Última atualização: 17/03/2020

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

Fronteiras (17/03/2020)

Segundo as informações disponíveis não há restrições na fronteira entre França e Espanha quanto à passagem de Portugueses com residência em Portugal. Muna-se do seu documento de identificação para a passagem dos controlos de fronteiras, bem como da declaração disponível em https://www.interieur.gouv.fr/Actualites/L-actu-du-Ministere/Attestation-de-deplacement-derogatoire-et-justificatif-de-deplacement-professionnel para justificar a sua deslocação em território francês. Se não a conseguir imprimir, pode elaborar à mão. 

Coronavírus COVID-19 (atualização a 15/03/2020)

Na sequência da disseminação da doença por novo coronavírus (COVID-19), o governo francês adotou várias medidas a nível nacional tendo em vista a contenção da epidemia.

Estas passam pela proibição de ajuntamentos de mais de 100 pessoas, (50 em algumas regiões), limitação de transportes públicos e encerramento de todos os estabelecimentos não essenciais, com exceção de supermercados, farmácias, bancos, tabacarias e bombas de gasolina.

A situação é muito volátil, não sendo de excluir a adoção de medidas mais restritivas, razão pela qual deslocações a França devem ser de preferência adiadas.

Siga as recomendações das autoridades francesas disponíveis aqui, mantendo presente que deve:

  • Lavar frequentemente as mãos, esfregando-as bem durante pelo menos 40 segundos;
  • Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
  • Evitar contato próximo com pessoas com sinais e sintomas de infeções respiratórias agudas; 
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido;
  • Tentar manter, na medida do possível, uma distância de pelo menos 1 metro em relação a outras pessoas;
  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar
  • Evitar tocar nos olhos , no nariz e na boca com as mãos ( podem estar sujas e poderão ter tocado secreções respiratórias)

Em caso de dúvida consulte os postos consulares da área de jurisdição que pretende visitar. Tenha presente que os postos consulares estão fortemente condicionados na sua capacidade de atendimento e de providenciar assistência.

Paris

No que concerne especificamente a cidade e região de Paris, não há registo de atrações turísticas fechadas, mas a situação poderá mudar. Recomenda-se que sejam consultados os sites oficiais das atrações bem como do Turismo de Paris para obter mais informações. Recomenda-se ainda a consulta do site da RATP para obter informações quanto a eventuais perturbações nos transportes na cidade e periferia de Paris.

O aeroporto de Beauvais-Tillé situa-se no departamento do Oise, mas continua a funcionar normalmente. Em caso de dúvidas consulte o site do aeroporto.

 

 

 

  • Partilhe