Última atualização: 2018-09-12

 

Aviso

Por força da aproximação do furacão de categoria 4 “Florence”, desaconselham-se vivamente viagens para os Estados da Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.
Os Governos dos primeiros três Estados anunciaram já a evacuação obrigatória das populações das suas zonas costeiras e o Presidente dos Estados Unidos da América decretou o Estado de Emergência para os mesmos territórios. Foram também já emitidos avisos de que não será possível fornecer socorro durante a passagem da tempestade a quem não obedeça às ordens de evacuação.
Está previsto que o furacão atinja a costa amanhã, dia 13, permanecendo dois dias estacionário nessa zona, até se deslocar para o interior. Esta longa paragem da tempestade em frente às praias aumenta a sua capacidade de devastação, tendo em conta os ventos de 215 kilómetros/hora que está a atingir. Antecipa-se que a maré suba até 2,75 metros e que a precipitação possa alcançar cerca de 1,2 metros.
Apesar de o furacão diminuir de intensidade à medida que penetra no continente, as zonas do interior também não serão poupadas, nomeadamente por força da combinação da precipitação com ventos que se manterão fortes, que poderá provocar derrocadas e queda de árvores.
Há também riscos ambientais a considerar, tendo em conta que na região se encontram várias centrais nucleares, e depósitos de cinzas de carvão e de outros resíduos industriais, bem como numerosas explorações de suinicultura.
Tendo em conta a forte probabilidade de que se venha a verificar a destruição ou danos significativos nas infraestruturas, desaconselha-se a visita a esta zona durante pelo menos mais quinze dias, o tempo mínimo necessário para a sua reabilitação.

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Lista de Países