Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Hong Kong

 

 

Última actualização: 2015-02-15 
 
 
 
Nota importante
 
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
 
 
 

Informação Geral

 
População: A população de Hong Kong é de cerca de 7.2 milhões de pessoas, mais de 95% das quais de etnia chinesa (oriundos principalmente de Hong Kong, mas também de diversas Províncias chinesas, sobretudo de Guangdong). Existe uma grande população de expatriados residentes de longa duração, sobretudo de origem europeia, australiana ou americana.
 
Comunicação social: Existe imprensa de qualidade internacional em língua inglesa produzida em Hong Kong, seja escrita, seja por via audiovisual. A imprensa internacional é facilmente adquirível.
 
Clima
 
Hong Kong tem um clima bastante quente, com a maior parte das características dos climas tropicais. A temperatura média anual é de cerca de 22ºC, variando entre 15ºC no Inverno e 30ºC no Verão. Os níveis de humidade são elevados e os valores médios variam entre 73% e 90%. Os valores de pluviosidade atingem 1.778mm, sobretudo durante os meses de Verão. A época dos tufões pode correr de Junho a Outubro.
 
O Outono (Outubro-Dezembro) é a estação mais agradável. Os dias são soalheiros e mornos e os níveis de humidade são baixos. O Inverno (Janeiro-Março) é frio, mas soalheiro. A temperatura pode cair ocasionalmente abaixo dos 10ªC. Em Abril os níveis de humidade aumentam e de Maio a Setembro o clima torna-se quente, húmido e chuvoso, por vezes com tempestades tropicais.
 
Língua
 
O chinês e o inglês são as línguas oficiais. O dialecto chinês Cantonense é o mais falado. A sinalização é geralmente bilingue. 
 
Moeda local / sistema bancário
 
A moeda local é o Dólar de Hong Kong (HK$), que é uma moeda reconhecida internacionalmente. Está indexado ao USD, ao câmbio de USD 1,00 = HK$ 7,80. O câmbio flutua marginalmente e o câmbio de consumo varia. Os principais cartões de crédito são aceites na maioria dos hotéis, lojas e restaurantes. A rede ATM é extensível a todo o Território e é compatível com a maior parte dos cartões de débito ou crédito.
 
Não há qualquer restrição ao montante de dinheiro que entra ou sai da RAEHK.

Regime de entrada e estada

 
Os cidadãos portugueses devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de pelo menos 6 meses.
 
Os portadores de passaporte dos Estados-membros da UE (incluindo Portugal) podem permanecer em Hong Kong sem visto por um período máximo de 90 dias.
 
Os viajantes que necessitem de apoio dos Serviços Consulares portugueses poderão dirigir-se ao Consulado Geral de Macau e Hong Kong ou, em alternativa, contactar o Consulado Honorário de Portugal em Hong Kong (posto dependente do Consulado Geral). Ver contactos no final.

 Condições de segurança

 
Propícias. Hong Kong é uma cidade geralmente segura de dia ou de noite. a polícia patrulha frequentemente as ruas e é prestável.

Transportes

 
Transporte aéreo
 
O Hong Kong International Airport (Chek Lap Kok, na ilha de Lantau) é o principal ponto de entrada para Hong Kong, bem como uma porta de entrada para a China e o resto da Ásia. Não há voos directos de e para Portugal. A conexão mais fácil com a Europa é através de algum dos principais aeroportos europeus, com voo para Hong Kong.
 
De / Para o Aeroporto Internacional de Hong Kong:
- o Aeroporto de Chek Lap Kok (Hong Kong International Airport) está situado na ilha de Lantau, a cerca de 45 minutos do centro da cidade por via rápida ou comboio;
- a maioria dos hotéis oferece serviço de transporte de autocarro de/para o aeroporto;
- os comboios do "Airport Express" circulam com grande frequência, diariamente das 6.00-01.00. É possível apanhar o "Airport Express" nos terminais de check-in do Aeroporto em "Hong Kong Central" (IFC - International Financial Centre) ou em Kowloon. O check-in pode ser feito no Terminal da cidade e a bagagem pode ser despachada a partir daí;
- de táxi: os táxis estão disponíveis numa área reservada em frente do Hall das Chegadas.
 
Ligação do Aeroporto Internacional de Hong Kong a Macau: se quiser viajar do Aeroporto Internacional de Hong Kong até Macau tem transporte marítimo directo. Os passageiros em trânsito são dispensados das formalidades de Alfândega e de Imigração de Hong Kong, e podem despachar directamente as suas bagagens para o terminal marítimo de Macau. As viagens de e para Macau levam cerca de 50 minutos. Há ligações frequentes durante o dia, mas não de noite.
 
Helicópteros: o serviço de helicópteros oferece as ligações mais rápidas para chegar a Macau, de Hong Kong ou de Shenzhen. Para mais informações, deve ligar para: Hong Kong (852) 2108 9898 e Shenzhen (86) 755-2777 8333, ou ver o website: http://www.skyshuttlehk.com
 
Transporte rodoviário
 
O sistema transporte públicos em Hong Kong é eficiente, relativamente barato e frequente. O sistema cobre extensas áreas de Hong Kong com sinalização em inglês e chinês.
 
O uso de cartões electrónico "Octopus" carregados é aceite na maioria dos transportes públicos.
 
Há três zonas de táxis com diferentes cores, em Hong Kong: Ilha de Hong Kong e Kowloon (táxis vermelhos), Novos Territórios (verde) e na ilha de Lantau (azul). Apesar de alguns motoristas entenderem Inglês, é aconselhável pedir para escrever o seu destino em chinês.
 
Transporte ferroviário 
 
O MTR (Mass Transit Railway) é a forma mais rápida de viajar através da cidade e cobre praticamente todo o território de Hong kong. O sistema conta actualmente com seis linhas.
 
Transporte marítimo
 
- Turbo.Jet / Informações: telefone (852) 2859 3333 - Hong Kong, ou (853) 8790 7039 - Macau. Correio electrónico:reservation@turbojet.com.uk; sítio Internet: http://turbojet.com.uk;
 
- Cotai Strip-CotaiJet / Informações e marcações: telefones (852) 2359 9990 - Hong Kong, ou (853) 2885 0595 - Macau. Website:http://cotaijet.com.mo.

Cuidados de saúde

 
Rede Sanitária: Boa. Não é recomendável o consumo de água não engarrafada e a ingestão de refeições de rua.
 
Não é necessário nenhum certificado de vacina para visitantes a Hong Kong. Todavia, como os regulamentos de saúde são susceptíveis de mudanças num curto espaço de tempo, é aconselhável verificar os regulamentos vigentes na hora das reservas.
 
Vide o website do Department of Health (Ministério da Saúde): www.dh.gov.hk.

Telecomunicações

 
Hong Kong tem boas infra-estruturas de telecomunicações de todos os tipos.

Informações úteis

 
A hora registra um avanço de oito horas em relação ao meridiano de Greenwich no Verão e sete horas no Inverno.
 
Os viajantes que necessitem de apoio dos Serviços Consulares portugueses poderão dirigir-se ao Consulado Geral de Portugal em Macau:
- Endereço: Rua Pedro Nolasco da Silva, nº 5;
- Tel. +853 2835 6660/1/2;
- Fax +853 2835 6658;
- Correio electrónico: macau@mne.pt
 
Podem, em alternativa, contactar o Consulado Honorário de Portugal em Hong Kong (posto com competências limitadas e dependente do Consulado Geral em Macau):
 
Consulado honorário de Portugal em Hong Kong:
- Endereço: Room B, 25/F YARDLEY COMMERCIAL BUILDING, 3 Connaught Road West, Sheung Wan,Hong Kong;
- Tel. + 852 2587 7182
- Fax + 852 2587 7331
- E-mail: info@hkportugalcon.org  
- Horário: 2ª, 4ª e 6ªs feiras, das 14h30 às 17h15 (excepto feriados de Hong Kong e Portugal).
 
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.pt
 
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail