Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Gana

 

Última atualização: 2015-02-14

 

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação geral

Clima

Clima tropical húmido com duas estações de chuva (Abril/Maio e Agosto/Outubro). A temperatura situa-se entre os 25 e 30 º durante todo o ano. Existe em Accra um microclima caracterizado por um regime de pouca precipitação.

Línguas

Inglês
75 dialectos locais.

Moeda local / Sistema Bancário

Moeda local – Cedi.

Os cartões de crédito são aceites nos grandes hotéis e em algumas lojas, mas registam-se casos de fraude. Traveller cheques podem ser trocados nos grandes hotéis e nos bancos.


Regime de entrada e estada

É obrigatório o visto de entrada.


Condições de segurança

Razoáveis.

Deverá tomar especial atenção no aeroporto internacional de Accra. Registam-se casos de furto de documentos e de bagagem. Caso tenha de utilizar um táxi, escolha um oficialmente identificado. A mesma precaução se aplica em relação aos bagageiros (todo o pessoal permanente do aeroporto está devidamente identificado com um cartão que inclui uma foto).

Na capital, Accra, deverá evitar os bairros populares de Nima ou Jamestown à noite. É igualmente aconselhável não utilizar um táxi sozinho durante a noite. Ocorreram já incidentes contra estrangeiros.

Embora não se registem problemas de grande gravidade, o crime tem vindo a aumentar em todo o país, particularmente na região de Accra, pelo que devem ser adoptadas as precauções habituais.

Os cidadãos nacionais que pretendam viajar ao Ghana deverão informar-se da evolução da situação político/social no país.

Número de Emergência: Tel - 999
Policia :Tel - 191
Ambulâncias :Tel - 192
Bombeiros: Tel - 193

Transportes 

Infraestrutura rodoviária – É recomendável não circular durante a noite, fora das principais cidades. O estado das estradas é fraco, sem iluminação e com cortes inesperados.

Horário de abertura dos postos fronteiriços:

Com o Togo – das 6.00 ás 22.00 horas

Com o Burkina Faso – das 6.00 ás 18.00 horas

Com a Costa do Marfim – das 6.00 ás 18.00 horas

Transporte aéreo – A companhia nacional "Ghana Airways" é pouco confiável. Os voos são constantemente alterados ou cancelados à última da hora. Recomenda-se que reconfirme sempre o seu lugar (com um carimbo no bilhete) na respectiva companhia aérea onde viaja. Deverá chegar ao aeroporto pelo menos 2 horas antes da hora prevista da viagem.

Cuidados de saúde

As infraestruturas médicas são débeis no Ghana.

É obrigatória a vacina contra a febre amarela (a certificação pode ser solicitada no aeroporto). Vacinas recomendadas: hepatite A e B, febre tifóide, meningite. É ainda aconselhável a profilaxia contra a malária.

A SIDA tem vindo a aumentar no Ghana.

Números úteis:

Accra

Militar Hospital – Tel: (021) 77.61.11
Trust Hospital – Tel: (021) 77.67.87 / 77.71.37
Nyaho Clinic – Tel: (021) 77.52.91 / 77.53.41
North ridge Clinic – Tel: (021) 22.73.28

Kumasi

Komfo Anokye Teaching Hospital – Tel: (051) 22.300/1/2
Takoradi/Sekondi
Effia Nkwanta Hospital – Tel: (031) 23.151

Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Ghana.

Informações úteis

A venda e consumo de álcool é legal no Ghana.

A detenção e uso de estupefacientes são duramente punidos por lei.

A homosexualidade é ilegal.

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa no Ghana sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Abuja.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Postos honorários de Portugal no Ghana

Consulado Honorário em Accra
Cônsul honorário: António José Matos Fernandes
Chancelaria: C2 Jogis Estates Community, 3 Tema - Ghana
Telefone: + (233) 220215114
Fax: + (233) 22207283
E-mail: consulghluso@yahoo.com 

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.min-nestrangeiros.pt 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail