Última atualização:23/03/2020

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Avisos

COVID 19- Suspensão de voos de passageiros

As autoridades dos Emirados Árabes Unidos anunciaram hoje, dia 23 de março a suspensão de todos os voos de passageiros no país, incluindo transit, com efeitos a partir de 25 de março, e durante 2 semanas: https://wam.ae/en/details/1395302832346

 

COVID 19 – Suspensão entrada turistas portugueses e residentes nos EAU a partir de 19 de março

 

Conforme decisão anunciada pela autoridades locais dos EAU, a partir de 19 de março, os residentes nos EAU, mesmo detentores de visto de residência válido, que se encontrem fora do país, não podem reentrar nos EAU por um período de 2 semanas, renovável por igual período. Caso se encontre nesta situação, ou tenha algum membro da família que seja aqui residente mas que esteja neste momento fora dos EAU, deverá contactar a Embaixada dos EAU no país onde se encontre   - https://wam.ae/en/details/1395302831731

A partir da mesma data - 19 de março - as autoridades dos Emirados Árabes Unidos suspenderam temporariamente a entrada de cidadãos nacionais dos países Schengen, incluindo Portugal, pelo que não será mais permitida a entrada dos turistas portugueses nos EAU país, independentemente da origem do voo.

Aconselha-se a que se mantenha permanentemente informado acerca das notícias divulgadas pelas autoridades locais relativamente às diversas restrições à entrada e circulação no país, em constante atualização, e que verifique com a sua companhia aérea a manutenção ou cancelamento do seu voo, tendo presente que, em função do comunicado do Governo português referente ao cancelamento dos voos internacionais, a partir do dia 19 de março – https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=voos-para-fora-e-de-fora-da-uniao-europeia-suspensos-a-partir-do-dia-19, os voos da Emirates Airlines para Lisboa foram cancelados, por ora até dia 15 de Abril.

 

COVID 19  (10/03/2020)

Com o registo oficial de 74 casos confirmados (data 10/03/20), as autoridades locais dos Emirados Árabes Unidos implementaram diversas medidas tendo em vista a contenção do vírus, estando presentemente encerradas todas as escolas e universidades (antecipação das férias escolares) e suspensos vários eventos que envolvam conglomeração de pessoas, tais como concertos, conferências, eventos desportivos, etc. Os voos com o Bahrein e o Irão foram suspensos, bem como com a China (mantendo-se apenas a ligação a Pequim). Em todos os aeroportos do país estão a ser feitos testes de controle de temperatura e outros (conforme a origem do voo, o Health Screening no aeroporto internacional do Dubai pode demorar até cerca de 3 horas), podendo qualquer passageiro ser sujeito a quarentena, conforme a situação clínica e o histórico de viagem.

Recomenda-se assim prudência nas deslocações ao país, e que tenha sempre em atenção as indicações das autoridades locais de saúde dos Emirados Árabes Unidos, em constante atualização, e divulgadas no portal do Department of Healthhttps://www.doh.gov.ae/en/health-information/Coronavirus---COVID--19. , podendo igualmente contactar os números de atendimento criados especificamente para questões ligadas ao Coronavírus: 800 11111 / 8001717 / 800342

Os cidadãos nacionais devem também seguir as recomendações e orientações publicadas no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), bem como, caso decidam viajar, efetuar o registo das suas viagens na aplicação Registo Viajante. 

Quanto aos cidadãos nacionais residentes nos EAU, recomenda-se que se mantenham igualmente informados quanto ao evoluir da situação e que estejam atentos às informações divulgadas pelas autoridades de saúde emiratis através dos canais acima referidos, bem como nos meios de comunicação social locais, sendo presentemente desaconselhadas as deslocações ao estrangeiro.

Para casos de emergência, poderá contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos contactos telefónicos + 351 217 929 714, + 351 961 706 472 e do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt.

 

 

Nos EAU, o não pagamento de dividas ou a emissão de cheques sem cobertura são considerados crime e poderão implicar a detenção em estabelecimento prisional, associada ao pagamento de multas e a apreensão do passaporte pelas autoridades e subsequente deportação, pelo que se aconselha o maior cuidado com este tipo de situação, que pode ocorrer até de forma involuntária. Alerta-se que, nestes casos, a Embaixada pode acompanhar o assunto e prestar apoio consular, não podendo contudo intervir nos processos judiciais nem interferir nas decisões decorrentes da aplicação do direito local dos EAU.
 

 

 

 

 

  • Partilhe