Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Islândia

 

 

Ultima actualização: 2015-03-02

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação geral

Clima

O clima da costa da Islândia é oceânico subpolar: os verões são frescos e curtos, os invernos suaves com temperaturas medias a rondar os 0ºC.

As temperaturas no país são amenas comparadas com outras regiões na mesma latitude devido à corrente marítima do Golfo, cujo fluxo de água quente faz com que os invernos sejam menos rigorosos.

No verão os dias são longos, sendo que no final de junho escurece (nunca é totalmente noite) à meia-noite e amanhece às 3 da manhã. As auroras boreais podem ser visualizadas desde o final do mês de agosto. No inverno as noites são longas, invertendo-se as horas com luz solar. O clima no sul é mais quente do que no norte do país, porem húmido e ventoso.

O centro da ilha tem temperaturas mais baixas devido à sua elevada altitude e por isso é inabitado.

Línguas

A língua oficial é o islandês.

Moeda local/ Sistema Bancário

A moeda local é a coroa islandesa. A taxa de câmbio poderá ser consultada no seguinte site: www.bportugal.pt

O sistema bancário é bom e eficaz. Os principais cartões de crédito são aceites.

 

Regime de entrada e estada

Regime de Vistos: A Islândia associou-se aos Acordos de Shengen, não sendo por isso necessário visto. Basta ser titular de um bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte.

A Islândia pertence ao Espaço Económico Europeu (EEE) pelo que os nacionais portugueses podem  residir ou trabalhar sem qualquer permissão especial, durante três meses, sem necessitar de registar a sua morada legal e até seis meses caso estejam à procura de trabalho. Terminado este tempo deverão registra-se no Registro Nacional,  tendo para isso que cumprir o requisito de ter meios suficientes de manutenção do próprio.

Para informações sobre empregos aconselha-se a consulta do site:

 http://www.storf.is/storf/index/index#.VPBwxykganQ

Para mais informações sobre a Islândia aconselha-se o site:

http://www.iceland.is

 

Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos: Existe restrição aduaneira à entrada de bebidas alcoólicas, tabaco, plantas, medicamentos e alimentos. É proibida a entrada de armas de fogo, objetos cortantes, narcóticos, drogas e alimentos frescos.

 


Condições de segurança

Propícias.

 

Transportes

O aeroporto internacional de Keflavík encontra-se a cerca de 50 minutos de autocarro do centro de Reiquiavique.

Existe uma rede de autocarros que cobre a ligação entre as principais cidades. Também estão disponíveis diversos serviços de aluguer de viaturas. Devido à geografia peculiar do país recomenda-se a leitura do site: http://www.visiticeland.com/plan-your-trip/getting-around/driving-in-iceland, onde constam informações sobre a condução na Islândia. Existe uma boa rede de ferry-boats.

Segurança Rodoviária - Recomenda-se a obtenção de seguro automóvel adequado antes de viajar. É suficiente a carta de condução portuguesa ou da EU/ EEA, não sendo necessária carta internacional. É ainda obrigatório: a) o uso de pneus de inverno, no período compreendido entre 1 de Novembro e 14 de Abril (as datas exactas poderão variar de ano para ano), caso se conduza fora das cidades. b) ter faróis (médios) sempre ligados As multas por excesso de velocidade são muito elevadas. Se pretender conduzir nas regiões mais montanhosas da Islândia, consulte o site www.vegagerdin.is para se certificar que as entradas estão abertas ao tráfico. A legislação relativa a condução sob efeito de bebidas alcoólicas é aplicada severamente.

 

Cuidados de saúde

Recomenda-se a obtenção de um seguro abrangente, médico e de viagem, antes de viajar.

Dado que a Islândia, tal como Portugal, pertence ao Espaço Económico Europeu (EEE), os cidadãos portugueses estão cobertos por sistema de saúde para tratamentos de emergência. Para o efeito é necessário fazer-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Saúde (CESD), o qual deverá obter em Portugal. Este documento não substitui o seguro médico de viagem, mas dá-lhe o direito de, em caso de emergência, receber o mesmo tipo de assistência médica usufruída pelos islandeses.

O Cartão Europeu de Seguro de Saúde também não cobre repatriações por razões médicas, nem tratamentos prolongados ou que não constituam uma emergência.

Apesar da qualidade dos serviços de saúde, as distâncias entre os diferentes centros podem ser significativas. A maioria das povoações dispõe de um centro médico, mas, para os casos mais sérios é necessário recorrer a ambulâncias ou a meios aéreos para chegar ao hospital em Reiquiavique ou Akureyri.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

- Hospital Universitário de Landspitali – Fossvogur. Tel. 00 354 525 1000 

 

Comunicações

Existe uma boa rede de telecomunicações, sendo a Iceland Telecom Inc. e a TalINc. As principais empresas de telecomunicações. A utilização de telemóveis portugueses, desde que devidamente adequados a redes de telecomunicações internacionais, não levanta qualquer problema.


Informações úteis

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia – Raudarárstigur, 25, 150 Reykjavik – Iceland.

Endereços úteis:

- Comissão Islandesa de Turismo – www.icetourist.is  

- Câmara de Comércio Islandesa – www.chamber.is/english/

- What's on in Iceland – www.whatson.is

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa na Islândia, recaindo os assuntos relativos a este país no âmbito da competência da Embaixada de Portugal em Oslo.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/ 

 

Posto honorário de Portugal na Islândia

Consulado Honorário em Reiquiavique

Cônsul honorário: Helga Lára Gudmundsdóttir

Brekkugerõi 5, 108 Reiquiavique - Islândia

Telefone: +(354) 8600407

Fax: +(354) 5854390

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

http://www.min-nestrangeiros.pt

 

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail