Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Eslováquia

Última atualização: 2015-02-23

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

Clima

Clima continental. O Inverno é frio, com bastante neve e temperaturas abaixo de zero. A Primavera e o Outono são amenos, com temperaturas entre 8º e 15º. O Verão é quente e seco, com temperaturas entre 28º e 32º.

Língua

A língua oficial é o eslovaco. Fala-se também o húngaro (principalmente no sul do país) e o checo. Na grande parte dos estabelecimentos (restaurantes, hotéis, agências) falam-se ainda as línguas inglesa e alemã.

Moeda local / sistema bancário

A moeda oficial é o euro. Em estabelecimentos grandes, são aceites os principais cartões de crédito. Muitas lojas e restaurantes aceitam também o pagamento com cartão de crédito. É possível levantar dinheiro com o cartão de crédito nos terminais ATM.

Regime de entrada e estada

Os nacionais da União Europeia não necessitam de visto, sendo suficiente, para entrar na Eslováquia, a apresentação de um bilhete de identidade / cartão do cidadão válido. Porém, a posse e apresentação de um passaporte válido poderá revelar-se útil.

Condições de segurança

As condições de segurança são razoáveis. Nos grandes centros urbanos regista-se pequena delinquência. Têm-se verificado furtos de viaturas com matrícula estrangeira. Em localidades turísticas, grandes cidades e em transportes públicos podem ocorrer pequenos furtos, não sendo aconselhável andar com objetos de grande valor e com muito dinheiro. Se viajar de automóvel, sugere-se deixá-lo nos estacionamentos vigiados.

Esqui e turismo (alpinismo): se quiser esquiar ou passear nas montanhas eslovacas, é preciso estar ciente de que no caso de ter problemas e de chamar o Serviço eslovaco de Montanhas e de Segurança, será necessário cobrir todos os custos. Antes de viajar é aconselhável verificar se tem um seguro que abrange situações semelhantes.

Leis locais e costumes: se viajar para a Eslováquia, estará sujeito a algumas leis e regras. As pessoas que violam as leis eslovacas podem ser detidas ou penalizadas. De referir que na Eslováquia existe uma lei sobre silêncio noturno entre as 10h00 da noite e as 6h00 da manhã.

Durante a estadia, deve andar sempre com o documento de identidade em lugar adequado e protegido. Se viajar com dois documentos (por exemplo, cartão do cidadão e passaporte), é aconselhável guardá-los separadamente para o caso de perda de algum deles.

É proibido tirar fotografias de objetivos militares ou de estabelecimentos que tenham restrições de segurança.

Outras informações importantes

Números telefónicos de emergência:
- Número de Emergência: 112;
- Polícia: 158;
- Bombeiros: 150;
- Primeiros Socorros: 155;
- Serviço de Estradas: 18123;
- Polícia para Estrangeiros: 0961;
- Números de telefone na República Eslovaca: 1181;
- Números de telefone internacionais: 12149;
- Informações turísticas: 16186.

Transportes

Transporte aéreo

Aeroportos Internacionais – Bratislava (capital) e Kosice.

Transporte rodoviário

A Eslováquia tem uma boa rede de transportes rodoviários.

Transporte ferroviário

A Eslováquia tem uma boa rede de transportes ferroviários.

Cuidados de saúde

A rede sanitária é razoável. Em todas as maiores cidades há hospitais com médicos que falam inglês. Em cidades menores, aldeias e localidades turísticas há também consultórios e farmácias. É aconselhável fazer um seguro de saúde antes de viajar.

Telecomunicações

Boa rede telefónica fixa e móvel (existem três companhias da rede móvel - Orange, T-mobil e O2). É possível utilizar telefones portáteis portugueses em serviço de roaming. O uso da internet está generalizado.

Informações úteis

Para mais informações:
Links úteis:
- www.slovakia.travel,sk
- www.slovensko.com.

A secção consular da Embaixada de Portugal em Bratislava encerrou. Assim, os assuntos consulares devem ser tratados junto da Embaixada de Portugal em Viena:
- Endereço: Opernring 1/R/1, A-1010 Viena;
- Telefone: (0043) 15853720;
- Fax: (0043) 1586753633 / 99;
- Correio eletrónico: mail@viena.dgaccp.pt;
- Horário de atendimento: 2ª a 5ª feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30; 6ª feira, das 10h00 às 13h00.

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/.

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail