Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Eritreia

Última actualização: 2015-06-19

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

AVISO

Regista-se um quadro de volatilidade e imprevisibilidade da situação de segurança no país.

Informação Geral

Língua

Árabe e inglês. Existe ainda uma pequena comunidade na Eritreia que fala italiano e a influência de palavras italianas nos idiomas indígenas é grande.

Moeda local / sistema bancário

Moeda local: Nakfa.

A utilização de cartões de crédito e de multibancos é extremamente limitada. A maior parte das transacções terão de ser pagas em espécie. As divisas só podem ser trocadas por moeda local no agente autorizado pelo Governo ("Himbol").

Regime de entrada e estada

O visto é obrigatório. Poder-lhe-á ser solicitado um certificado de vacinação contra a febre-amarela, em particular se estiver a viajar desde outro país africano.

Poderá ter de obter uma autorização de viagem junto do Ministério do Turismo local para deslocações fora da capital Asmara.

Poderão ser solicitadas taxas à saída do país, pelo que é aconselhável ter sempre dólares americanos em espécie. Ainda no regresso, poderá ter de mostrar os recibos da troca de divisas no agente autorizado pelo Governo ("Himbol") para justificar a diferença entre as divisas declaradas à entrada e à saída do país.

As deslocações não autorizadas, o desrespeito do período de estadia que consta do visto e a troca de divisas em locais não autorizados são fortemente sancionados.

Condições de segurança

Deficientes. São desaconselhadas quaisquer viagens às áreas de fronteira com a Etiópia (área de segurança com uma largura de 25 km), com o Sudão e o Djibouti. Poderá ser necessário solicitar autorizações de viagem junto do Ministério do Turismo local para deslocações fora da capital Asmara. As áreas turísticas do litoral são relativamente seguras.

Deve utilizar apenas as estradas principais, devido a riscos de assalto em estradas menos frequentadas. Existe também o risco de zonas por desminar perto da fronteira.

A criminalidade em Asmara é relativamente reduzida. Ainda assim, é aconselhável ter cautelas como evitar passear à noite, visitar zonas isoladas ou ostentar jóias ou equipamento electrónico de valor.

Outras informações importantes

Antes de viajar, solicitamos que informe a Embaixada de Portugal no Cairo (mail@cairo.dgaccp.pt), indicando as datas de chegada e partida e os locais de alojamento. No caso de ser vítima de qualquer incidente de segurança, contacte a Embaixada: telefones de emergência: (00) 201 01 133 03 00 / (00) 201 007 33 63 15.

Cuidados de saúde

A Rede Sanitária é deficiente.

É aconselhável fazer uma consulta ao viajante no Centro de Saúde da área de residência antes de viajar e garantir que tem todas as vacinas recomendadas. A profilaxia de prevenção contra a malária é aconselhável. O mosquito responsável pela malária é mais activo a partir do entardecer, sendo importante a utilização de repelente e de rede mosquiteira.

O viajante deve evitar a ingestão de saladas e de água não fervida ou não engarrafada. Deve também evitar tomar banho em rios ou lagos de água doce, devido a doenças, parasitas e animais selvagens.

É recomendável, antes da partida, contratar um seguro que cubra qualquer eventualidade (doença, acidente, roubo, evacuação aérea e repatriamento, despesas hospitalares).

Informações úteis

Procure respeitar os costumes e cultura locais, incluindo na forma de vestir, e evite fotografar edifícios públicos e pessoas sem autorização prévia. A posse e consumo de drogas proibidas são sancionados com forte pena de prisão. A homossexualidade é ilegal.

Não existe representação diplomática portuguesa na Eritreia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal no Cairo.
- Endereço: 12A Hassan Sabry, 9ª andar, Zamalek, Cairo
- Telefone: (00202) 27350779 / 81
- Fax: (00202) 27350799
- Correio electrónico: embassy@cairo.dgaccp.pt ou mail@cairo.dgaccp.pt

- página: www.portugal-embassy-cairo.org
- Encarregado da Secção Consular: Dr. Salvador Pinto da França - (002) 0106851 16 11 / Dra. Lília Ramos - (002) 010658 71 75.
- Horário de Atendimento: de Domingo a quinta-feira, das 8h00 às 15h00 (encerra para almoço das 12h30 às 13h30)

Para efeitos de protecção consular local poderá contactar qualquer Embaixada de países da União Europeia, que por sua vez entrará em contacto com a Embaixada de Portugal no Cairo. Portugal é representado, para efeitos Schengen, pela Embaixada da Alemanha (Saba Development Building, Warsay Street, Asmara; telefone: + 291 1 18 66 70). A prestação de protecção consular poderá ser afectada por restrições do Governo Eritreu relativamente à deslocação de funcionários diplomáticos estrangeiros fora de Asmara.

Representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal - http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail