Última atualização: 14/09/2020

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

Covid 19 (atualização 14-09-2020)

NOTA:  AS REGRAS ATUALMENTE EM VIGOR PODEM SER ALTERADAS COM O EVOLUIR DA SITUAÇÃO SANITÁRIA EM FRANÇA

ENTRADA EM FRANÇA

As autoridades francesas são responsáveis por definir e aplicar as regras de entrada. Em caso de dúvida deve entrar em contacto com a Embaixada ou os Postos Consulares de Portugal em França.

Atualmente não existem restrições à entrada em França de viajantes provenientes da União Europeia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, São Marino, Suíça e Vaticano. Para mais informação relativa ao acesso a França consulte o site www.diplomatie.gouv.fr/.

Relativamente à passagem por via terrestre por Espanha, os controles de fronteira foram eliminados no dia 1 de julho 2020, não havendo de momento restrições relevantes a assinalar. Para mais informação relativa a viagens por via terrestre que impliquem a passagem por Espanha, consulte a página dos Conselhos aos Viajantes da Embaixada de Portugal em Madrid.

Não se esqueça de confirmar que tem os documentos válidos para viajar.

Posso entrar em França sem necessidade de outros documentos que não Cartão de Cidadão ou Passaporte?

Sim, desde 15 de junho, incluindo para os territórios ultramarinos (Guiana e Mayotte estão atualmente classificados como territórios em estado de emergência sanitária, pelo que deve evitar deslocações não essenciais. Para saber mais consulte esta página.)

É possível atravessar França para ir trabalhar para outro país?

Em princípio sim, uma vez que a entrada em França passou a ser autorizada a qualquer cidadão dos países do Espaço Europeu. No entanto recomendamos que solicite informações adicionais quer à Embaixada de França em Lisboa quer à Embaixada do país de destino em Lisboa.

Em que casos se está sujeito a quarentena?

A quarentena não é obrigatória para os viajantes provenientes da União Europeia, Andorra, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Geórgia, Islândia, Japão, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, Nova Zelândia, Ruanda, São Marino, Suíça, Tailândia, Tunísia, Uruguai e Vaticano. Para os restantes países as autoridades francesas alternam medidas de quarentena e obrigação de realização de testes, podendo nalguns casos ser exigida documentação adicional. Para mais informação, consulte o portal www.diplomatie.gouv.fr

ESTADIA EM FRANÇA

Conselhos gerais

Com o plano de desconfinamento, retoma a normalidade na vida quotidiana com a progressiva reabertura de hotéis, atrações turísticas, parques, jardins, cafés, bares e restaurantes. No entanto mantêm-se em vigor as regras de distanciamento social e em muitos sítios fechados, bem como nos transportes públicos, a utilização de máscara é obrigatória. Nalgumas cidades é igualmente obrigatória a utilização da máscara na rua. É o caso de Paris.

Planeie bem a sua viagem nomeadamente consultando os sites das atrações turísticas que pretende visitar, bem como os sites de turismo das cidades/regiões. No caso específico de Paris, visite o site da RATP que contém todas as informações sobre os transportes públicos.

Caso se depare com manifestações, evite-as e siga sempre os conselhos das autoridades. Por norma não se verificam quaisquer incidentes com turistas. Tenha atenção a zonas turísticas e aos carteiristas. Mantenha sempre os seus documentos de identificação o mais seguros possível.

Em caso de problemas contacte o Consulado Geral na área de jurisdição que irá visitar ou o Gabinete de Emergência Consular (GEC - atendimento 24 horas), através dos contactos 351 217 929 714, + 351 961 706 472 ou gec@mne.pt

Onde posso encontrar mais informações sobre as medidas no âmbito do desconfinamento e as restrições de entrada em França? Neste portal (apenas em francês).

 

 

 

  • Partilhe