Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Costa do Marfim

Última actualização: 2015-02-19

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

AVISO:

As condições de segurança neste país têm melhorado, nomeadamente na capital, Abidjan. Os cidadãos nacionais devem, porém, manter-se prudentes e vigilantes.

São, todavia, desaconselhadas todas as viagens não essenciais às regiões de Dix-Huit Montagnes, Haut-Sassandra, Moyen-Cavally and Bas-Sassandra.

Recomenda-se o contacto prévio com a Embaixada de Portugal em Dakar, ou com o Gabinete de Emergência Consular, que conviria ser informado das deslocações a este país:

Tel: 707 202 000 ou 96 170 64 72

Email: gec@mne.pt

Informação geral

Clima
A Costa do Marfim situa-se em plena região tropical com o clima habitual destas zonas; temperatura média que se situa nos 30 graus (descendo ligeiramente à noite) durante todo o ano, com excepção da estação das chuvas onde a temperatura baixa para os 25 graus. Há duas estações de chuvas (de Maio a Agosto e, com menos intensidade, em Novembro).
Há duas grandes zonas climatéricas; no Norte a paisagem é árida sendo o clima quente e seco; o Sul é bastante húmido com vegetação muito rica.
Língua
A língua oficial é o francês.
Moeda local / Sistema Bancário
A moeda local é o franco CFA que é convertível em euros.
Os cartões de crédito têm muito pouca utilização por apenas serem aceites em alguns hotéis.

Regime de entrada e estada

Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrarem no país. Em Portugal, poderão ser obtidos junto da Embaixada de França em Lisboa.

Condições de segurança

A Costa do Marfim sofreu nos últimos anos diversas tentativas e/ou golpes de Estado que agravaram o clima de insegurança que já se vinha a sentir. Aumentaram os assaltos às residências particulares, mesmo nos bairros considerados mais seguros. Os roubos à mão armada de automóveis (especialmente de modelos de alta cilindrada e viaturas de tracção a 4 rodas), sobretudo à noite, são frequentes.
Caso tenha de se deslocar à Costa do Marfim use prudência e vigilância constante. Convém não resistir aos assaltantes e dispor de algum dinheiro para acalmar os delinquentes, quase sempre armados.
Com o agravamento da situação político-social no país, têm-se vindo a registar ataques a cidadãos estrangeiros, especialmente na cidade de Abidjan. Deverá manter todas as cautelas em lugares públicos, especialmente à noite e evitar sempre as multidões e demonstrações.
Recomenda-se um especial cuidado com os contactos via e-mail procedentes da Costa do Marfim, propondo a cidadãos nacionais residentes em Portugal a aquisição de casas, terrenos, carros e outros bens que se encontram à venda na Internet. Alegados interessados apresentam-se como decididos a comprar, solicitando o envio prévio de uma " taxa bancária" para poderem transferir o montante global do pagamento acordado.
Números de telefone de Emergência:
- Polícia – 20 21 42 2
- Bombeiros – 07 81 18 18
- Emergência Médica – 05 80 79 79

Transportes


A Costa do Marfim mantém ligações aéreas directas para Europa e outros países em África através aeroporto internacional de Abidjan.
As redes rodoviária e ferroviária são muito precárias e perigosas a partir do cair da noite (cerca das 18 horas).
Dois portos marítimos importantes: Abidjan e S. Pedro.

Cuidados de saúde

Não há acordos com a segurança social portuguesa ou mesmo de qualquer outro país da União Europeia. A cidade de Abidjan dispõe de diversos hospitais razoavelmente bem equipados com urgências abertas 24 horas.
É obrigatória a vacina contra a febre-amarela e altamente recomendável a profilaxia contra a malária, doenças que existem sob forma endémica. Uma percentagem elevada da população está infectada pelo vírus da Sida e epidemias de cólera e febre tifóide surgem geralmente na época das chuvas.



Telecomunicações

A Telecom Côte d' Ivoire funciona razoavelmente bem.
Aconselha-se a utilização de telemóvel. A acessibilidade das 2 principais sociedades de rede móvel, Telecel e Orange, é fácil dispondo sensivelmente da mesma rede e dos mesmos preços. No interior o funcionamento das redes é deficiente. O país dispõe ainda de acesso à rede internet em condições satisfatórias.

Informações Úteis


Notas:
Não existe representação diplomática portuguesa na Costa do Marfim, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Dakar, Senegal.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt/




 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail