Última atualização: 18/02/2020

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Avisos

Coronavírus COVID-19 (Atualizado a 18/02/2020)

Na sequência do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (COVID-19), recomenda-se prudência nas deslocações aos países que se encontram geograficamente próximos da China. Os viajantes devem seguir as recomendações das Direção-Geral da Saúde (DGS), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades de saúde locais. Recomenda-se ainda a leitura atenta do aviso dedicado a este tema.

 

3 de fevereiro de 2020 

Autoridades filipinas decidiram impor a interdição temporária a todos os voos provenientes da China, de Hong-Kong e Macau.
Interdição de entrada em território filipino exceciona os cidadãos filipinos e os portadores de visto permanente de residência nas Filipinas, aplicando-se a todos os cidadãos estrangeiros que tenham estado na China e nas Regiões Administrativas, nos 14 dias anteriores à chegada a território filipino.
Cidadãos filipinos e os portadores de visto permanente de residência nas Filipinas regressados da China serão submetidos, à chegada, a um período obrigatório de quarentena de 14 dias.

  

Atividade vulcânica - vulcão Taal (29-01-2020)

Face à diminuição da atividade sísmica  registada nos últimos doze dias, o  Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (PHIVOLCS) decidiu, a 26 de Janeiro corrente, baixar o alerta em torno do vulcão Taal para o nível 3  (cenário em que pode ocorrer a libertação inopinada de gases vulcânicos nocivos; explosões; atividade sísmica de baixa intensidade; e  queda de cinzas).

Aquele Instituto assinala, no entanto, que a diminuição do nível de alerta não deve ser interpretada como um sinal de que o risco de erupção tenha desaparecido, e mantém a proibição de acesso à ilha onde está localizado o vulcão, bem como à zona de exclusão e às áreas envolventes ao lago Taal num raio de 7 (sete) quilómetros a partir da cratera principal. 

Atividade vulcânica - vulcão Taal (13/01/2020)

O vulcão Taal, localizado a cerca de 60 quilómetros a sul da capital das Filipinas, Manila (na ilha de Luzon), entrou em erupção nos últimos dias. O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (PHIVOLCS) fez ascender o alerta para nível 4, que indica a iminência de erupção perigosa nas próximas horas ou dias, tendo ainda sido decretada a evacuação da área envolvente ao vulcão num raio de 14 Km.

Devido à expelição de cinzas, os voos de e para o Aeroporto Internacional de Manila foram suspensos por várias horas e, embora a actividade vá sendo retomada progressivamente, alguns voos permanecem cancelados. Consulte a sua companhia aérea para obter informação sobre o estado do seu voo e tome as devidas precauções em zonas onde se verifique queda de cinzas e detritos vulcânicos.



 

  • Partilhe