Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Costa Rica

Última actualização: 2015-02-19

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

A Costa Rica limita ao Norte com Nicarágua, ao Sul com Panamá, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com o Oceano Pacifico. Esta constituída por sete províncias: San Jose, Cartago, Heredia, Alajuela, Guanacaste, Puntarenas e Limon.
A capital é San José situada na província com o mesmo nome. A província de Limon tem o porto situado sobre o Atlântico. A província de Puntarenas tem o porto situado sobre o Pacífico.
Superfície da Costa Rica – 51.060 Kms2
População – 4.200.000 habitantes.

Clima
Predomina o clima quente. Há duas estações: Verão e Inverno. O Verão compreende os meses de Novembro a Abril, o Inverno de Maio a Outubro.
Línguas
A língua oficial é o espanhol. Também se utiliza o inglês.
Moeda local e Sistema Bancário
A moeda local é o colon.
Também se utiliza o dólar americano no âmbito do turismo.
Modalidades de pagamento: todas. Há caixas automáticas em todo o país.
Para mais informações: www.bportugal.pt

Regime de entrada e estada

Não é necessário visto para estadia em turismo até 90 dias. O passaporte deverá ter a validade de seis meses.



Condições de segurança

Os assaltos a turistas, e muito especialmente o roubo de passaportes, têm aumentado de modo significativo nos últimos anos. Assim, recomenda-se guardar a sua documentação e bilhetes de viagem (bem como travellers cheques) em local seguro, de preferência no cofre do hotel ou do quarto. Sempre que possível, apenas leve consigo fotocópias do seu passaporte, já que a sua apresentação para fins de identificação é aceite na Costa Rica.
De resto, as precauções a tomar devem ser iguais àquelas aconselhadas pelo bom senso quando se viaja por países em desenvolvimento, se bem que a Costa Rica não é dos mais inseguros entre eles.
Números de telefone de Emergência
- Guarda Civil – 911
- Bombeiros – 118
- Cruz Vermelha – 128
- Emergências: Radio-patrulhas/trânsito – 911


Transportes


O transporte aéreo é considerado bom. Companhia aérea: Grupo Taca. O Aeroporto de San Jose é servido, igualmente, pela American Airlines, Cubana de Aviacion, Copa, United, Iberia, Mexicana, Delta, Continental e Grupo ACES.

Cuidados de saúde


É aconselhável que, antes de viajar, se obtenha um seguro de viagem e de saúde que cubra o maior número possível de riscos.
Nos últimos tempos tem-se verificado um surto de dengue na Costa Rica, afectando inclusive a capital, San José. A malária é endémica em algumas regiões, em especial costeiras. Assim sendo, aconselha-se o uso de replente e que sejam tomadas todas as medidas possíveis para evitar picadas de mosquitos.
Não é legalmente exigida qualquer tipo de vacina para entrar no país, porém as autoridades sanitárias recomendam aos visitantes estrangeiros a vacinação contra a febre amarela. Consulte o seu médico caso vá viajar para este país.
Recomenda-se o consumo de água engarrafada.
Endereços dos principais Hospitais e Clínicas
- Hospital San Juan de Dios – Público
- Hospital Calderon Barca – Público
- Hospital Cima San José – Particular
- Clinica Católica – Particular

Telecomunicações

Rede de Telecomunicações: A rede telefónica é boa. Comunicações com todo o mundo. Telefonia celular com tecnologia moderna. Sistema de cartões. Há telefones públicos instalados nos parques, hospitais, casas comerciais etc.




Informações úteis

Notas:
Não existe representação diplomática portuguesa na Costa Rica, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Bogotá, Colômbia.
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: 
http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Posto honorário de Portugal na Costa Rica:
Consulado Honorário em S. José (Costa Rica)
Cônsul honorário: Omar Acuña Vargas
Chancelaria: Calle 16 Av.15-17 Bairro México San José - Costa Rica
Telefone: + (506) 221 40 92
Fax: + (506) 221 42 02
Email: laboratorio@grupoancla.com

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt/



 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail