens e/ou companhia aérea, para o caso de precisar.

• Traga suficientes reservas dos seus medicamentos habituais, junto com a prescrição médica, pois há restrições à entrada de medicamentos.

• Compre, antes de vir, e esteja munido/a de uma máscara facial com proteção contra nuvem tóxica de cinzas e gases.

• Consulte a presente página antes de viajar para a Indonésia, recomendando aos seus companheiros de viagem que o façam igualmente.

• Faça o registo da sua viagem e tenha acesso a informação atualizada usando o seu smartphone, através da app “Registo Viajante” aqui:

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/destaques/675-app-registo-viajante

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.armis.appregistoviajante

https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?mt=8

  • Informe ainda da sua viagem a Embaixada de Portugal em Jacarta, e, complementarmente, o Gabinete de Emergência Consular, utilizando, respetivamente, os seguintes endereços de e-mail: sconsular.jakarta@mne.pt; gec@mne.pt. No e-mail que escrever, forneça dados que considere úteis, como um contacto telefónico acessível na Indonésia ou um ponto de contacto de emergência em Portugal.

 


                     

  • Partilhe