Última atualização: 2020-07-23

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso

COVID 19
(06-07-2020) Ainda que a situação epidemiológica de infeção por COVID-19 se mantenha controlada (registam-se em Cuba 2369 casos totais, dos quais 2227 recuperados), a Embaixada desaconselha quaisquer viagens não essenciais a Cuba.
No dia 18 de junho começou a aplicar-se, de forma gradual, com exceção de Havana e Matanzas (que iniciaram a primeira fase apenas no dia 3 de julho), o Plano para a etapa de recuperação pós-COVID em Cuba, com medidas a implementar em três fases.
O espaço aéreo de Cuba continua encerrado, com exceção de alguns Cayos, para turismo internacional, com voos diretos apenas para aquele destino e a obrigatoriedade de os turistas permanecerem nos hotéis disponíveis.

Os duplos nacionais portugueses-cubanos não podem sair de Cuba sem solicitar e obter uma autorização prévia das autoridades competentes cubanas (Ministério do Interior/Migrações).

Aos cidadãos portugueses (que não possuam nacionalidade cubana) residentes em Cuba (de forma temporária ou permanente) que desejem sair de território cubano, recomenda-se que se informem com uma antecedência de uma semana/10 dias junto das Autoridades de Migração de Cuba sobre as condições da sua saída do país. Para o efeito podem contactar os seguintes números: 78589459 / 78589455 / 72030213 / 18808.

Quanto à entrada em território cubano dos portugueses residentes (de forma temporária ou permanente), recomenda-se contacto e esclarecimento antecipado desta questão junto das Autoridades referidas no ponto anterior. Na entrada em Cuba, cidadãos portugueses residentes poderão ter de cumprir período de quarentena de 14 dias em centro de isolamento.

Para os cidadãos portugueses que tenham necessariamente de viajar a Cuba nas próximas semanas, recomendamos que, antes da sua partida:

 

Outros

Para quem pretenda viajar a Cuba durante a temporada ciclónica, que decorre entre 1 de junho e 30 novembro, sugere-se a consulta do folheto preparado pela Embaixada de Portugal em Cuba com vista a informar os cidadãos portugueses, que se encontrem naquele país durante a referida época, sobre os cuidados a ter em caso de ocorrência de um furacão. O folheto está disponível no sítio web da Embaixada de Portugal em Havana: https://www.havana.embaixadaportugal.mne.pt/pt/seccao-consular/an%C3%BAncios-consulares/aviso-sobre-a-temporada-cicl%C3%B3nica-em-cuba

 


 

  • Partilhe