Última atualização:  18/02/2020

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Avisos

Coronavírus COVID-19 (Atualizado a 18/02/2020)

Na sequência do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (COVID-19), recomenda-se prudência nas deslocações aos países que se encontram geograficamente próximos da China. Os viajantes devem seguir as recomendações das Direção-Geral da Saúde (DGS), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades de saúde locais. Recomenda-se ainda a leitura atenta do aviso dedicado a este tema.

Os cidadãos portugueses que tenham estado na China a partir de 15 de Janeiro não deverão viajar para a Índia, mesmo que tenham um visto válido, uma vez que as autoridades indianas declararam que pessoas nessas circunstâncias não serão admitidas na Índia pelo risco de possível contágio com o Coronavirus.

* Caso ache que foi exposto ao vírus ou tenha sintomas que possam indicar que se encontra afetado o Governo indiano disponibiliza a seguinte linha telefónica: + 91 11 23 97 80 46 .

 

Situação no Estado de Assam

O Governo indiano prepara-se para aprovar uma nova Lei de nacionalidade que tem sido contestada por várias minorias do país. Tem ocorrido vários protestos nas grandes cidades por todo o país, em áreas de maioria muçulmana e em todo o território do Estado de Assam de outros Estados do Nordeste Indiano. Algumas das manifestações tem sido violentas, e em várias partes do país as autoridades cortaram o acesso à internet e comunicações móveis, bem como estradas e outros meios de transporte.

 Sugere-se prudência caso se encontre em alguma região afectada por protestos, monitorização constante dos media locais, pedir conselhos e seguir as recomendações das forças de segurança indianas e preparar mais tempo para deslocações dentro da Índia, incluindo deslocações aéreas.

Situação em Jammu e Cachemira: O Governo Indiano adoptou recentemente medidas que alteram o estatuto constitucional do Estado de Jammu e Caxemira. As comunicações naquele Estado, incluindo telefones, redes sociais e internet encontram-se cortados por razões de segurança pelo Governo Indiano. O risco de perturbações à ordem pública, manifestações violentas e ataques terroristas é elevado. Desaconselha-se qualquer viagem a Caxemira, especialmente à cidade de Sri Nagar e arredores. Sugere-se a eventuais cidadãos nacionais presentemente em Caxemira que ponderem a necessidade de lá permanecer, e que monitorizem regularmente as opções de saída daquele território indiano.

Alerta malária e dengue no Estado de Goa: As autoridades sanitárias do Estado de Goa têm vindo a alertar para o aumento significativo do número de casos de malária e dengue em todos os distritos do Estado, com particular incidência em zonas lacustres e pantanosas.

 

 

 

  • Partilhe