Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Estónia

 

Última actualização: 2013-07-15

 

 
Nota importante
 
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação Geral

A República da Estónia, designação oficial da Estónia, cobre uma área com 42227 km2 e está situada nas margens do Mar Báltico. A capital, Tallinn, está apenas a 85 km a sul de Helsínquia, capital finlandesa. A Estónia é bordejada a oeste e a norte pelo Mar Báltico e faz fronteira a leste com a Rússia e sul com a Letónia.

Tem uma população de cerca de 1,34 milhões de habitantes e uma densidade populacional de 30 habitantes por km2. As cidades mais importantes são Tallinn, com 400 mil habitantes, Tartu com 101 mil, Narva com 69 mil, Kohtla-Järve com 48 mil e Pärnu com 46 mil habitantes.

A Estónia é uma democracia parlamentar com uma constituição republicana. Nos princípios do século XIII a Estónia foi subjugada ao domínio da Ordem dos Cavaleiros Teutónicos, tendo sido sucessivamente ocupada por dinamarqueses, suecos, polacos e russos. Declarou a sua independência em Fevereiro de 1918 mas foi anexada em 1940 pela União Soviética. A independência só foi recuperada em 1991. A constituição republicana foi aprovada em Junho de 1992.

O Presidente é eleito por um colégio eleitoral por um período de 5 anos. O actual Presidente, eleito em 9 de Outubro de 2006, é o Sr. Toomas Hendrik Ilves.

O Parlamento é composto por 101 membros e é eleito por sufrágio universal, por um período de 4 anos. As últimas eleições foram realizadas em 04 de Março de 2007. O actual Primeiro-ministro é o Sr. Andrus Ansip (Partido da Reforma).

O país está dividido em 15 concelhos, 205 municipalidades rurais e 42 cidades. Os membros dos conselhos municipais são eleitos por um período de três anos.

Clima

O clima da Estónia é temperado, caracterizado por verões quentes e Invernos não excessivamente frios. A temperatura média máxima no verão é de cerca de 21°C (Julho) e de –14°C (Janeiro) no Inverno. Ocasionalmente as temperaturas podem subir no verão aos 30°C e no Inverno o termómetro descer aos 23°C negativos.

Língua

A língua oficial é o estónio falado por 68% da população. Outras línguas: russo (25,6%), ucraniano (2,1%) e finlandês (0,9%). O turista fluente em inglês não encontrará grandes dificuldades em se fazer compreender nas grandes cidades Tallinn, Tartu e Pärnu, nas cidades junto à fronteira leste como Narva ou Kohtla-Järve não serão de menosprezar bons conhecimentos de língua russa.

Moeda local / sistema bancário

A unidade monetária é a coroa (kroon).
Os Bancos estão abertos de 2.ª a 6.ª feira das 9.00h às 16.00h.
Caixas automáticas: aceitam, pelo menos, os seguintes cartões: Visa, Visa Electron e Maestro.

Em caso de necessidade urgente de fazer/receber transferências de dinheiro: escritórios da Western Union, Hansapank e Uhispank.

Regime de entrada e estada

Embora não seja necessário visto, necessita de bilhete de identidade válido. Se pretender permanecer na Estónia por mais de 90 dias necessita de uma visto de negócios ou visto de residência.

Condições de segurança

Boas. Não existem zonas de particular risco no território estónico. Como em qualquer país ou cidade com elevada afluência turística, e em particular no centro histórico de Tallin e áreas circundantes, será aconselhável não deixar sem vigilância bens pessoais, bagagem, computadores pessoais, telemóveis ou outros de valor material significativo.

A documentação e os cartões bancários devem, se possível, ser guardados no cofre do hotel ou em lugar seguro.

Os cuidados com bens pessoais devem ser redobrados nos transportes públicos, portarias de hotéis, restaurantes, estações de comboio, aeroportos ou centros comerciais, tudo zonas com afluxo considerável de pessoas.

A circulação automóvel deve ser feita, de preferência, de dia (à noite as estradas são amiúde atravessadas por animais de grande porte que vivem em bosques estónios) e o estacionamento em parques privativos, em especial no centro de Tallin onde escasseiam lugares de rua.

Outras informações importantes

Números telefónicos de emergência:
- Polícia – 110
- Emergência Médica – 112 (ambulância, bombeiros).

Transportes

Transportes públicos em autocarros, eléctricos e tróleis sempre cheios podem ser um meio de transporte pouco apetecível, mas funcional (Informações através: www.tallinn.ee).

Transporte aéreo

O aeroporto internacional de Tallinn tem um serviço de informações telefónico (00372 6058888) ou por Internet - www.tallinn-airport.ee. A companhia aérea Estonian Air fornece informações telefónicas pelo 00372 6313302.

Transporte rodoviário

Aluguer de automóveis: Avis, Budget, Europcar, Hertz.

Táxis (em estónio taxi ou takso: verifique se se trata de um táxi oficial com taxímetro visível. Os preços variam entre 4,5 e 7 coroas por quilómetro.

Transporte ferroviário

Caminhos-de-ferro: informações pelo telefone (00372 6156851) ou por Internet (www.evr.ee).

Transporte marítimo

Tráfego marítimo: ligações diárias para Helsínquia (Finlândia):
- ECKERÖ LINE: Tel. 00372 6312412 - info@eckeroline.ee;
- SILJA LINE: Tel. 00372 6116663;
- TALLINK: Tel. 00372 6318320 - booking@hansatee.ee;
- NORDIC JET LINE: Tel. 00372 6137000 - booking@njl.ee;
- LINDA LINE: Tel. 00372 6412412 - linda@lindaline.ee.

Alojamento

Não é fácil encontrar alojamento, e o seu custo é, em geral, elevado, principalmente na capital. Existem em todo o país inúmeros estabelecimentos hoteleiros, de várias categorias, classificados segundo as normas europeias.

Cuidados de saúde

Serviços de boa qualidade, tendo registado avanço significativo nos últimos anos.

É aconselhável fazer-se acompanhar, para além do seguro de viagem, pelo "Cartão Europeu de Seguro de Doença", que dá acesso aos serviços públicos de saúde.

Em caso de emergência a empresa finlandesa de transportes médicos aéreos pode providenciar transporte para Finlândia e vice-versa: Keskiuudenmaan Sairankuljetus.

Não são exigidos certificados internacionais de vacinas aos viajantes, mas é aconselhável que o seguro de viagem cubra a maior parte dos riscos possíveis. Se planeia visitar zonas de bosque no interior do país, em especial no verão, é recomendável que se vacine contra a encefalite, a difteria e a hepatite A.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

Tallinn:
- Primeiros Socorros: 00372 6971145 (serviço disponível em inglês);
- Hospital Central: 00372 602 7025 - www.keskhaigla.ee;

Farmácias: procure letreiro em estónio Apteek. Na Rua Tõnismägi 5, Tel. (00372) 6442282, existe uma farmácia aberta 24 horas.

Dentistas: p.ex. Eurodent (00372) 6115551.

Telecomunicações

Os telefones públicos operam com moedas ou cartões (vendem-se p.ex. nos quiosques ou nos postos de correio). A rede de telemóvel cobre praticamente todo o país. Antes de viajar consulte a sua companhia em Portugal para efeitos de compatibilidades do seu telemóvel.

Informações úteis

Não existe representação diplomática e consular portuguesa na Estónia, recaindo os assuntos relativos a este país no âmbito da competência da Embaixada e da Secção Consular de Portugal em Helsínquia, Finlândia:
- Endereço: Unioninkatu 22, FI-00130 Helsinki, Finland
- Horário de abertura ao público: 09:00-12:00 e das 14:00-16:30 de qualquer dia útil;
- Telefone: 00358 968243718;
- Fax: 00358 9663550;
- Correio electrónico: seccao.consular@helsinquia.dgaccp.pt;
- Sítio Internet: http://www.consuladovirtual.pt/web/helsinquia

Endereços úteis:
- http://visitestonia.com/new/?lang=eng (turismo);
- www.ee/epbe/ (Bank of Estonia: indicadores económicos, estudos e projecções económicas);
- www.estnet.ee/tallinn-airport (Aeroporto de Talinn: horários de voos, informação para as chegadas e partidas e sobre outros serviços oferecidos pelo aeroporto);
- www.tourism.ee/ (Direcção de Turismo: indicações turísticas sobre todas as regiões da Estónia e suas ilhas);
- www.estonian-air.ee (Companhia de Aviação da Estónia);
- www.btg.ee (Guia Turístico da Estónia: ajuda para planear viagens, informação sobre hotéis, residenciais, restauração, monumentos, lojas e rent-car);
- www.inyourpocket.com/tahome.htm (hotéis e restauração, lista exaustiva);
- www.timeout.com/travelmag/Europe/estonia.html (travel magazine);
- www.ciesin.ee/ESTONIA/ (Estonia on line, network Resources);
- www.ciesin.ee/ESTCG (Estonia Country Guide);
- www.hotline.ee/eng/ (Express Hot line);
- www/welcome.htm (Estonia Wide Web);
- www.atlas.ibs.ee/index.cgl.en (Estonian Atlas);

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail